CUIABÁ

Câmara de Cuiabá conquista Selo Diamante de Transparência Pública

Publicados

em

14/11/2024
Câmara de Cuiabá conquista Selo Diamante de Transparência Pública
A Câmara Municipal de Cuiabá, sob gestão do presidente Chico 2000 (PL), conquistou o Selo Diamante de Transparência Pública no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O parlamento alcançou o índice de 98,10% de transparência, referente ao ano de 2024.
Chico valorizou a evolução da Câmara de Cuiabá, que em 2023, obteve o Selo Ouro, com 91,02%. A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
“Nós buscamos isso, em 2023 tivemos Selo Ouro, por meio décimo nós perdemos o Selo Diamante, então estabelecemos a meta, a busca do Selo Diamante, tivemos 98,10%, isso em razão do trabalho sério da equipe. Um resultado que nos deixa feliz, mostra que a Câmara de Cuiabá está preocupado em transmitir tudo que acontece aqui, através do Portal de Transparência”, comentou o presidente, nesta quinta-feira (14.11).
O vereador reforçou que o reconhecimento é fruto do compromisso do Legislativo em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.
“Esse Selo significa que a Câmara de Cuiabá não esconde os seus dados, tudo que é feito a nível de gestão interna, como é tratado o orçamento, tudo se torna público. Todas as informações e processos licitatórios são postos ao alcance de análise. É a Câmara zelando por aqui que não é nosso, mas de todos os cidadãos”, acrescentou.
O Selo Diamante será entregue pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no dia 4 de dezembro, às 9h, no Auditório da Escola de Contas do TCE.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito destaca novo CIAC como parte do projeto de revitalização do Centro de Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura orienta comerciantes sobre retirada de veículos abandonados em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, participou nesta quinta-feira (1º) de uma ação orientativa para identificar e orientar proprietários sobre a retirada de veículos abandonados, sucatas e outros materiais que ocupam calçadas e espaços públicos. A iniciativa foi realizada na região leste da Capital, especialmente na região do Doutor Fábio, como parte da ação integrada Mobilidade em Ordem.

Durante a fiscalização, equipes conversaram com comerciantes, proprietários de oficinas, funilarias e estabelecimentos da região, orientando sobre a necessidade de liberar os espaços destinados à circulação de pedestres e veículos. Os responsáveis receberam prazo de sete dias para providenciar a retirada dos materiais e veículos.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, explicou que a primeira abordagem tem caráter educativo e busca garantir a organização do espaço público.

“Hoje é uma ação orientativa. Estamos dando prazo de sete dias para que os empresários, donos de funilaria e mecânicas façam a retirada dessas sucatas que estão próximas à via pública. Precisamos liberar o passeio e também a via, garantindo o direito de ir e vir da população”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito destaca novo CIAC como parte do projeto de revitalização do Centro de Cuiabá

Segundo a secretária, após o prazo, as equipes retornarão aos locais para verificar o cumprimento das orientações. Em casos de permanência dos veículos em áreas públicas, poderão ser adotadas medidas administrativas, incluindo a remoção por guincho.

Durante a ação, um dos pontos vistoriados apresentava uma van abandonada, um trator, um caminhão e acúmulo de lixo e entulho, comprometendo a circulação de pedestres. A situação também foi relacionada às normas municipais referentes à ocupação irregular de calçadas e à limpeza urbana.

A Mobilidade em Ordem reúne ações integradas da SEMOB, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O objetivo é promover a organização dos espaços públicos, melhorar a mobilidade e garantir condições adequadas para a circulação da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA