CUIABÁ

Diretoria da Arsec visita sede da Águas Cuiabá e Centro de Controle Operacional

Na manhã desta terça-feira (3), diretores e técnicos da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec-MT) estiveram na sede da concessionária Águas Cuiabá.

O objetivo da visita foi levar a nova diretoria para conhecer a sede da concessionária e conhecer a tecnologia no Centro de Controle Operacional, que realiza o controle remoto de todo Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da capital.

Na ocasião, o presidente da Águas Cuiabá, Willian Figueiredo, e sua equipe técnica realizaram uma apresentação sobre a evolução dos serviços e das ações que estão sendo desenvolvidas e que serão realizadas neste ano de 2023, principalmente na área da comunicação.

“É uma necessidade realizar uma comunicação mais efetiva com o usuário, seja sobre os programas, as obras, o que está sendo desenvolvido para que a Arsec e o poder concedente possam juntos, fomentar e divulgar, para que o cidadão entenda seus direitos e deveres no que concerne aos serviços de água e esgoto”, afirmou o superintendente de regulação e fiscalização, Alexandro de Oliveira.

Leia Também:  Balsa Ecológica retirará cerca de 150 toneladas de lixo do Rio Cuiabá até dezembro; animais são salvos durante ações de limpeza

Desde 2017, a Águas Cuiabá é a responsável pelos serviços de água e esgoto na capital mato-grossense por meio de concessão plena, iniciada em 2012. Com mais de R$ 900 milhões investidos no período, foi possível ampliar o abastecimento de água na capital e completar 100% de cobertura com água tratada. Além disso, passou de 53% para 79% a cobertura da rede de esgoto.

A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

O diretor-presidente, Vanderlucio Rodrigues, afirmou que foi muito rico conhecer a sede da concessionária, conhecer toda a infraestrutura e a tecnologia que permite o controle remoto de todo o sistema. “Essa aproximação é importante, pois o objetivo da Arsec é aumentar a nossa incidência nos bairros, melhorar a nossa comunicação com o usuário. E esse também é um dos objetivos da concessionária, então, nós devemos trabalhar juntos para construir essas pontes com os bairros e com o cidadão, que muitas vezes reclama de uma obra e não sabe os benefícios daquele serviço que será entregue na porta da casa dele. Essa é a nossa missão, garantir o serviço adequado e comunicar para o cidadão, de forma eficiente, os benefícios dessas obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário para ele, para a família, para toda a região e para a nossa querida Cuiabá”.

Leia Também:  Em Brasília, prefeito Emanuel Pinheiro busca cadastrar projeto do VLT Cuiabano no PAC

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeito sanciona lei que reconhece Marcha para Jesus como patrimônio cultural de Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini sancionou a Lei nº 7.555, de 10 de junho de 2026, que declara a Marcha para Jesus como Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Município de Cuiabá. A nova legislação reconhece oficialmente a importância histórica, religiosa, social e cultural do evento, realizado anualmente na capital mato-grossense.

A lei é de autoria do vereador Alex Rodrigues e estabelece que a Marcha para Jesus passa a integrar o patrimônio cultural cuiabano em razão de sua relevância como manifestação pública de fé cristã e de seu papel na promoção da integração comunitária.

O texto destaca que o evento reúne manifestações religiosas, apresentações musicais, atividades culturais e ações voltadas ao fortalecimento de valores sociais e familiares. Entre os elementos reconhecidos pela legislação estão as expressões de fé e devoção, os eventos artísticos de cunho religioso, as reuniões públicas com finalidade espiritual e as atividades que promovam integração social e comunitária.

A norma também autoriza o Poder Executivo a apoiar institucionalmente a realização da Marcha para Jesus, promover sua divulgação nos canais oficiais, incentivar a participação da comunidade e adotar medidas voltadas à preservação e continuidade do evento. A lei, no entanto, deixa claro que não há obrigatoriedade de repasse de recursos públicos, ficando eventual apoio condicionado à disponibilidade orçamentária e à legislação vigente.

Leia Também:  Prefeito conclama população a manter cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti: "é preciso ficar sempre vigilante"

Realizada anualmente, a Marcha para Jesus reúne milhares de pessoas em Cuiabá e se consolidou como uma das maiores manifestações públicas da comunidade evangélica em Mato Grosso. Além dos momentos de oração e louvor, o evento costuma contar com apresentações musicais, pregações e atividades voltadas à promoção de valores cristãos.

A Lei nº 7.555 foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (10) e entrou em vigor na data de sua publicação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA