CUIABÁ

Convidada da Tribuna Livre aborda Mal. Cândido Rondon

A Profª Sandra Regina de Queiroz foi convidada da Tribuna Livre, pelo vereador Mario Nadaf (PV), desta quinta-feira (04) e abordou o ‘Dia Nacional das Comunicações’ – comemorado no dia 05 de maio, em homenagem ao “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal Rondon (Mimoso – distrito de Santo Antônio de Leverger, 5 de maio de 1865 – Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 1958), foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras. Rondon foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) – que deu origem à FUNAI. Estimulou a criação do Parque Nacional do Xingu. O estado brasileiro de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem. É o patrono da arma de Comunicações do Exército Brasileiro”, conforme apresenta a Wikipédia.
O segundo e último convidado a fazer uso da Tribuna foi o diretor da Associação dos Empresários do Distrito Industrial, Domingos Kennedy Garcia Sales, e denunciou o abandono do Distrito Industrial pelo Poder Público e requisitou a construção de uma creche para o local, a fim de atender cerca de 3.800 mães trabalhadoras. O empresário foi indicação do vereador Eleus Amorim (CIDA).&nbsp
Obs.: Estas Tribunas podem ser assistidas em: https://www.youtube.com/watch?v=ZyJQjVf52X0
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dra. Mara promove ações no Dia Mundial do Meio Ambiente e reforça compromisso com um futuro mais verde para Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Saúde mantém urgência 24h em Cuiabá no feriado de Tiradentes; veja o que fecha

No feriado nacional de Dia de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Cuiabá manterá apenas os serviços essenciais de saúde em funcionamento. A medida segue o decreto nº 11.585/2025, assinado pelo prefeito Abilio Brunini.

Com isso, atendimentos eletivos, consultas agendadas e setores administrativos não funcionarão durante o feriado. Já a rede de urgência e emergência permanece ativa, garantindo assistência à população 24 horas por dia.

O que funciona no feriado (24h)

Durante o feriado, seguem em atendimento contínuo as unidades de urgência, emergência e hospitalares:

Na atenção secundária, permanecem abertas as UPAs Pascoal Ramos (Região Sul), Morada do Ouro (Região Norte), Leblon (Região Leste) e Verdão (Região Oeste), além da Policlínica do Pedra 90.

Já na rede hospitalar, o atendimento segue normalmente no Hospital Municipal São Benedito, no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Centro Médico Infantil (CMI).

Também continuam em funcionamento as residências terapêuticas, com seis unidades operando de forma ininterrupta para internação e moradia assistida.

Leia Também:  Secretário de Inclusão assegura sinalização aguardada há seis meses por escola

Serviços que estarão fechados

Os atendimentos eletivos e serviços administrativos ficam suspensos, incluindo:

Na atenção primária, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fechadas.

Na atenção especializada, não haverá funcionamento dos Centros de Especialidades Médicas, Serviços de Atenção Especializada (SAE), Centros Especializados em Reabilitação (CER), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR), além de estruturas como LACEC e URPICS.

Também não funcionam os setores de vigilância e controle, como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Zoonoses, CEREST e CIEVS.

Os serviços voltam ao expediente normal no próximo dia útil, ou seja, quarta-feira (22). A orientação da Secretaria é que a população utilize as unidades abertas apenas em situações de urgência e emergência, ajudando a manter o fluxo adequado de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA