CUIABÁ

Em menos de 48 horas da retomada da gestão da Saúde, prefeito dialoga e promove fim de duas greves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assegurou a retomada dos serviços de transporte de resultados dos exames para as unidades da rede municipal de Saúde nesta terça-feira (2). Devido à falta de pagamento por parte do gabinete de intervenção, os profissionais da Excelência Serviços paralisaram suas atividades. Menos de 48 horas após a retomada da administração pública pela Prefeitura de Cuiabá, esta é a segunda greve solucionada pelo prefeito. No dia 1º, após diálogo com a categoria, ele pôs fim à paralisação dos anestesistas do Hospital Municipal de Cuiabá e do São Benedito. Nesta quarta-feira (3), após negociações com a direção da empresa Excelência Serviços, a entrega e coleta de resultados de exames foram restabelecidas.

Ao tomar conhecimento do protesto dos profissionais responsáveis pelo transporte dos exames laboratoriais e materiais coletados nas unidades de saúde, devido a duas folhas de pagamento atrasadas, totalizando o valor de R$ 207 mil, o prefeito se reuniu com a administradora da empresa, Ana Karolina Palhares, comprometendo-se a quitar os débitos até o dia 10 de janeiro deste ano.

Leia Também:  Sine oferta 340 vagas nesta quarta-feira (12); Confira as oportunidades

“É inadmissível que um gabinete de intervenção se recuse a promover o diálogo e permita que a situação chegue a esse ponto. Em um curto período, a gestão municipal conseguiu suspender duas paralisações. Nossa equipe continua levantando informações que indicam um cenário desfavorável. Faltam insumos, o sistema de controle administrativo e de dispensação de medicamentos. Vamos realizar um minucioso apontamento e apresentar os fatos e as medidas a serem adotadas”, declarou o gestor.

Ana Karolina Palhares explicou que precisou realizar pagamentos parciais dos salários usando recursos próprios. “Eu precisei efetuar parte dos pagamentos usando minhas economias pessoais e pedi paciência aos colaboradores, pois estou com duas folhas em aberto. Nesse período, ficamos 4 meses sem receber os repasses. Comento com as pessoas que conseguimos trabalhar pela fé em Deus, e com esta reunião, posso dar respaldo e segurança aos meus motoboys de que eles receberão no dia combinado”, pontuou a administradora.

“Não podemos permitir que esses profissionais fiquem parados por falta de pagamento, que é um direito deles. Por isso, estou aqui nessa luta para reestruturar a saúde da Capital e principalmente atender à população cuiabana. Já conversamos com eles e garantimos os salários na conta até o dia 10 de janeiro. Com diálogo e, principalmente, transparência, conseguimos encerrar a greve, e os profissionais já retomaram os atendimentos nas unidades de saúde de Cuiabá”, enfatizou Emanuel.

Leia Também:  SMS revoga parcialmente editais de chamamento do Processo Seletivo 2022

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Museu do Morro recebe oficina gratuita de arte para crianças

Crianças de 5 a 12 anos poderão conhecer elementos da fauna pantaneira por meio da arte durante a oficina “Peixes do Pantanal”, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá. A atividade será realizada das 15h30 às 17h, com participação gratuita, materiais inclusos e vagas limitadas, no sábado (22).

A oficina integra as ações relacionadas à exposição “Pantanal em Mim”, da artista Adaiele Almeida, em cartaz no museu. Durante o encontro, os participantes serão convidados a criar peixes do Pantanal em argila, explorando formas, texturas e diferentes possibilidades de expressão.

“Será uma experiência sensorial e lúdica. As crianças vão trabalhar com argila e criar seus próprios peixinhos inspirados nos peixes do Pantanal, de forma livre, explorando a imaginação, a criatividade e a coordenação motora”, explica Adaiele.

A artista estará presente durante toda a atividade, conduzindo a experiência e acompanhando as crianças no processo de criação. A proposta é permitir que cada participante produza sua peça com liberdade, a partir das próprias referências e percepções.

Segundo Adaiele, a oficina também aproxima o público infantil das obras apresentadas na exposição. “Será uma oportunidade para as crianças vivenciarem a arte de maneira diferente, não apenas observando as obras, mas também criando. As atividades foram pensadas para estimular os sentidos, a imaginação e a relação com elementos do nosso Pantanal”, afirma.

Leia Também:  Relatório final da CPI dos Débitos Previdenciários será entregue hoje, às 14h

A exposição “Pantanal em Mim”, com curadoria de Dayana Trindade, reúne trabalhos que retratam elementos da paisagem, da fauna e da identidade regional. A mostra permanece aberta à visitação no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha até 10 de setembro.

As inscrições para a oficina devem ser feitas antecipadamente pelo código QR disponível no material de divulgação, disponível na galeria de fotos abaixo, ou pelo perfil da artista no Instagram, @adaiele_almeida. Ainda há vagas, mas a participação depende de inscrição prévia.

SERVIÇO

O quê: Oficina artística e sensorial “Peixes do Pantanal”
Quando: 22 de agosto de 2026, sábado
Horário: Das 15h30 às 17h
Local: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá
Público: Crianças de 5 a 12 anos
Inscrições: Pelo código QR do material de divulgação ou pelo Instagram @adaiele_almeida
Entrada: Gratuita, com materiais inclusos
Vagas: Limitadas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA