CUIABÁ

Colaboradores do Hospital São Benedito participam de palestras sobre prevenção ao suicídio

Colaboradores do Hospital Municipal São Benedito (HMSB), unidade gerida pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, participaram durante dois dias de palestras orientativas sobre prevenção ao suicídio e saúde mental. A ação é uma iniciativa do setor de Psicologia do Trabalhador em alusão à campanha Setembro Amarelo.

Foram abordados os temas: “Prevenção ao Suicídio Materno”, pela psicóloga Isadora Branco, e “Ansiedade é tão ruim assim? Depressão X Tristeza. Suicídio, como prevenir?”, pelo psiquiatra Lucas Loureiro. A psicóloga Euzélia Consuelo palestrou sobre os três AS (Autoestima, Autoconhecimento e Autocompaixão) como prevenção do suicídio.

A neuropsicóloga Telma Cristine abordou o tema Identidade, autoconhecimento e sentido da vida: Suicídio e os sinais de socorro. A abertura das palestras foi realizada pelo educador físico, Rodrigo Souza, do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT. 

Segundo a psicóloga Vanessa Schorro, do setor de Psicologia do Trabalhador, a proposta em trazer a Campanha do Setembro Amarelo ao HMSB é promover conhecimento e compreensão que facilite o processo de desmistificação e dissolução do tabu em torno do suicídio, e as ações preventivas que cada profissional, líder e indivíduo podem adotar. 

Leia Também:  Assistência Social intensifica ações de abordagens a imigrantes, atua no referenciamento de famílias e faz alerta sobre trabalho infantil

“Assim como fizemos no HMC, achamos importante levar essa conscientização também aos colaboradores do HMSB. Acreditamos que a prevenção só ocorre a partir do enfrentamento do problema, da abertura para discussões e diálogos que envolvem o tema. É essencial falar sobre suicídio para que as pessoas que estejam em sofrimento emocional e vivenciando situações difíceis busquem ajuda”, destacou.

Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, ressaltou que todos os anos as unidades desenvolvem ações pertinentes à saúde mental, além do trabalho contínuo com os atendimentos psicológicos e psiquiátricos aos colaboradores que buscam por atendimento. 

“Enquanto gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e diretoria dos hospitais, entendemos que a saúde emocional é tão importante quanto à saúde física. Colocamos como prioridade o bem-estar do trabalhador, que poderá contar sempre com uma gestão atenciosa”, pontuou. 

De janeiro a junho de 2022 foram 630 atendimentos realizados aos colaboradores. Sendo 45% dos casos relacionados ao transtorno de ansiedade, 32% por motivo de depressão, 11% burnout, 11,5% colaboradores passando pelo processo do luto e 5% com outras doenças mentais e emocionais. 

Leia Também:  Secretaria de Saúde realiza neste sábado (30) a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal nas regionais Norte e Oeste

“É preciso atenção redobrada para a promoção da saúde mental dos colaboradores. Esse serviço é oferecido de forma gratuita, disponível das 07h às 00h. É um setor inteiramente sigiloso, não havendo qualquer tipo de compartilhamento de informações”, revelou Jucélia Rocha, responsável técnica do setor de Psicóloga do Trabalhador. 

Atendimentos

Serviço gratuito para os colaboradores do HMC e HMSB – Informações (65) 9 9933-2575

Serviço gratuito e voluntário para todos – O Centro de Valorização da Vida atua na prevenção de suicídios e oferece apoio emocional a qualquer pessoa que necessite conversar com alguém. Ligue 188. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

HMC realiza 88 cirurgias por vídeo em dois meses e amplia acesso a procedimentos menos invasivos

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), ampliou a oferta de cirurgias minimamente invasivas e já contabiliza 88 procedimentos realizados por videolaparoscopia nos últimos dois meses. A técnica tem sido utilizada principalmente em cirurgias de apendicite e de doenças da vesícula biliar, tanto em casos de urgência quanto em procedimentos eletivos de pacientes que aguardavam na fila da Central de Regulação.

A iniciativa representa uma importante modernização na assistência cirúrgica oferecida pelo HMC. Desde o início do mutirão, em 13 de junho, os procedimentos passaram a ser realizados com pequenas incisões, em substituição aos grandes cortes da cirurgia convencional. A técnica utiliza uma câmera e instrumentos específicos, permitindo que a equipe médica acompanhe a região operada por meio de um monitor.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a ampliação das cirurgias por vídeo contribui para aumentar o acesso da população a procedimentos mais modernos e oferece benefícios importantes durante o período de recuperação.

“Estamos ampliando o acesso da população a procedimentos realizados com técnicas mais modernas, que proporcionam mais conforto, segurança e uma recuperação mais rápida. Esse resultado mostra o avanço que estamos promovendo no HMC e o compromisso em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada aos pacientes do SUS”, destacou Deisi Bocalon.

Leia Também:  Cuiabá oficializa criação da Secretaria Adjunta de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares

Entre as principais vantagens da videolaparoscopia estão as incisões menores, o menor trauma aos tecidos, a redução da dor no pós-operatório, o maior conforto ao paciente e a recuperação mais rápida. A técnica também pode possibilitar alta hospitalar mais precoce, de acordo com a avaliação clínica de cada paciente.

A diretora-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Kelluby de Oliveira, ressalta que a ampliação dos procedimentos por vídeo representa uma mudança importante no perfil da assistência prestada pelo hospital.

“Estamos fortalecendo a capacidade do HMC e incorporando procedimentos que trazem ganhos importantes para o paciente. São 88 cirurgias realizadas em apenas dois meses, um resultado que demonstra o avanço da unidade e a importância de investir em estrutura, equipes e novas tecnologias para ampliar o atendimento pelo SUS”, afirmou Kelluby.

A maior parte das cirurgias por vídeo realizadas no período envolve procedimentos de apendicite e vesícula biliar. Nos meses de junho e julho, o HMC também promoveu um mutirão que resultou em 30 cirurgias desse tipo. Além dos pacientes atendidos em situações de urgência, a técnica também está sendo utilizada em procedimentos eletivos de pessoas que aguardavam atendimento pela Central de Regulação.

Leia Também:  Secretaria de Saúde realiza neste sábado (30) a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal nas regionais Norte e Oeste

O médico responsável técnico pelo HMC, Eduardo Andraus, explica que a mudança representa uma evolução significativa na rotina cirúrgica da unidade e destaca os benefícios da técnica para os pacientes.

“Quando pensamos nas grandes incisões da cirurgia convencional e comparamos com os pequenos cortes da cirurgia por vídeo, percebemos uma diferença muito importante. É uma cirurgia que possibilita mais conforto, menos dor, recuperação mais rápida e, em muitos casos, uma alta mais precoce. Isso também permite ampliar o acesso da população ao SUS”, explicou Eduardo Andraus.

Segundo o médico, em 2026, as cirurgias de apendicite e de vesícula biliar realizadas no HMC passaram a contar, em sua maioria, com a técnica por vídeo, especialmente nos atendimentos de urgência e nos procedimentos eletivos encaminhados pela Central de Regulação.

A realização de 88 cirurgias por videolaparoscopia em dois meses marca uma nova etapa para o HMC e reforça a modernização dos serviços cirúrgicos oferecidos à população. A iniciativa busca aliar ampliação do acesso ao SUS, segurança dos procedimentos e melhores condições de recuperação para os pacientes atendidos na unidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA