CUIABÁ
Em Brasília, prefeito Emanuel Pinheiro busca cadastrar projeto do VLT Cuiabano no PAC
Em entrevista para uma rádio da capital por telefone nesta sexta-feira (6), o prefeito Emanuel Pinheiro, que está em Brasília, anunciou que nas próximas semanas Cuiabá irá cadastrar o projeto do VLT Cuiabano, para receber financiamento do Novo PAC, recentemente lançado pelo Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula.
O projeto tem como objetivo melhorar o transporte público em Cuiabá, tornando-o mais sustentável, confortável e respeitoso com os usuários. Ele mencionou que já apresentou o projeto ao ministro e aos técnicos responsáveis, que demonstraram entusiasmo com a proposta.
“Estamos aguardando orientações claras sobre como proceder com o cadastramento do projeto e se é necessário apresentar uma proposta mais detalhada. Nosso foco principal é garantir que o sistema atenda aos milhares de usuários de transporte coletivo da capital, proporcionando comodidade e respeito. Cuiabá precisa olhar para o futuro e buscamos adotar o que há de melhor e mais moderno em termos de transporte público sustentável. Cuiabá tem um grande potencial para alcançar esse objetivo”, disse Pinheiro.
O gestor municipal também mencionou que está em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – CREA/MT para avançar na apresentação do projeto básico ao governo federal. Ele enfatizou que o projeto é exclusivo para Cuiabá e será totalmente financiado pelo Governo Federal.
Quanto à rota do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá, o prefeito indicou que há a possibilidade de ajustes, visando equilibrar o sistema de transporte e atender a diferentes áreas da cidade. Ele ressaltou a importância de valorizar o centro histórico da cidade e proporcionar comodidade e respeito aos milhares de usuários de transporte coletivo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Festival da Pamonha começa neste sábado com presença do prefeito e expectativa de recorde de público
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou neste sábado (18) da abertura do 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, reforçando o apoio da gestão municipal às tradições culturais e à agricultura familiar. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, segue até o dia 21 de abril, no km 23 da rodovia MT 251, e deve superar a marca de 30 mil visitantes, com a estimativa de processamento de mais de 40 toneladas de milho ao longo dos quatro dias.
Durante a visita, o prefeito percorreu as barracas do festival, conversou com produtores e comerciantes locais e fez questão de vivenciar a experiência gastronômica. Ele almoçou no local e experimentou diferentes iguarias à base de milho, incluindo pamonha salgada com carne seca, uma das mais procuradas pelo público.
Em tom descontraído, Abilio destacou a qualidade dos produtos e a importância do evento para a comunidade. Segundo ele, a culinária local é um dos principais atrativos do festival e representa a força do trabalho dos pequenos produtores, além de contribuir para a valorização das tradições cuiabanas.
O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, ressaltou o papel do festival na economia local e na valorização da zona rural. Ele destacou que o evento fortalece a geração de renda e movimenta uma ampla cadeia produtiva, envolvendo desde produtores até profissionais de serviços.
“O festival possibilita que os moradores tenham uma atividade que fomente o setor gastronômico, já tradicional e reconhecido nacionalmente. Investir em eventos como este é investir no social, pois promove a circulação de renda e beneficia diversas famílias”, afirmou.
Além das tradicionais pamonhas doces, salgadas e recheadas, o público encontra uma grande variedade de produtos derivados do milho ao longo do festival. Entre eles estão cural, milho cozido, bolos, doces e até licor de milho, reforçando a diversidade gastronômica e a identidade cultural da região.
O secretário também destacou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à agricultura familiar por meio da promoção de eventos que incentivam a comercialização de produtos locais. Segundo ele, a iniciativa contribui para fortalecer os pequenos produtores e ampliar as oportunidades de renda.
“O evento é um exemplo claro de como a Prefeitura apoia a agricultura familiar, criando oportunidades de comercialização e fortalecendo quem produz. São quatro dias de programação, com atrações e opções para toda a população”, completou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
MATO GROSSO6 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop6 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
MATO GROSSO3 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
