CUIABÁ

Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas toma posse e inicia plano municipal

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) empossou, nesta quinta-feira (19), a presidente e os conselheiros titulares e suplentes, que passam a atuar na formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento e à prevenção do uso de drogas em Cuiabá. A presidência do colegiado ficará sob responsabilidade da secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares.

Com o desafio de estruturar uma política municipal efetiva sobre o tema, a presidente empossada afirmou que o trabalho, desenvolvido em conjunto com os 32 conselheiros, conta com o apoio das esferas estadual e federal para construir diretrizes capazes de enfrentar e dialogar com a realidade atual.

“A nossa primeira missão é assumir essa responsabilidade coletiva. Como moradores e cidadãos de Cuiabá, temos o compromisso de definir o que esperamos para o município, estabelecendo diretrizes que sirvam de base para o enfrentamento, a prevenção e o combate ao uso de drogas”, afirmou Juliana Palhares.

A presidente do Conselho também reforçou a necessidade de captação de recursos para viabilizar as ações. “Nenhuma política pública se concretiza sem orçamento. Precisamos avançar na captação de recursos estaduais e federais. O fundo já existe, a conta está criada e estamos prontos para apresentar projetos.”

A solenidade contou com um momento de espiritualidade conduzido pelo padre Pedro Canísio Schroeder, representante da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega a nova Praça Rachid Jaudy e o Instituto Dante de Oliveira nesta sexta-feira (20), às 9h

A secretária executiva do conselho, Francismary Amorim, explicou que o COMPOD foi criado em 2013 e passou por mudanças administrativas até ser vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública. Com a posse, os trabalhos começam oficialmente. “Nosso principal objetivo é elaborar o Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, já que o município ainda não possui uma legislação estruturada sobre o tema”, pontuou.

Entre os empossados está o delegado da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos, Wilson Cibulskis Junior, representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ele ressaltou a importância da atuação integrada, especialmente no campo da prevenção. “A participação de diferentes atores é fundamental para o sucesso dessa política. Acredito que o trabalho nas escolas, envolvendo jovens e famílias, é essencial para reduzir os índices de uso de drogas e seus impactos sociais”, destacou.

O colegiado reúne representantes de órgãos governamentais e não governamentais, incluindo secretarias municipais, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Federação das Associações de Moradores de Bairros, instituições religiosas, clubes de serviço, conselho profissional, comunidades terapêuticas e entidades empresariais.

Leia Também:  Procon Cuiabá orienta consumidor sobre cuidados durante período de promoções da Black Friday

CONFIRA OS TITULARES DO CONSELHO

Representantes dos órgãos governamentais
Moisés Batista Marinho
Suzana Przybyszewski Barros

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Fábio Bumlai Alves Pinto
Edmilson Marques de Moraes

Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão
Cleverson Leite de Almeida

Secretaria Municipal de Governo
Marília Gabrielle Figueiredo Fontes

Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp-MT)
Wilson Cibulskis Junior

Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp)
Juliana Chiquito Palhares
Robson Pereira dos Santos

Representantes das entidades não governamentais

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT)
Bento Epifânio da Silva Filho

Federação das Associações de Moradores de Bairros
Helena Maria do Nascimento

Instituições religiosas
Eliana Conceição Leite, pela Mitra Arquidiocesana de Cuiabá

Clubes de serviço
Jefferson William de Oliveira, pelo Rotary Club de Cuiabá

Comunidades terapêuticas
Alonso Alcântara Moura, pela Associação Terapêutica, Ambiental e Acolhimento Paraíso

Entidades de serviços
Daniel Paulo Maia Teixeira, pela Câmara de Dirigentes Lojistas

Áreas profissionais
Ivna de Oliveira Nunes, indicada pelo Conselho Regional de Serviço Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Parceria entre Secretaria de Habitação Municipal e Associação de Moradores contemplará 122 famílias do bairro Vila Verde

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Prefeitura desmonta versão de Amauri, nega colapso financeiro e questiona pagamento antecipado de R$ 21 milhões

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA