CUIABÁ
Em homenagem à sua memória e contribuição inestimável, prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dona Eulália
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou luto oficial durante o período de três dias pelo falecimento da senhora Eulália da Silva Soares, que morreu aos 90 (noventa) anos, no dia 28 de outubro de 2024. Eulália da Silva Soares nasceu em 13 de janeiro de 1934.
Personalidade cuiabana mantinha há quase 70 anos a tradição do bolo de arroz cuiabano, prato típico de Mato Grosso e um dos principais símbolos da cultura regional. Eulália da Silva Soares deixa 8 filhos, 22 netos e 34 bisnetos.
“Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da querida Dona Eulália, que sempre se dedicou à preservação de nossa cultura por meio da culinária. Eulália representava a alma da nossa terra, mantendo viva uma parte essencial da história e dos costumes da nossa Cuiabá. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos. Em homenagem à sua memória e contribuição inestimável, decretei luto oficial de três dias. Eulália nos deixa, mas seu exemplo de vida e dedicação à família e permanecerá para sempre em nossos corações”, declarou o prefeito.
Carismática, Eulália foi tema de centenas de reportagens e em 2021, foi homenageada em uma exposição fotográfica como ‘Mestre da Cultura’, o evento de Dona Eulália também teve música, videoclipe, livro e tela. Ela sempre será um marco da cultura tradicional cuiabana, com seu inconfundível chá com bolo, feito com muito amor e tradição.
O Decreto 10.565/2024 foi publicado na edição que circula nesta terça-feira (29) de outubro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Morre aos 83 anos Elizeth Almeida Alves, pioneira do comércio de joias em Cuiabá e integrante da Ordem Rosa-Cruz
Empresária faleceu nesta segunda-feira (12); ex-proprietária da tradicional joalheria A Joia e cofundadora da Gold Mine, Elizeth deixa um legado de empreendedorismo e participação na sociedade cuiabana. Velório acontece nesta terça-feira (13), na Capela Santa Rita.
Cuiabá perdeu, na noite desta segunda-feira, 12 de outubro, uma mulher que ajudou a construir parte da história do comércio tradicional da capital mato-grossense. Faleceu, aos 83 anos, Elizeth Almeida Alves, empresária conhecida por sua atuação no setor de joias e relógios e por sua ligação com a Ordem Rosa-Cruz.
Nascida em 9 de maio de 1943, Elizeth construiu uma trajetória ligada ao empreendedorismo e à sociedade cuiabana. Foi proprietária da tradicional joalheria e relojoaria A Joia, estabelecimento que integrou a história do comércio da capital e se tornou uma referência no segmento.
Em uma época em que Cuiabá passava por importantes transformações econômicas e comerciais, Elizeth esteve entre as mulheres empreendedoras que contribuíram para o fortalecimento do comércio tradicional da cidade.
Ao lado de seu ex-marido, Helcio Alves, a empresária também participou da fundação do banco Gold Mine, empreendimento do ramo de joias, ampliando sua participação no setor e consolidando sua trajetória empresarial.
EMPREENDEDORISMO, FÉ E ESPIRITUALIDADE
Além de sua atuação empresarial, Elizeth Almeida Alves também era integrante da Ordem Rosa-Cruz, instituição filosófica e cultural de tradição internacional, dedicada ao autoconhecimento, ao estudo e ao desenvolvimento espiritual e humano.
Sua trajetória reuniu dedicação ao trabalho, espírito empreendedor e interesse pelos valores filosóficos e espirituais.
A história de Elizeth representa também uma parte da memória do comércio cuiabano, especialmente de uma geração de empresários e comerciantes que participaram do crescimento da capital mato-grossense.
Sua partida deixa saudades entre familiares, amigos, antigos clientes e pessoas que acompanharam sua trajetória pessoal e profissional.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
Conforme comunicado divulgado pela família, o velório de Elizeth Almeida Alves acontece nesta terça-feira, 13 de outubro, das 8h às 16h, na Capela Santa Rita, em Cuiabá.
O sepultamento está marcado para as 17h, no Parque Bom Jesus.
Na homenagem de despedida, a família destacou uma mensagem de fé e esperança, acompanhada de uma passagem bíblica do Evangelho de João, capítulo 11, versículo 25, que expressa a crença na vida eterna.
O Folha de Mato Grosso manifesta seus sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Elizeth Almeida Alves, reconhecendo sua contribuição para a história empresarial e social de Cuiabá.
Fica o legado de uma mulher que ajudou a escrever a história do comércio tradicional da capital, deixando lembranças, realizações e uma trajetória de vida que permanecerá na memória de familiares e amigos.
Folha de Mato Grosso — Redação

-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões
-
ECONOMIA4 dias atrásJustiça determina penhora de 4,3 mil cabeças de gado para quitar dívida de R$ 9,2 milhões com advogados em MT
