CUIABÁ
Março Azul: Câmara incentiva a luta pela conscientização sobre o câncer colorretal
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Dados coletados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam o câncer colorretal como um dos três que mais atingem homens e mulheres no Brasil e no mundo. Em 2022, o INCA estimava mais de 45.000 casos no país. Como forma de esclarecer mais sobre a doença, foi criada a campanha de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, Março Azul-Marinho.
O tumor se desenvolve no intestino grosso, também chamado de reto, e é formado por pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.
A médica oncologista Laís Souza explica que uma das possíveis causas da formação dos pólipos é o consumo exagerado de carne vermelha e alimentos embutidos. “Maior chance de vir a desenvolver esse tipo de tumor, além da carne vermelha, muita proteína animal também, mas principalmente alimentos embutidos, processados, ou seja, salame, presunto, calabresa, esse tipo de alimento que é oriundo da carne vermelha e que ainda é ultraprocessado”, pontua Laís.
Ela afirma ainda que o sedentarismo pode ser fatal. A falta de prática de atividades físicas, em conjunto com uma alimentação desregrada, é a combinação que resulta em uma bomba para a saúde. Laís reforça que é necessário olhar também para o histórico familiar, pois, caso haja pessoas com a doença na família, é importante o acompanhamento.
Como se prevenir?
Reduzir o consumo de carne vermelha, evitar carnes ultraprocessadas, não beber exageradamente, não fumar, alimentar-se bem e praticar exercícios são exemplos de maneiras de se prevenir contra o câncer colorretal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico precoce auxilia muito o tratamento. A oncologista indica que o exame de colonoscopia, onde se identifica o tumor, deve ser feito por toda a população a partir dos 45 anos de idade. Caso não haja nada de anormal na primeira vez, a recomendação é que o exame seja refeito dali a dez anos.
É importante também ficar de olho nos possíveis sintomas: sangue nas fezes, mudança no formato das fezes, mudança nos hábitos intestinais (diarreia ou constipação), dor abdominal, fraqueza ou anemia, perda de peso sem motivo aparente e massa (tumoração) abdominal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Trailers abandonados são interditados e terão cinco dias para remoção em Cuiabá
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou na noite desta quinta-feira (23) seis trailers instalados em áreas públicas de Cuiabá que estavam abandonados ou sem qualquer atividade comercial. Os proprietários terão prazo de cinco dias para promover a retirada das estruturas.
Com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a fiscalização foi realizada em trailers localizados na Avenida dos Trabalhadores, nas proximidades dos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês.
Durante as vistorias, os fiscais constataram que parte das estruturas notificadas anteriormente já havia sido removida pelos responsáveis. Entre os seis trailers interditados, alguns estavam disponíveis para venda ou locação, inclusive com placas informando essa condição, apesar de permanecerem ocupando irregularmente o espaço público.
A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, ressaltou que os fiscais já estiveram no local anteriormente para notificar os responsáveis. Segundo ela, nesta ação, a interdição representa o último prazo concedido para a remoção das estruturas. “Nosso trabalho é garantir o ordenamento urbano com respeito à legislação e às pessoas que trabalham de forma regular. A Secretaria mantém o diálogo aberto e acredita na construção coletiva de soluções”, afirmou.
O coordenador técnico de Regulação e Atividades Econômicas da Sorp, Édio José Silva Duarte, explicou que os responsáveis pelos trailers interditados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, para regularização da situação. Segundo ele, o comparecimento é necessário para formalizar o processo administrativo e garantir o prazo para retirada voluntária das estruturas. “Caso não cumpram o prazo para a retirada voluntária, os trailers serão removidos compulsoriamente pelo Município”, esclareceu Édio.
A Operação Ambulante Regular integra o Programa Ambulantes em Ordem e é destinada à fiscalização, à orientação e à retirada de estruturas móveis irregulares em vias e espaços públicos, em atuação integrada com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
-
POLÍTICA MT1 dia atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi descarta liberar apoios individuais e diz que Podemos seguirá decisão da maioria na disputa pelo Governo – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta reafirma inocência em caso de 2021 e diz que está preparado para enfrentar ataques na campanha – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós repercussão, Prefeitura de VG cancela contratos de R$ 2,8 milhões para arbitragem esportiva
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Militar intercepta acampamento em área ambiental, apreende arma de fogo e munições

