CUIABÁ

Defesa Civil de Cuiabá vistoria casas inundadas na região do Pedra 90

A Defesa Civil de Cuiabá vistoriou, nesta terça-feira (28), a estrutura de quatro casas que ficaram submersas no Loteamento Sampaio, na região do bairro Pedra 90, em Cuiabá. A área foi afetada pela chuva ocorrida no dia 12 de janeiro, que acumulou 91 mm de água.

O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, afirmou que as casas ficaram isoladas e as famílias precisaram deixar o local. Ele explicou que, após o dia 12, o local foi atingido por novas pancadas de chuva, o que agravou ainda mais a situação.

“Os terrenos estão situados em uma área significativamente mais baixa em relação ao nível da rua, e os moradores vão precisar aterrar o local. Toda vez que chover, vai alagar. Para resolver a situação, o primeiro passo é realizar o aterramento, utilizando entre 10 e 15 caminhões de terra, o que ajudará a amenizar o problema. Também estamos estudando uma forma de drenar essa água. É importante agir rapidamente, pois, se chover, as casas poderão ser inundadas novamente”, destacou o diretor.

Leia Também:  Agosto Dourado em Cuiabá aborda saúde bucal na primeira infância

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pedra 90, Claudina Lorenzon, também participou da vistoria. Ela acompanha a situação de Altamir Araújo, um dos moradores afetados pelo alagamento, e realiza os encaminhamentos necessários para que ele possa requerer o auxílio emergencial.

“Procuramos o CRAS no dia 15. Eles nos ajudam com as cestas básicas também. Minha casa ficou largada, está submersa. Fui abrigado por uma vizinha que me cedeu um espaço. Estou esperando para voltar. A equipe do CRAS vem fazendo a parte deles”, relatou Altamir Araújo.

Auxílio emergencial

O prefeito Abilio Brunini assinou, na sexta-feira (24), o decreto que regulamenta o auxílio emergencial de R$ 1.000, a ser pago em parcela única, aos cidadãos e famílias que tiveram suas residências inundadas pelas fortes chuvas registradas em Cuiabá.

Os interessados em receber o auxílio emergencial deverão comparecer a uma unidade do CRAS para preencher um formulário de solicitação do benefício, apresentando um documento de identificação, como RG, CPF ou CNH. Também será necessário apresentar um extrato bancário ou cópia do cartão bancário, além do laudo técnico emitido pela Defesa Civil de Cuiabá, comprovando que o imóvel foi atingido por desastre natural.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde realiza força-tarefa de atendimento odontológico à pessoas em situação de vulnerabilidade social

#PraCegoVer

A imagem mostra o momento da vistoria da Defesa Civil de Cuiabá no Loteamento Sampaio, na região do bairro Pedra 90, onde quatro casas ficaram inundadas. Dois homens observam o imóvel, de madeira e isolado com água ao redor. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos da condição do terreno e o acúmulo de grande volume de água parada no local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde realiza força-tarefa de atendimento odontológico à pessoas em situação de vulnerabilidade social

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia Também:  Prefeito autoriza início da construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil e revitalização do Centro Histórico; Veja o novo conceito

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA