Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Lideranças ligadas a Botelho aderem a Abílio no segundo turno

O deputado estadual Faissal Calil (PL), que é coordenador de campanha do deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), revelou que diversas lideranças ligadas a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UB), declararam apoio ao bolsonarista. Ele enfrentará, no segundo turno das eleições, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Lideranças ligadas a Botelho, que ficou em terceiro no primeiro turno, já haviam procurado Abílio antes mesmo da liberação de alguns partidos, como o União Brasil, no processo de definição de alianças para o segundo turno. A movimentação se intensificou ainda mais após o posicionamento definido pelas siglas, que em boa parte, decidiram permitir que seus filiados se aliem a quem quiserem.

Um dos primeiros nomes que definiram por apoiar Abílio no segundo turno, de imediato, foi o deputado federal licenciado e chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fábio Garcia. Após o anúncio, inclusive, diversas lideranças procuraram Faissal para declarar que estariam juntos com o candidato bolsonarista no segundo turno.

Leia Também:  PM prende homem por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Rondonópolis

“Ficamos muito felizes com essa procura e todo apoio é bem vindo para que, no segundo turno, consigamos ter um resultado ainda melhor que o que conquistamos no último domingo. Várias lideranças que estavam junto com o Botelho enxergaram que nossas propostas são as melhores para ajudar Cuiabá a sair da situação em que está”, afirmou Faissal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

“Cuiabá é referência e está fazendo história nos cuidados e nas políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes”, diz Emanuel Pinheiro ao receber o Selo UNICEF

Cuiabá recebeu, na noite desta quarta-feira (4), o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), edição 2021-2024. A certificação é concedida às cidades que avançaram nas políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Dos 78 municípios mato-grossenses que aderiram à iniciativa, 11 foram certificados.

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a certificação durante evento realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com a presença de autoridades, prefeitos e representantes de órgãos e instituições envolvidos na iniciativa.

Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF por cumprir todas as 41 metas listadas pelo organismo, melhorando indicadores relacionados à primeira infância e à adolescência.

“Cuiabá, agora certificada, fez o dever de casa e, com muito orgulho, está sendo referência e fazendo história nos cuidados e nas políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é um protocolo perpétuo em nossa gestão, que divido com toda a minha equipe, especialmente das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, e com os Conselhos Tutelares. Essa equipe dedicada nos permitiu atingir 100% dos indicadores de forma extraordinária. Essa é uma das grandes honrarias do meu período de quase oito anos de mandato, da qual muito me orgulho”, destacou Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Prazo para escolas confirmarem dados no sistema Educacenso se encerra na próxima quarta-feira (16)

Os índices atingidos por Cuiabá incluem melhorias em hábitos de higiene, educação, saúde física e mental, acesso à água potável, proteção contra a violência, assistência social a famílias vulneráveis e ações voltadas ao cumprimento dos direitos da criança, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre os municípios certificados, Cuiabá se destacou por atingir índices acima da média nacional, com destaque para Educação, imunização e proteção contra violências, reforçando o compromisso de priorizar a agenda de políticas públicas para infância e adolescência.

A articuladora do Selo UNICEF para Cuiabá, Mara Lúcia Marques Ferreira, ressaltou a importância do trabalho intersetorial para a conquista da certificação.

Durante a entrega da certificação, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antônio Joaquim, enfatizou a relevância da iniciativa. “Não há nada mais importante, do ponto de vista das políticas públicas, do que cuidar de nossas crianças e adolescentes, que são a essência do futuro do país. O Tribunal de Contas, além de exercer seu papel fiscalizador, tem o dever de auxiliar os gestores na execução dessas políticas públicas. Como costumamos dizer, o lugar das crianças é no orçamento”, afirmou Antônio Joaquim.

Leia Também:  PM prende homem por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Rondonópolis

Lídia Pantoja, representante do UNICEF, destacou os 25 anos da iniciativa. “O UNICEF não faz o Selo sozinho. Ele é uma convocação de todas as pessoas que desejam mobilizar esforços para uma agenda comum. Cada criança e adolescente são o centro de todas as estratégias, políticas e ações. Agradeço aos prefeitos, articuladores e instituições que se engajaram neste desafio ao longo destes quatro anos e parabenizo todos os envolvidos”, declarou Lídia Pantoja.

Estiveram presentes na solenidade a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, representando a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado; a articuladora do Selo UNICEF para Cuiabá, Mara Lúcia Marques Ferreira; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vera Lúcia Martins; a mobilizadora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), Cláudia Fraga; a responsável técnica da Saúde, Renata Godoy; e o mobilizador dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Juarez França Ventura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA