CUIABÁ

Moradoras recebem qualificação com curso de panificação em Cuiabá

Começou na segunda-feira (10) a edição especial do curso de panificação exclusivo para mulheres na Padaria Comunitária, localizada na MT-251, no bairro Jardim Florianópolis. A ação busca capacitar as mulheres para a produção de pães, possibilitando tanto a geração de renda quanto o aprimoramento técnico para aquelas que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

A iniciativa, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher (SMM) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e capacitará 20 mulheres da região até a próxima semana.

Segundo a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, o curso é voltado para as moradoras dos bairros Jardim Florianópolis e Jardim União e integra a programação especial em celebração à Semana da Mulher.

“O curso faz parte dos nossos eventos em comemoração ao Dia da Mulher. Convido todas as mulheres que buscam capacitação a procurarem a Secretaria da Mulher. Esta é a primeira turma, e a segunda turma começa no dia 17, na próxima semana. E, nesta quarta-feira (12), teremos o evento da Semana da Mulher na Praça Alencastro, onde estaremos recepcionando as mulheres que desejam qualificação, não apenas na área de panificação, mas em diversas áreas. Temos cursos durante todo o ano e, além disso, estaremos com o nosso banco de empregos, disponibilizando vagas por região”, destacou a secretária.

Leia Também:  Programa 'Qualifica Juventude' 2023 capacita 146 alunos em diversos cursos profissionalizantes

Entre as participantes do curso de capacitação, Maria Aparecida, moradora do Jardim Vitória, destacou que já produz pães para venda, mas decidiu participar do curso para aprimorar suas técnicas e ampliar seus conhecimentos.

“Esse curso está sendo uma oportunidade muito importante para nós. Eu já faço pães para vender, mas sempre quis aprimorar minhas técnicas e aprender novos processos para melhorar a qualidade dos meus produtos e, quem sabe, aumentar minhas vendas”, afirmou Maria Aparecida.

Já Narcinda Rodrigues de Arruda, moradora do bairro Novo Paraíso 1, contou que chegou ao curso por indicação de uma amiga e aproveitou a oportunidade para aprender e, futuramente, gerar renda. “Quero aprender a fazer pães tanto para o consumo da minha família quanto para, no futuro, começar a vender e ter uma renda extra”, disse.

A coordenadora de Promoção da Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Célia Leite, ressaltou o papel fundamental da Assistência Social, sob a liderança da vice-prefeita e secretaria de Assistência Social, Vânia Rosa, na promoção de políticas públicas voltadas para mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Semob realiza leilão de veículos recolhidos há mais de 60 dias

“A proposta de trabalho da nossa Secretaria, juntamente com a vice-prefeita, Vânia Rosa, é garantir que essas mulheres tenham dignidade, fomentando o empreendedorismo, o próprio negócio e o cuidado com suas famílias”, afirmou Célia.

Semana da Mulher na Praça Alencastro

Além do curso de panificação, a programação da Semana da Mulher inclui uma grande ação na Praça Alencastro, onde a Secretaria da Mulher oferecerá informações sobre outros cursos de capacitação e disponibilizará uma ampla gama de serviços gratuitos. A iniciativa reforça o compromisso com a cidadania e a valorização das mulheres, promovendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O evento ocorrerá das 14h às 18h, na Praça Alencastro, em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá.

#PraCegoVer

Na imagem principal mostra as mulheres durante a aula prática de produção de pães. Elas usam tocas para proteção do cabelo e máscara. Abaixo tem uma galeria de fotos que registra outros momentos do curso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Minha Rua é Show de Bola: concurso abre nova votação para escolher ruas que ganharão telão durante jogos da Copa

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a quinta rodada do concurso Minha Rua é Show de Bola, que incentiva a participação da comunidade durante o período esportivo por meio da decoração das ruas e da mobilização entre vizinhos.

A votação será aberta nessa quinta-feira (2), às 14h, e permanecerá disponível até sexta-feira (3), também às 14h. O resultado será divulgado nas redes sociais da Prefeitura até as 17h de sexta-feira.

Nesta etapa, moradores já podem enviar fotos e vídeos mostrando a criatividade da comunidade para disputar uma das quatro vagas que receberão a estrutura do projeto.

Todo o material enviado será publicado nos stories das redes sociais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. As quatro ruas que receberem o maior número de curtidas serão as vencedoras da quinta rodada e terão direito à instalação de um telão com estrutura preparada pela Prefeitura para transmissão da programação esportiva.

A proposta do concurso é estimular a integração entre os moradores e valorizar a participação coletiva nos bairros por meio da decoração das ruas e do envolvimento da comunidade.

Leia Também:  Secretária de Educação reúne diretores escolares no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana

Moradores que já encaminharam fotos ou vídeos não precisam realizar novo envio. Todo o material recebido anteriormente permanece cadastrado e apto a participar da seleção. As ruas vencedoras das etapas anteriores não concorrem novamente, para garantir maior rotatividade e permitir que outras comunidades sejam contempladas.

Nas quatro primeiras rodadas, o concurso contemplou as seguintes localidades:

  • 4ª edição: Rua F (Jardim Passaredo), Rua 05 (São João Del Rey), Rua 10 (Jardim Aroeira) e Rua Cruz de Malta (Serra Dourada).
  • 3ª edição: Rua 17 (Santa Terezinha), Rua 15 (João Bosco Pinheiro), Rua 44 (São João Del Rey), Rua Belo Horizonte (Alvorada), Rua Vila Mirante (Ribeirão do Lipa) e Rua Lages (CPA I).
  • 2ª edição: Rua 17 (Santa Terezinha), Rua 15 (João Bosco Pinheiro), Rua 44 (São João Del Rey), Rua Belo Horizonte (Alvorada) e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu uma estrutura especial voltada à comunidade haitiana residente na capital.
  • 1ª edição: Rua Ponta Grossa (CPA I) e Rua Cáceres (Parque Amperco).
Leia Também:  Câmara realiza reunião para discutir resultados do projeto de Planejamento Estratégico da Casa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA