CUIABÁ

Cuiabá recebe doses da vacina contra o vírus da broquiolite e outras doenças respiratórias

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana a distribuição das doses da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes. O imunizante, que protege contra os tipos A e B do vírus, já está sendo enviado às 68 Unidades de Saúde da Família (USFs), fortalecendo a estratégia municipal de prevenção às doenças respiratórias.

O VSR é, hoje, um dos principais responsáveis por bronquiolite e pneumonias em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida. No Brasil, o impacto do vírus é significativo: só em 2024 foram registrados 27.037 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por VSR, representando 31% dos casos de SRAG com identificação de vírus respiratórios. As crianças menores de dois anos foram as mais atingidas, com destaque para os bebês de 0 a 6 meses, que concentraram 15.702 casos no período.

Em 2025, até a semana epidemiológica 32, o cenário se repetiu: já são 38.595 casos de SRAG por VSR, sendo 81% em crianças menores de dois anos. Somente entre bebês de até 6 meses foram registrados 20.719 casos, além de 162 óbitos nessa faixa etária.

Leia Também:  Prefeito entrega 8 km de asfalto no bairro Jardim União e moradores comemoram

Esses números reforçam a importância da vacinação materna, que tem como objetivo principal proteger os bebês nos primeiros meses de vida — período em que o risco de complicações respiratórias é maior.

Quem pode tomar a vacina

  • A vacina é exclusivamente indicada para gestantes, sem restrição de idade materna.

  • A recomendação é clara: uma dose única por gestação, aplicada a partir de 28 semanas.

A vacina contra VSR é fornecida em frasco com pó liofilizado e diluente. Após a reconstituição, deve ser aplicada por via intramuscular (músculo deltóide). A administração precisa ocorrer imediatamente após a diluição, em até quatro horas.

Todas as salas de vacinação foram orientadas sobre o preparo adequado, os cuidados antes e depois da aplicação e o registro da dose no sistema oficial.

As 68 USFs já iniciaram o recebimento das doses, garantindo cobertura em todas as regiões da cidade.

A vacinação busca reduzir complicações em recém-nascidos, prevenindo bronquiolite, pneumonia e outros quadros graves causados pelo VSR — especialmente frequentes no período de maior circulação do vírus.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lamenta falecimento de ex-vereador e líder comunitário Hermes Filho

Orientações às gestantes

  • Estar com 28 semanas ou mais no dia da aplicação.

  • Evitar vacinar-se em caso de febre ou quadro infeccioso agudo.

  • Em situações de distúrbios de coagulação, a aplicação deve ser feita com cautela.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, eficaz e essencial para proteger os bebês durante os primeiros meses de vida, período em que estão mais vulneráveis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Feira de Empregabilidade reúne 1,5 mil vagas com participação do Sine Municipal

A Prefeitura de Cuiabá participa da Feira de Empregabilidade da Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), nesta terça-feira (28), levando mais de 600 vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal. A ação será realizada das 9h às 15h, no Bloco B da instituição, reunindo empresas de diversos segmentos e oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

As vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo se somam às cerca de 1.500 oportunidades oferecidas durante o evento. O atendimento será por ordem de chegada, com encaminhamento para processos seletivos, entrevistas e recebimento de currículos.

No estande da Prefeitura, os candidatos terão acesso a vagas cadastradas por centenas de empregadores da capital, com oportunidades para diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais. Os salários variam de um salário mínimo a R$ 10 mil, conforme a função e a qualificação exigida.

Entre as oportunidades disponíveis estão cargos de auxiliar administrativo, assistente e consultor de vendas, atendente de loja, operador de caixa, recepcionista, motorista, técnico em segurança do trabalho, farmacêutico, analista de recursos humanos, gerente comercial, soldador, eletricista, mecânico, operador de empilhadeira, repositor e açougueiro, entre outros. Também haverá vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

Leia Também:  Coleta de lixo atinge 99,3% de cobertura e mobiliza 52 equipes em Cuiabá

A programação contará ainda com processos seletivos promovidos em parceria entre a Unic, o Sine Cuiabá e a Fundação CDL (FDL), além da participação de empresas como Grupo Pereira, com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Trudy’s, ALT Brasil, Agro Ferragens Luizão, Mônaco Diesel, Biológica Farmácia de Manipulação, Drogasil, RDanillo RH e Assaí Atacadista.

Serviço

Feira de Empregabilidade da Unic Beira Rio

Data: terça-feira, 28 de julho
Horário: das 9h às 15h
Local: Bloco B da Unic Beira Rio, Avenida Manoel José de Arruda, nº 3.100, Jardim Europa, Cuiabá.

Os interessados devem comparecer com documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho, física ou digital, e currículo atualizado para participar dos processos seletivos e do encaminhamento às vagas.

Informações: (65) 99255-3707.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA