CUIABÁ
Bem-Estar Animal, Dema e Ordem Pública fecham canil clandestino e resgatam doze cães vítimas de maus-tratos
A Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou uma ação extremamente bem-sucedida em prol da causa animal. Com o apoio da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, resgatou 12 cães e desativou um canil clandestino em Cuiabá na quinta-feira, 14 de setembro. Esses animais agora estão sob os cuidados do Bem-Estar Animal e passarão por castração, vacinação e vermifugação e, então, para adoção.
De acordo com a constatação feita, o ambiente era totalmente insalubre, e a situação de maus-tratos era de extrema gravidade. Havia comida estragada, uma quantidade inadequada de ração para o número de animais, água imprópria para o consumo, baias pequenas e sujas com piso de chão batido, além do acúmulo de fezes e urina.
Em uma geladeira desligada, foi encontrado um pacote de pulmão bovino que exalava mau cheiro e provavelmente seria utilizado para alimentar os cães. Em um fogão, que estava notavelmente sujo, havia uma panela com comida que, supostamente, foi preparada para alimentar os animais, porém já estava fermentando, tornando-se azeda.
“A vitória é para a causa animal de Cuiabá. Esses animais já sofreram muito e merecem agora ser felizes, tratados com dignidade e amor, como todos os animais merecem”, destacou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Mello.
Entre os animais resgatados, estão alguns da raça Pitbull, Boxer, American Bully e sem raça definida), o que não deixa dúvidas de que eram utilizados para reprodução e comercialização de filhotes.
O proprietário do canil clandestino no bairro Nova Esperança não foi encontrado, mas já havia sido notificado e multado anteriormente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá amplia programação do Show das Águas com apresentações de terça a domingo
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ampliou a programação do Show das Águas no Parque das Águas. O espetáculo, que voltou a funcionar neste ano após passar por um amplo processo de revitalização, agora conta com apresentações de terça-feira a domingo, sempre às 18h30, 19h30 e 20h30, oferecendo mais uma opção gratuita de lazer para moradores e visitantes da capital.
O Parque das Águas funciona diariamente, das 5h às 22h. Durante o dia, o chafariz principal permanece em operação das 5h até o início da noite, entre 17h40 e 17h50, sendo acionado em intervalos de meia hora.
A ampliação da programação faz parte do processo de modernização do complexo de fontes e chafarizes, conduzido pela Limpurb. O sistema já opera com cerca de 90% da capacidade mecânica prevista, enquanto as etapas finais da atualização tecnológica seguem em andamento.
Entre as melhorias implantadas estão a instalação de um novo Controlador Lógico Programável (CLP), que amplia o controle das operações e permite coreografias mais elaboradas para os jatos d’água, além de inversores de frequência, responsáveis por garantir maior precisão e sincronização entre água, iluminação e trilha sonora.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a definição de uma programação fixa fortalece o Parque das Águas como um dos principais espaços públicos de convivência e turismo de Cuiabá.
“Nosso compromisso é oferecer à população espaços públicos cada vez mais atrativos e bem cuidados. Com o retorno do Show das Águas e, agora, com apresentações regulares de terça a domingo, o Parque das Águas volta a ocupar seu lugar como um dos principais cartões postais da cidade. Seguimos trabalhando para concluir a modernização do sistema e proporcionar um espetáculo ainda mais completo para os cuiabanos e turistas”, afirmou.
A revitalização do complexo recebeu investimento aproximado de R$ 3,6 milhões, viabilizado por meio de parceria público privada. Cerca de 25 profissionais participaram dos serviços de recuperação da estrutura, que possui uma plataforma de aproximadamente 70 metros de extensão, chafarizes com jatos que alcançam até 30 metros de altura, iluminação cênica e sincronização musical.
Com a conclusão das últimas etapas da modernização, a expectativa é que o sistema opere com 100% da capacidade, incorporando novas funcionalidades, músicas e efeitos visuais para tornar o espetáculo ainda mais atrativo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
MATO GROSSO4 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO4 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
ESPORTES5 dias atrásExposição gratuita de fã resgata o legado de Ayrton Senna em Cuiabá – veja o video
