CUIABÁ
Limpurb e Energisa firmam parceria para potencializar operações de poda preventiva de árvores
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a concessionária Energisa assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando fortalecer as ações de podas corretivas de árvores. O documento foi publicado na Gazeta Municipal desta quarta-feira (14) e é válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
A atuação em conjunto será desenvolvida seguindo um plano de trabalho que deve ser elaborado em um prazo de 30 dias. A ideia é garantir maior agilidade às operações preventivas, com foco em árvores com riscos potencializados de interferência ou obstrução da rede de energia elétrica, sem atrapalhar a rotina da cidade e garantindo a saúde das espécies.
Conforme a parceria, a Limpurb será responsável pela poda preventiva e paisagística, recebendo da companhia de energia a orientação para atuar de forma segura. Já a Energisa fará o corte de galhos que estejam próximos ou tocando na rede, apresentando o cronograma de podas à Limpurb com 72 horas de antecedência.
“É uma união para servir melhor o cidadão cuiabano e fazer um trabalho com mais qualidade. Deixar um local de forma adequada e limpa, fazendo depois a trituração e produzindo um material que pode ser utilizado em hortas comunitárias e canteiros centrais de avenidas, na urbanização da nossa cidade”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
O objetivo da parceria é manter um grupo de trabalho dinâmico, organizando a rotina das equipes e garantindo o descarte correto dos restos de vegetação. Nesse sentido, a Energisa poderá enviar os materiais ao Horto Florestal Tote Garcia, disponibilizando um triturador capaz de padronizar o descarte de acordo com as necessidades do horto.
Além disso, o termo também fortalece a troca de informações entre empresa e a Administração Municipal para mapear espécies que precisam de um olhar ainda mais apurado quanto ao risco de queda. O gerente de manutenção da Energisa Mato Grosso, Marcelo Pazoti, destaca que o apoio mútuo vai dinamizar e dar mais qualidade ao serviço.
“A gente faz sempre uma poda emergencial e preventiva, quando a vegetação já oferece algum risco. Em situações assim pode haver a interrupção do fornecimento ou acidentes. Então a gente precisa agir. E essa parceria com a prefeitura garante um trabalho anterior, que faça uma poda realmente paisagística das árvores da nossa capital”, reforça Marcelo Pazoti.
**Com informações da assessoria Energisa
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura transferirá Centro de Zoonoses e transformará atual área em Complexo de Bem Estar Animal
A Prefeitura de Cuiabá vai transferir a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma nova área, afastada da estrutura do Bem Estar Animal (BEA), como medida para reforçar a segurança sanitária e adequar o atendimento aos protocolos exigidos para doenças infectocontagiosas. A atual área da Zoonoses será transformada em um Complexo de Bem Estar Animal, ampliando a estrutura destinada ao acolhimento, atendimento e proteção dos animais no município.
O prefeito Abilio Brunini afirmou que a atual estrutura passará por adequações e terá uma nova finalidade após a transferência do Centro de Controle de Zoonoses. “Aquele local vai passar por uma reforma e adequações para que, no futuro, possa ser utilizado como área de expansão do Bem Estar Animal, que também já atingiu sua capacidade máxima”, declarou.
A decisão foi anunciada após as medidas adotadas para conter um surto de cinomose registrado na unidade. Na noite de segunda-feira (27), o prefeito Abilio Brunini reuniu-se, no gabinete do Palácio Alencastro, com representantes da causa animal para apresentar as providências já tomadas e discutir o fortalecimento da política municipal de proteção animal.
Com a mudança, a Zoonoses passará a funcionar em um espaço exclusivo, apropriado para o controle de zoonoses e o manejo de animais com doenças transmissíveis, reduzindo riscos de contaminação e garantindo maior segurança para os animais acolhidos. Já o Bem Estar Animal permanecerá na atual localização, em uma área de fácil acesso à população, com a ampliação dos serviços oferecidos por meio da implantação do novo complexo.
A reestruturação ocorre paralelamente ao atendimento dos cães diagnosticados com cinomose. Todos os 11 animais que permanecem vivos já foram transferidos para clínicas veterinárias credenciadas, onde recebem tratamento especializado. Dois são adultos e os demais filhotes. O quadro clínico inspira cuidados e os casos são considerados graves em razão da rápida evolução característica da doença. Um boletim atualizado sobre o estado de saúde dos animais será divulgado no início da tarde desta terça-feira (28).
Dos 13 cães inicialmente isolados, três morreram em decorrência da evolução da doença. O isolamento foi realizado de forma emergencial para impedir a disseminação do vírus aos demais animais acolhidos pela rede municipal. O galpão onde eles permaneceram temporariamente já está com o fornecimento de energia elétrica restabelecido e, atualmente, não abriga nenhum animal, uma vez que todos foram encaminhados para clínicas conveniadas.
A Prefeitura reforça que o caso continua sendo investigado pelas autoridades competentes e seguirá prestando todas as informações necessárias durante a apuração. O Município também dará ampla publicidade às medidas adotadas, reafirmando o compromisso com a transparência, o bem-estar animal e a modernização da política pública de proteção aos animais em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
MATO GROSSO6 dias atrásNatasha Slhessarenko fala de estratégias a reviravoltas na disputa ao Governo de MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPaulo Araújo lança pré-candidatura a deputado estadual pelo Republicanos com ato ao lado de Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e Cidinho dos Santos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProgressistas de MT faz convenção dia 30 e apresenta Buzetti para o Senado, com chapa para proporcional
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPL de Gisela que reconhece ‘Festança de Vila Bela’ avança e está a um passo de virar patrimônio
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProgressistas dá a largada e reúne mais de 600 mulheres em Caceres.
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop coloca em funcionamento semáforo no cruzamento das avenidas das Figueiras e Itaúbas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPL reúne 700 pessoas em convenção e atribui ausência de prefeitos à situação econômica dos municípios

