CUIABÁ
Cuiabá se destaca no enfrentamento à violência contra a mulher
A Prefeitura de Cuiabá se destacou, nesta semana, pela eficiência da Secretaria Municipal da Mulher durante a apresentação do relatório preliminar da auditoria operacional do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sobre a violência contra a mulher no estado.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, afirmou que os dados do relatório servem como um direcionamento aos municípios para criação de política de enfrentamento à violência.
“Cuiabá se destaca por ter a única Secretaria Municipal da Mulher no estado, mas, apesar do avanço, ainda precisamos proteger nossas mulheres. Aqui em Cuiabá, temos projetos tanto para a proteção quanto para a inclusão delas na rede de apoio. Esse trabalho é realizado por diversas instituições, e o município é apenas mais um braço para atendê-las”, afirmou Hadassah.
A secretária-adjunta da Mulher, Stefanya Paiva também acompanhou a apresentação do relatório coordenada pela auditora pública externa do TCE, Simony Jin e sua equipe técnica de auditoras formada por Patricia Borges, Lidiane Anjos e Belízia Brito.
Durante o evento, Simony Jin enfatizou que, diferentemente de Cuiabá, muitos municípios não possuem um órgão dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Ela sugeriu avanços na integração entre as secretarias municipais para aprimorar a assistência às vítimas.
“Cuiabá conta com a Secretaria Municipal da Mulher, e só isso já representa um avanço. Outros municípios não possuem um órgão específico para o enfrentamento da violência contra a mulher. Ter uma secretaria voltada para essa causa faz toda a diferença. É claro que há processos que podem ser melhorados, principalmente na articulação entre os atores, como a comunicação entre as unidades do Executivo. Essa integração é fundamental para que as ações sejam mais efetivas”, destacou Simony Jin.
A desembargadora Maria Erotides Kneip, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJMT, lembrou que, quando presidiu a Câmara Técnica da Assembleia Legislativa, propôs que cada município tivesse, dentro de sua estrutura organizacional, uma unidade voltada para políticas públicas para as mulheres. Ela também lamentou o resultado do relatório, que apontou a inexistência, nos municípios pesquisados, até mesmo de um Conselho Municipal da Mulher.
#PraCegoVer
A foto ilustra a imagem da secretária-adjunta da Mulher, Stefanya Paiva vestindo terno azul e a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah usando vestido cinza e branco. Elas compõem a mesa de reunião ao lado de outras lideranças femininas no Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá faz Cine Pipoca e fortalece convivência entre idosos
O Centro de Convivência para Idosos (CCI) Aideê Pereira, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, localizado no bairro Novo Horizonte, promoveu uma sessão especial de Cine Pipoca neste sábado (25), com a exibição do clássico brasileiro Menino da Porteira. A iniciativa integra o planejamento das atividades desenvolvidas pela unidade e marca o início de uma semana de ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos, da convivência e da integração entre os participantes. O filme agradou ao público presente, cerca de 30 idosos, que já clamaram por mais filmes.
Além de proporcionar um momento de lazer, a exibição, com direito a pipoca e suco e, antes, café da manhã com frutas e uma oração, foi cuidadosamente planejada pela equipe técnica do CCI como ferramenta de trabalho. A proposta de utilizar a obra teve como objetivo estimular reflexões sobre amizade, companheirismo, respeito e o viver em comunidade, valores presentes na narrativa e que fazem parte das temáticas trabalhadas diariamente com os idosos.
“Tudo o que é feito dentro do Centro de Convivência para Idosos Aideê Pereira é planejado e voltado para o benefício do idoso. Dentro dessas temáticas, nós planejamos esse filme para trabalharmos a interação social e o convívio com as pessoas, com o meio onde estão inseridos. Todas as atividades realizadas no Centro de Convivência são pensadas para proporcionar benefícios aos participantes, promovendo qualidade de vida, socialização e fortalecimento das relações interpessoais”, frisou o educador físico Douglas Vinícius Silva Lenzi.
Dona Aparecida Lima de Jesus, 68 anos, e o esposo, Manoel Cândido de Jesus, 65, estão juntos há 47 anos e compareceram para ver o filme. Ambos não conheciam a história de Menino da Porteira e gostaram. “Foi ótimo, amei”, declarou ela, com a concordância do seu Manoel, que também aplaudiu a exibição. Eles endossaram o coro dos participantes, pedindo outras produções.
Adelaide Florentina de Jesus Santana, 63 anos, também se agradou do que viu e torce para que venham mais. Ela não perde as atividades oferecidas no CCI Aideê Pereira desde que começou a frequentá-lo, há cerca de um ano, por indicação médica, e relata com gratidão a mudança que teve na vida pessoal.
“Vixi, melhorei muito depois que passei a frequentar aqui, até meus filhos agradeceram. Eu era inchada, com dores nas pernas, mal conseguia andar, estava com ansiedade, depressão. Hoje sou outra pessoa, fez bem para o meu físico e para a minha mente. Aos domingos, que não tem programação, fico em casa dormindo. Se não fosse o CCI, eu já teria morrido”, afirmou Adelaide.
Seguindo o objetivo, a programação inspirada no filme terá continuidade ao longo da semana. “Na segunda-feira, durante o encontro do grupo de coral, os idosos ensaiarão a canção Menino da Porteira ao lado do violeiro Juracy Alves do Bonfim, 89 anos, integrante do grupo de viola. A proposta é unir os dois grupos em uma apresentação especial, na terça-feira, a partir das 8h, quando apresentarão a música, reunindo o grupo de violeiros e o coral de idosos do CCI”, explicou a gerente do CCI e fisioterapeuta, Evânia Alves Tito.
O evento de terça-feira contará com baile e dinâmicas recreativas, tradição da unidade, que costuma reservar espaço para que os próprios idosos possam demonstrar seus talentos e se apresentar diante dos colegas, valorizando o protagonismo, a autoestima e a participação ativa de cada um.
O CCI Aideê Pereira oferece diversas atividades, entre elas educação física para atender diferentes perfis de idosos, pilates solo, crochê, ginástica voltada à resistência muscular, com exercícios de repetição semelhantes aos da musculação, direcionada aos idosos com maior capacidade física, aulas de mobilidade, ritmo e coordenação motora, com música e dança (como passinho), e atividades para idosos com maior dificuldade de mobilidade, com foco na redução de dores, correção da postura, melhora da mobilidade e atendimento a pessoas com algumas doenças cognitivas.
A unidade conta com 298 idosos cadastrados, sendo 120 que participam ativamente, e quatro educadores físicos. Três deles atuam no período da manhã, cada um especializado em um perfil de público, além de pedagoga e assistente social.
“O principal objetivo do trabalho é acolher, fortalecer vínculos e promover o bem-estar dos idosos, cuidando não apenas da mobilidade e da saúde física, mas também dos aspectos emocional, social e espiritual. O CCI se tornou uma segunda casa para muitos participantes, que sentem falta das atividades nos fins de semana e fazem questão de comparecer quando há programação aos sábados”, relatou Evânia.
CCI Padre Firmo
No Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Duarte Pinto, no Dom Aquino, o sábado foi de ‘mão na massa’. Cerca de 10 participantes produziram pizzas, pães, a tradicional cueca virada, entre outros alimentos. No final, todos puderam saborear a produção, quentinha e feita na hora.
Entre eles, o casal Maria Salete da Silva Costa, 64 anos, e o marido, Antônio, 69. Eles são casados há 45 anos, mas ele já fazia pão bem antes e costumava sempre levar para ela na época do namoro. “Ele me conquistou, levava pão para mim lá em casa quando a gente namorava, me conquistou fazendo pão”, brincou Maria Salete.
O tempo passou, vieram os filhos. Hoje, uma filha é confeiteira e toda a família acabou se envolvendo e ampliando a produção, incluindo pizzas também. “Foi uma coisa nova, tudo eu invento para ele fazer e unir a família. Para mim, é o maior prazer da minha vida ter minha família unida”.
A iniciativa foi aprovada pelos idosos, alguns levaram netos, e pela equipe do CCI, que acompanhou a atividade liderada pela gerente do CCI Padre Firmo, Ely Ane Campos de Arruda.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
-
POLÍTICA MT3 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar intercepta acampamento em área ambiental, apreende arma de fogo e munições
-
MATO GROSSO4 dias atrásNatasha Slhessarenko fala de estratégias a reviravoltas na disputa ao Governo de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConvenções partidárias iniciam semana decisiva e devem definir o tabuleiro da disputa pelo Governo de Mato Grosso
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Militar prende homem com dois tabletes de pasta base de cocaína em Cáceres
-
POLICIAL5 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais

