CUIABÁ

Prefeito garante folha complementar para repor insalubridade após decisão judicial

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu nesta terça-feira (31), em seu gabinete, com representantes dos sindicatos dos servidores municipais e reforçou o compromisso de acelerar as tratativas do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), com a perspectiva de avanços ainda neste ano para a categoria. Durante o encontro, também foram discutidos os impactos da revisão do adicional de insalubridade, tema que mobilizou os profissionais da saúde nos últimos dias.

Na reunião, o prefeito assegurou que a gestão cumprirá integralmente a decisão judicial que suspende a redução dos percentuais de insalubridade. Ele explicou que, até o momento, a Prefeitura ainda não havia sido oficialmente notificada da liminar, enquanto a folha salarial já estava fechada. Diante disso, garantiu que os valores eventualmente afetados serão restituídos por meio de uma folha complementar, assim que houver a formalização da decisão.

“Assim que formos notificados, vamos cumprir a decisão e garantir que nenhum servidor seja prejudicado”, afirmou o prefeito, ao reforçar o compromisso com a legalidade e a segurança jurídica dos atos administrativos.

O encontro contou também com a participação de representantes do sindicato dos odontólogos, que apresentaram suas considerações sobre os laudos técnicos e os reflexos nas condições de trabalho da categoria, além de servidores da zoonozes. A gestão municipal se comprometeu a manter o canal aberto para análise das demandas específicas.

Leia Também:  Cuiabá entrega playground na Orla do Porto e anuncia expansão do projeto para outras regiões da cidade

O episódio é resultado da revisão dos adicionais de insalubridade, conduzida pela Prefeitura em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2023 com o Ministério Público e acompanhado pelo Judiciário. Os laudos técnicos, elaborados por profissionais especializados em segurança do trabalho, apontaram a necessidade de atualização dos critérios anteriormente adotados.

Desde então, o prefeito tem buscado conduzir o processo com diálogo e transparência, reconhecendo os impactos financeiros para os servidores, mas ressaltando a obrigatoriedade legal das adequações. Como encaminhamento, além do cumprimento da decisão judicial, a gestão segue avaliando medidas para garantir prazo de contestação e maior acesso aos laudos técnicos que embasam as mudanças.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Márcia Pinheiro segue internada na UTI em São Paulo um mês após sofrer AVC

Ex-primeira-dama de Cuiabá passou por cirurgia para retirada de malformação arteriovenosa cerebral; equipe médica iniciou redução da sedação

Publicados

em

Márcia Pinheiro, de 58 anos, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, cerca de um mês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em sua residência, no dia 13 de setembro. Segundo informações divulgadas pelo portal FolhaMax, a equipe médica iniciou o processo de retirada da sedação.

De acordo com uma fonte próxima à família, os médicos estão tentando reduzir a sedação, mas o procedimento ocorre de forma gradual e exige acompanhamento clínico. A evolução do quadro depende das avaliações realizadas pela equipe responsável pelo tratamento.

Após sofrer o AVC, Márcia foi levada inicialmente a um hospital de Cuiabá, onde passou por uma cirurgia de emergência. Posteriormente, no dia 24 de setembro, a família decidiu transferi-la para São Paulo, em busca de continuidade do tratamento especializado.

Seis dias após chegar à nova unidade hospitalar, ela foi submetida a outra cirurgia, desta vez para a retirada de uma malformação arteriovenosa cerebral (MAV), apontada como a causa do acidente vascular cerebral.

Leia Também:  Conselho Municipal de Cultura prorroga inscrição para vagas de titulares e suplentes

O processo de redução da sedação é realizado mediante avaliação médica criteriosa. Durante essa etapa, os profissionais acompanham as respostas neurológicas da paciente e verificam as condições necessárias para eventuais mudanças no suporte respiratório, conforme sua evolução clínica.

Família mantém esperança na recuperação

O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PSD), filho de Márcia, publicou nas redes sociais uma fotografia da infância ao lado da mãe e da tia. Na legenda, demonstrou esperança na recuperação e no reencontro com a família.

“Deus está cuidando e creio que logo logo estaremos juntos novamente ainda nessa Terra”, diz um trecho da mensagem publicada pelo parlamentar.

Márcia Pinheiro é esposa do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD), e teve atuação pública como primeira-dama da capital mato-grossense durante a gestão do marido, entre 2017 e 2024.

Em 2022, ela disputou o Governo de Mato Grosso pelo Partido Verde (PV). Na ocasião, recebeu 267.172 votos, equivalentes a 16,41% do total, e terminou a disputa na segunda colocação.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA