CUIABÁ
Cuiabá mantém vacina contra meningite disponível em toda a rede pública
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça que não há surto de meningite na capital e que a situação está sob controle, com monitoramento contínuo dos casos e oferta regular de vacinação em toda a rede pública.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Cuiabá registra atualmente uma taxa de 1,4 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional, que varia entre 2 e 4 casos por 100 mil habitantes. Os registros no município são, em sua maioria, de meningites não meningocócicas, consideradas menos letais.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacinação contra a meningite está disponível de forma contínua nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, garantindo proteção ao público-alvo ao longo de todo o ano. Como estratégia de intensificação, as doses também serão ofertadas neste sábado (25), durante o Dia D de vacinação, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade, incluindo zonas urbana e rural.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza duas vacinas principais contra a meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis: a meningocócica C (conjugada) e a meningocócica ACWY (conjugada). A vacina contra o sorogrupo B está disponível apenas na rede privada.
O esquema vacinal prevê duas doses da meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade. Já a vacina meningocócica ACWY é administrada como reforço aos 12 meses e também está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos.
Dados do Ministério da Saúde, atualizados em 22 de abril de 2026, apontam que a cobertura vacinal no município é de 85,24% para a meningocócica C e de 50,72% para a meningocócica ACWY. Os números indicam a necessidade de ampliar a adesão, principalmente entre adolescentes, público-alvo do reforço com a vacina ACWY.
A secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, reforça que a rede municipal está preparada para atender a população. “Nossas equipes estão mobilizadas em todas as regiões da cidade, com as vacinas disponíveis nas unidades. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para se imunizar”, pontuou.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As formas bacterianas são mais graves, enquanto as virais tendem a ser mais comuns em determinados períodos do ano.
A orientação é que o público-alvo procure a unidade de saúde mais próxima, levando documento com foto e cartão de vacinação. A Prefeitura reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos, mantendo o município em situação controlada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Capacitação fortalece atuação das equipes das UPAs e Policlínica de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nos dias 16 e 17 de julho a Capacitação em Suporte Básico e Avançado de Vida (SBV/SAV), voltada aos profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na Policlínica Municipal. A ação reuniu 120 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, reforçando o compromisso da gestão com a qualificação permanente das equipes que atuam na linha de frente da urgência e emergência.
Realizada pela Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, a capacitação faz parte das ações de Educação Permanente da rede municipal e teve como objetivo atualizar protocolos, aperfeiçoar técnicas e fortalecer a atuação integrada das equipes, contribuindo para um atendimento cada vez mais ágil, seguro e resolutivo à população.
Durante os dois dias de treinamento, os participantes passaram por aulas teóricas, estações práticas, simulações realísticas e discussões de casos clínicos. A programação abordou temas como o reconhecimento precoce da parada cardiorrespiratória, a reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, o manejo das vias aéreas e o atendimento às principais emergências clínicas, sempre com foco na atuação coordenada entre os profissionais.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que investir na capacitação dos servidores é uma das prioridades da gestão para fortalecer a assistência prestada à população.
“Uma rede de urgência eficiente depende de profissionais preparados e atualizados. Quando investimos na qualificação das nossas equipes, garantimos mais segurança aos pacientes, maior qualidade na assistência e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Essa é uma prioridade da gestão e continuará sendo fortalecida”, afirmou a secretária.
O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, ressaltou que a atualização constante dos profissionais é essencial para manter a excelência dos atendimentos nas unidades de urgência e emergência.
“As situações de urgência exigem rapidez, conhecimento técnico e integração entre as equipes. Capacitações como essa permitem que os profissionais estejam alinhados aos protocolos mais atuais e preparados para responder de forma eficiente aos desafios do atendimento diário. O maior beneficiado com isso é o cidadão, que recebe um atendimento cada vez mais qualificado”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém um cronograma permanente de ações de Educação Permanente, promovendo treinamentos e atualizações voltados aos profissionais da rede. A iniciativa busca fortalecer a padronização das condutas assistenciais, incentivar o aperfeiçoamento técnico e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades municipais de saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
MATO GROSSO5 dias atrásNatasha Slhessarenko fala de estratégias a reviravoltas na disputa ao Governo de MT
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende homem com dois tabletes de pasta base de cocaína em Cáceres
-
POLICIAL6 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil prende homem suspeito de tentativa de homicídio em Peixoto de Azevedo
-
POLICIAL6 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais

