CUIABÁ
Cuiabá implanta programa inédito de limpeza de bocas de lobo contra alagamentos
Pela primeira vez em sua história, Cuiabá conta com um programa contínuo e estruturado de limpeza de bocas de lobo em toda a cidade, resultando até o momento em aproximadamente 2.600 limpas em diversas regiões. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, atende a uma determinação do prefeito Abilio Brunini e rompe com práticas adotadas por gestões anteriores, que se limitavam a ações paliativas e emergenciais.
Segundo a secretaria, o programa atual é inédito e abrangente. O serviço era feito de forma pontual, geralmente após reclamações da população, com caminhões hidrojato simples, voltados apenas para situações emergenciais. Ou seja, não havia um plano permanente de limpeza e manutenção da rede de drenagem.
O programa agora em execução prevê a limpeza de todas as bocas de lobo de Cuiabá, com prioridade para os pontos críticos de alagamento. Entre as áreas já atendidas estão a Avenida Barão de Melgaço, a região central e a Avenida Carmindo de Campos, onde o serviço está prestes a ser finalizado, além de diversos bairros da capital.
Especialmente na Avenida Carmindo de Campos, comerciantes relataram que nunca haviam presenciado uma ação desse tipo, mesmo após 10, 15 ou até 20 anos de atividade, o que indica que várias bocas de lobo estavam há décadas sem qualquer limpeza.
O trabalho vai além da retirada de resíduos das caixas de captação. A ação inclui a desobstrução completa da rede de drenagem, com limpeza das manilhas e tubulações, que em alguns casos estavam entre 80% e 95% obstruídas. Com isso, a vazão da água da chuva, que antes operava com apenas cerca de 10% da capacidade, foi restabelecida. Em média, são retiradas entre 5 e 7 toneladas de lixo por boca de lobo, resultado do acúmulo de resíduos sólidos ao longo dos anos. Da Avenida Carmindo de Campos, estima-se a retirada de 300 toneladas, sendo cerca de 100 bocas de lobo ao longo da via.
Com a limpeza das caixas e da rede, há que se destacar que as manilhas passaram a operar com vazão plena. O próximo passo do programa será a limpeza das trincheiras, etapa considerada fundamental para eliminar alagamentos que têm sido recorrentes nessas áreas.
Após a conclusão da limpeza geral, o programa entra em fase permanente de manutenção, uma vez que novos entupimentos podem surgir, especialmente em regiões com grande fluxo de pessoas, devido ao descarte irregular de lixo. A secretaria ressalta que, graças à limpeza profunda realizada agora, os resultados tendem a perdurar por um longo período, fortalecidos pela manutenção contínua.
Readequação das bocas de lobo
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras também planeja uma segunda etapa do programa, que prevê a substituição e readequação das caixas e tampas das bocas de lobo, seguindo os padrões de engenharia. Um novo modelo de caixa, já utilizado em outras cidades, deverá ser implantado gradualmente, começando pelas vias mais importantes de Cuiabá.
Essas novas estruturas contarão com sistemas de grelha para reter o lixo antes que ele chegue à rede de drenagem. Um processo licitatório está em fase de planejamento para aquisição do material. As novas caixas serão encaixadas nas estruturas existentes, facilitando a substituição e a manutenção.
Muitas das tampas existentes que estão em uso são excessivamente pesadas e muitas delas foram fabricadas sem critérios técnicos adequados, o que dificulta tanto o trabalho das equipes como encarece a manutenção. A proposta é padronizar medidas e materiais, adequando o sistema às normas de engenharia.
Conscientização ambiental
Durante os trabalhos na Avenida Carmindo de Campos, as equipes encontraram vestígios de caixas de óleo, resíduos químicos e fiações de telecomunicações dentro da rede de drenagem. Esse tipo de material não deveria ser descartado no sistema de águas pluviais, que escoa diretamente para o rio Cuiabá. Além disso, a rede de drenagem não é preparada para receber produtos químicos e muito menos para escoar entulhos. A rede de drenagem é exclusivamente para escoamento das águas pluviais.
Diante da situação de possível crime ambiental, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras acionou os órgãos competentes responsáveis pela fiscalização ambiental para acompanhamento dos casos, em conjunto com órgãos estaduais, para encaminhamento das medidas cabíveis, entre elas a legalização do descarte correto desse óleo. Além da autuação, os responsáveis estão passíveis de multas, mediante a comprovação das irregularidades.
A gestão municipal reforça que, apesar do investimento em equipamentos modernos e da mobilização permanente das equipes, o sucesso do programa depende também da consciência ambiental da população. Cada boca de lobo limpa chega a retirar cerca de três toneladas de resíduos por metro, evidenciando o impacto do descarte inadequado de lixo.
“A prefeitura está fazendo sua parte, mas a cidade limpa depende de todos nós”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira.
Além do programa de limpeza, a administração municipal também executa ações de recapeamento asfáltico e manutenção viária, por meio da operação tapa-buracos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá
O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.
Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.
De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”
Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”
Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”
Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”
Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.
Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.
A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.
Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.
A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO6 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
