CUIABÁ

Comissão de Saúde discute projeto de prevenção à gravidez precoce e agenda visita à nova secretária

Publicados

em

Vinicius Ferreira – SECOM/Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão de Saúde (CS) da Câmara Municipal de Cuiabá discutiu, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei de autoria da vereadora Michelly Alencar (União Brasil) que institui a Política Municipal de Prevenção à Gravidez Precoce e de Incentivo ao Planejamento Familiar. A proposta prevê a implementação de ações educativas e preventivas em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, tanto da rede pública quanto privada, que prestam serviços no âmbito municipal.
Participaram da reunião os vereadores Michelly Alencar, presidente da comissão, Ilde Taques (PSB), vice-presidente e Alex Rodrigues (PV), membro titular.
Segundo Michelly, o projeto tem como objetivo ampliar o acesso à informação, orientar sobre métodos contraceptivos e estimular o diálogo sobre saúde sexual, visando reduzir os índices de gravidez não planejada entre adolescentes e jovens.
“O projeto visa combater o alto número de gestações na adolescência, com foco na divulgação de informações sobre métodos contraceptivos, especialmente o DIU (Dispositivo Intrauterino) de longa duração, e no planejamento familiar, em hospitais e unidades de saúde. Também busca alertar sobre os riscos e consequências da gravidez precoce, incluindo a possibilidade de morte para as jovens e seus bebês, além de ampliar o acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva. Entre as ações previstas estão a distribuição de materiais educativos, orientação sobre métodos contraceptivos e o monitoramento dos resultados por meio de um cadastro de pacientes”, destacou a parlamentar.
Durante o encontro, também foi definido que os membros da CS realizarão uma visita à nova secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, para apresentar os trabalhos da comissão e conhecer os projetos que serão conduzidos sob sua gestão. Além disso, será feita uma vistoria no novo Centro Integrado de Saúde, localizado na Avenida Beira Rio, que reunirá grande parte das ações da pasta, incluindo uma ala voltada ao programa Mounjaro, iniciativa de autoria da presidente da comissão, com foco em emagrecimento e qualidade de vida.
O objetivo é acompanhar o andamento das obras e verificar a previsão para o início das atividades.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Exoneração de Felipe Wellaton ocorre por motivo de férias; Reginaldo Teixeira assume interinamente

Propaganda

CUIABÁ

Márcia Pinheiro segue internada na UTI em São Paulo um mês após sofrer AVC

Ex-primeira-dama de Cuiabá passou por cirurgia para retirada de malformação arteriovenosa cerebral; equipe médica iniciou redução da sedação

Publicados

em

Márcia Pinheiro, de 58 anos, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, cerca de um mês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em sua residência, no dia 13 de setembro. Segundo informações divulgadas pelo portal FolhaMax, a equipe médica iniciou o processo de retirada da sedação.

De acordo com uma fonte próxima à família, os médicos estão tentando reduzir a sedação, mas o procedimento ocorre de forma gradual e exige acompanhamento clínico. A evolução do quadro depende das avaliações realizadas pela equipe responsável pelo tratamento.

Após sofrer o AVC, Márcia foi levada inicialmente a um hospital de Cuiabá, onde passou por uma cirurgia de emergência. Posteriormente, no dia 24 de setembro, a família decidiu transferi-la para São Paulo, em busca de continuidade do tratamento especializado.

Seis dias após chegar à nova unidade hospitalar, ela foi submetida a outra cirurgia, desta vez para a retirada de uma malformação arteriovenosa cerebral (MAV), apontada como a causa do acidente vascular cerebral.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá aplica mais de 12 mil doses durante Dia D da Multivacinação

O processo de redução da sedação é realizado mediante avaliação médica criteriosa. Durante essa etapa, os profissionais acompanham as respostas neurológicas da paciente e verificam as condições necessárias para eventuais mudanças no suporte respiratório, conforme sua evolução clínica.

Família mantém esperança na recuperação

O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PSD), filho de Márcia, publicou nas redes sociais uma fotografia da infância ao lado da mãe e da tia. Na legenda, demonstrou esperança na recuperação e no reencontro com a família.

“Deus está cuidando e creio que logo logo estaremos juntos novamente ainda nessa Terra”, diz um trecho da mensagem publicada pelo parlamentar.

Márcia Pinheiro é esposa do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD), e teve atuação pública como primeira-dama da capital mato-grossense durante a gestão do marido, entre 2017 e 2024.

Em 2022, ela disputou o Governo de Mato Grosso pelo Partido Verde (PV). Na ocasião, recebeu 267.172 votos, equivalentes a 16,41% do total, e terminou a disputa na segunda colocação.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA