CUIABÁ

Contorno Leste já conta com cinco quilômetros de pavimentação em trecho que liga a ponte do Rio Coxipó à Avenida Jurumirim

A construção da maior via estruturante dos últimos 50 anos do município, o Contorno Leste, já conta com mais de cinco quilômetros de pavimentação asfáltica no trecho que liga a ponte do Rio Coxipó à Avenida Jurumirim. Neste momento, os trabalhos seguem para confecção de ciclovias e, posteriormente, para instalação de meio-fio, calçadas e sarjetas.

A nova avenida, projetada e executada pela gestão Emanuel Pinheiro, possui 17,3 km de extensão e interligará mais de 50 bairros cuiabanos ao desenvolvimento urbano da capital, beneficiando, diretamente, mais de 250 mil cuiabanos, sob investimentos de mais de R$ 125 milhões, início no Distrito Industrial até à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

O prefeito Emanuel Pinheiro, afirmou que a via será responsável por preencher uma grande lacuna existente na cidade, que por décadas passou despercebida “Um vazio em Cuiabá que dia após dia vem ganhando forma e deixando para trás, uma história de abandono. Aqui, o poder público terá a oportunidade de investir em outros setores, como por exemplo, saúde e educação, além dos novos comércios que irão surgir trazendo emprego e renda. É apenas o começo da revolução que vamos fazer aqui nesta terra”, disse.

Leia Também:  Em visita à Procuradoria-Geral do Município, juízes apresentam Núcleo de Solução de Conflitos do TJMT

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), comandada pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa, destacou o comprometimento da gestão na finalização da obra. “As equipes estão atuando em todos os trechos, executando o projeto. Sabemos que as obras demandam alguns contratempos, porém, toda essa espera por parte da população valerá a pena. O Contorno Leste representa avanços e desde que chegamos até aqui, temos testemunhado vidas sendo transformadas para melhor, aproximando os cidadãos da administração pública”, comentou.

O planejamento abrange ainda, pista dupla – cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, acostamento e ciclovia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Escola recebe plantio de mudas de árvores frutíferas e fortalece educação ambiental no Pedra 90

A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (Emebec) Herbert de Souza, localizada no bairro Pedra 90, recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), o plantio de 22 mudas frutíferas por meio do Projeto Pomar nas Escolas. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, com apoio do Horto Florestal Tote Garcia e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Projeto Verde Novo, do Tribunal de Justiça, e Águas Cuiabá.

A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contou com a participação dos estudantes no plantio, que também receberam orientações sobre preservação ambiental, arborização urbana e cuidados com as mudas. O Projeto Pomar nas Escolas foi lançado na terça-feira (3), na EMEB Dom Bosco do Praeirinho, e prevê a implantação de pomares em unidades da rede municipal de ensino.

Durante a atividade, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, destacou a importância da união entre instituições públicas e privadas para ampliar as ações de arborização e conscientização ambiental.

“Essa ação aqui na Emebec Herbert de Souza representa a integração entre Prefeitura, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Águas Cuiabá e demais parceiros em torno de um objetivo comum, que é promover mais qualidade ambiental e conscientizar as novas gerações sobre a importância de cuidar do lugar onde vivemos”, afirmou.

Leia Também:  Prazo da inscrição definitiva e registro de candidatura da 2ª etapa de seletivo para o Conselho Tutelar termina sexta-feira (21)

Segundo o secretário, o plantio de árvores é uma das estratégias para ampliar a cobertura vegetal da capital, especialmente em regiões que passaram por acelerado processo de urbanização.

“Muitas áreas da cidade cresceram rapidamente e o espaço que antes era ocupado pelo verde deu lugar a construções, ruas e asfaltamento. Recuperar parte dessa cobertura vegetal é fundamental para garantir mais conforto térmico, qualidade de vida e equilíbrio ambiental. Plantar árvores é uma ação simples, mas extremamente importante para o futuro da cidade”, ressaltou.

A coordenadora da Emebec Herbert de Souza, Suzan Mara da Costa Corrêa, enfatizou o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e o potencial das crianças como multiplicadoras do conhecimento.

“É uma iniciativa muito importante devido à questão ambiental, que é muito relevante. As crianças levam esse conhecimento para casa e para a comunidade, tornando-se multiplicadoras dos saberes. Toda ação voltada à preservação do meio ambiente fortalece a consciência coletiva”, afirmou.

Ela destacou ainda que a unidade já desenvolve atividades relacionadas à educação ambiental, especialmente por atender uma comunidade com características rurais.

“As questões ambientais já fazem parte do nosso currículo. Também contamos com uma horta escolar, que integra o processo de aprendizagem dos estudantes. Recentemente, a equipe do projeto realizou uma revitalização desse espaço, tornando-o ainda mais adequado para as atividades educativas”, explicou.

De acordo com a consultora jurídica da Comissão de Meio Ambiente do TCE, Fabrícia Ely Gouvea, por meio da educação ambiental é possível levar conscientização para as crianças e, por consequência, para as famílias e a comunidade, transformando o meio em que vivem para melhor.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova Lei Espaço Solidário e fortalece atuação do terceiro setor

Além de contribuir para a arborização da escola, o Projeto Pomar nas Escolas estimula a conscientização sobre sustentabilidade, cuidado com os recursos naturais e sentimento de pertencimento, permitindo que os estudantes acompanhem o desenvolvimento das árvores que ajudaram a plantar.

A diretora da escola, Luciane Pinto de Almeida, acompanhou a atividade e elogiou o projeto. “O projeto é lindo e tem um valor reconhecido para o ambiente escolar e para a comunidade”, declarou.

O secretário Portocarrero despertou o entusiasmo e a alegria dos alunos ao escrever o nome deles na ripa de madeira que sustenta a muda até que ela alcance um porte maior.

Portocarrero também realizou uma dinâmica com as turmas, simbolizando o crescimento das árvores até a formação de um pomar ou de uma floresta. Todos estavam sentados e ele sugeriu que fossem se levantando devagar até ficarem totalmente de pé. “Assim são as árvores, vão crescendo aos poucos até ficarem grandes. E todas juntas têm mais força e formam as florestas”, explicou. A exemplificação agradou os estudantes, que concordaram entre si.

Além do Projeto Pomar, a unidade receberá reforço para impulsionar a horta escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA