CUIABÁ

Após notificação, Secretaria de Agricultura recebe resposta formal do CIEE referente ao atraso salarial de estagiários

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, recebeu uma resposta formal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com relação à solução da recorrência de atrasos salariais referente à prestação de serviços dos estagiários que atuam perante o Executivo. A pasta havia encaminhado uma notificação à instituição, visto que o município mantém convênio junto ao CIEE para a contratação de estagiários e mantém os pagamentos rigorosamente em dia.

Atualmente 208 estudantes participantes do programa de estágio atuam nas pastas do Executivo, sendo 35 de nível médio e 173 de nível superior. Os estudantes são das seguintes áreas: Ciências Biológicas, Direito, Contabilidade, Georreferenciamento, Administração, Construção Civil, Secretariado, Comunicação, Economia, Informática, Agronomia, Contabilidade, Educação, Farmácia, Serviço Social, Engenharia De Transportes, Letras, Meio Ambiente E Psicologia.

Na resposta formal, o CIEE primeiramente pede escusas por eventual transtorno que tenha sido causado ao Executivo e aproveitou a oportunidade para reforçar o comprometimento e o empenho no cumprimento das obrigações referentes ao contrato firmado. Além disso, a instituição esclarece que os sistemas e procedimentos internos foram otimizados e a mudança para o novo sistema (modernização) não aconteceu de forma totalmente automatizada, acarretando em instabilidade operacional nos últimos meses e, consequentemente, em inconsistências. Destacou também que foi procedido com o processamento das folhas de pagamentos e que não mais ocorreram atrasos sistêmicos em relação ao pagamento da bolsa-auxílio dos estagiários da Prefeitura de Cuiabá.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá se prepara para adequar-se à LGPD

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reforçou que a Prefeitura, desde o início da contratação dos serviços com o CIEE, sempre honrou com o compromisso de efetuar o repasse financeiro regularmente, dentro do prazo estabelecido entre as partes.  Ainda destacou que, no ano de 2021 o Executivo investiu em capacitação de 50% dos estagiários para entenderem o funcionamento da máquina pública. A meta para 2022 é que o projeto seja retomado e 100% dos estagiários sejam capacitados.

“Uma das preocupações da gestão Emanuel Pinheiro é garantir uma boa formação que começa pelo estagiário e nós trabalhamos a qualificação da mão de obra desses profissionais que tiveram a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. No ano passado, iniciamos um programa de capacitação dos estagiários em parceria com o CIEE. Capacitamos cerca de 50% dos estagiários que atuam no município para entenderem como funciona a máquina pública. Com a situação que ocorreu, ficamos preocupados com a possibilidade de rescisão dos contratos, mas o CIEE fez os ajustes internos necessários e regularizou a situação. Agora, a nossa expectativa é dar continuidade ao projeto para que 100% dos estagiários sejam capacitados esse ano”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá pede que usuários atualizem dados do cartão SUS para mutirão de cirurgias eletivas

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura regulariza Mercado do Porto e prepara nova etapa de requalificação

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá encerrou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Mercado do Porto e iniciou uma nova etapa de regularização e melhorias no espaço. O anúncio foi feito pelo prefeito Abílio Brunini nesta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa realizada na programação comemorativa do Dia do Feirante, no próprio mercado.

Com o encerramento do TAC, o Mercado do Porto passou a contar, pela primeira vez em muitos anos, com alvará da Vigilância Sanitária. A Prefeitura também começou a entregar os Termos de Permissão de Uso aos comerciantes, medida que busca regularizar a documentação das bancas e organizar a ocupação do espaço.

Durante a agenda, o prefeito Abílio Brunini explicou que o encerramento do TAC representa uma mudança na situação administrativa do mercado e permite avançar para uma nova fase de intervenções.

“Encerramos o TAC do Mercado do Porto e, hoje, o mercado tem alvará da Vigilância Sanitária. Também estamos entregando os termos de permissão dos usuários, regularizando as bancas que antes não tinham a documentação adequada”, disse.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá pede que usuários atualizem dados do cartão SUS para mutirão de cirurgias eletivas

A Prefeitura também prepara intervenções físicas no Mercado do Porto. Segundo o prefeito, a estrutura, construída há pouco mais de um ano, já apresentou necessidade de manutenção e deverá passar por reparos e adequações em diferentes áreas.

Na área dos restaurantes, uma das intervenções previstas é a retirada do forro existente. A proposta é deixar a estrutura do telhado aparente, com acabamento adequado, além de realizar outros reparos necessários no espaço.

A requalificação também inclui ações culturais. A Prefeitura pretende ampliar a presença de artistas no local para a produção de pinturas e outras manifestações artísticas, retomando uma característica tradicional do espaço, que historicamente reúne representações da cultura e da identidade cuiabana.

A programação cultural deverá incluir ainda apresentações musicais. A administração municipal também estuda integrar ao Mercado do Porto artesãos e trabalhadores que atuam no Shopping Orla, ampliando a variedade de atividades e produtos disponíveis aos visitantes.

Para Abílio, as ações integram um processo contínuo de organização e melhoria do mercado, com medidas voltadas tanto à infraestrutura quanto ao funcionamento do espaço.

Leia Também:  Câmara Municipal realiza audiência pública para debater o combate ao bullying e violência nas escolas públicas e privadas de Cuiabá

Outra medida prevista pela Prefeitura é a realização de um chamamento para definir uma empresa ou associação responsável pela administração do Mercado do Porto. A proposta é estabelecer um modelo de gestão que permita dividir com os comerciantes os custos relacionados à manutenção e ao funcionamento do espaço.

A iniciativa está sendo estudada pela administração municipal como uma possibilidade de parceria público-privada (PPP), com o objetivo de estruturar a gestão e garantir a manutenção contínua do mercado.

O encerramento do TAC, a regularização documental, a adequação sanitária e as intervenções de infraestrutura marcam uma nova etapa para o Mercado do Porto, com ações voltadas à organização do espaço, à melhoria das condições de funcionamento para comerciantes e à qualificação do atendimento ao público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA