CIDADES
Advogada detona gestão da OAB-MT: “só lembra quando precisa de votos”
Segundo ela, a atual gestão priorizou gastos com festas luxuosas
Umas idealizadoras do projeto OAB Start, a advogada Marcela Florência utilizou as redes sociais para fazer duras críticas a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Segundo ela, que atua no bairro Pedra 90, a administração da candidata à reeleição Gisela Cardoso priorizou os gastos com festas luxuosas enquanto jovens advogados de bairros periféricos foram esquecidos.
Marcela aponta que a chapa de Gisela só lembra dos advogados dessas regiões quando precisa do pagamento da anuidade ou de votos para se manter no poder. “Quando a chapa Nova OAB propõe uma verdadeira mudança, vocês ficam incomodados. Nós, advogados da periferia, pagamos a mesma anuidade que vocês, temos a mesma carteira, nosso voto tem o mesmo peso. Então, exigimos respeito e representatividade”, expressou ela.
A fala ocorreu em resposta a uma publicação em que a também advogada Meire da Costa Marques, que concorre à eleição pela chapa de Gisela, ironiza a proposta de ampliação da OAB Start, afirmando que a iniciativa já existe. Mesmo sem apresentar qualquer exemplo ou dados que confirmem a informação, Meire argumentou ainda que há orçamento de sobra para expandir o projeto. Entretanto, para Marcela Camargo a afirmação não passa de um discurso vazio ou proposta de vitrine em período eleitoral. “Preferiram gastar em festas de luxo, eventos para elite, para os amigos de alto escalão. Enquanto isso, os jovens advogados do Pedro 90, do Osmar Cabral, Tijucal, Santa Teresinha e tantos outros bairros, continuam esquecidos. A verdade é uma só. Vocês, da Chapa 1, não se importam com a gente”, disse.
Na publicação, Marcela explicou ainda que o projeto OAB Start nasceu no bairro Pedra 90, criado por jovens advogados da região que enfrentam dificuldades por estarem localizados distantes da região central. A ideia é garantir, de forma gratuita, espaços compartilhados e estruturados para advogados e advogadas que estão
iniciando na profissão e ainda não possuem escritórios próprios.
Enquanto nos últimos anos a advocacia periférica enfrentava suas lutas, sem apoio e sem estrutura, a senhora diz que tem dinheiro, que tem orçamento de sobra? Se é assim, por que não vieram fazer isso antes? Foi a chapa Nova OAB que acolheu nossa ideia, nos escutou, aprimorou o projeto junto com a gente e já lançou o mesmo modelo no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande”, completou
Fonte: FolhaMAX
CIDADES
Gisela tem candidatura homologada pelo União e entra oficialmente na disputa por vaga na Câmara
O União Brasil oficializou nesta quinta-feira (30), durante convenção estadual realizada no Espaço CDL, em Cuiabá, a candidatura da presidente da legenda na Capital, Gisela Simona, à Câmara dos Deputados. Com a homologação, a-deputada federal suplente entra oficialmente na disputa eleitoral de 2026 ao lado de outros cinco candidatos da sigla: Fábio Garcia, Virginia Mendes, Ednei Blasius, Altemar Lopes da Silva e Carlos Sanchez Roman.
A oficialização encerra uma etapa partidária e abre uma nova fase da campanha de Gisela, que tenta retornar ao Congresso após exercer, durante 33 meses, um mandato marcado pela defesa dos direitos do consumidor, pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e pela construção de propostas voltadas à modernização da legislação brasileira.
“Agora é oficial. Meu nome foi homologado na convenção e estou candidata à deputada federal. É um dia de muita emoção e gratidão por receber novamente a oportunidade de colocar meu nome à disposição de Mato Grosso. Sigo acreditando que a política deve ser um instrumento para melhorar a vida das pessoas e ampliar a proteção de quem mais precisa da presença do Estado”, afirmou.
Ao longo de sua passagem pela Câmara dos Deputados, Gisela ganhou projeção nacional ao relatar o Pacote Antifeminicídio, que fortaleceu o combate à violência contra as mulheres. Também participou da tramitação de projetos voltados à proteção feminina, atuou em iniciativas para ampliar os mecanismos de defesa do consumidor, apresentou propostas de combate às fraudes financeiras, defendeu regras mais rigorosas para o mercado das apostas esportivas e foi relatora do projeto que resultou na regulamentação do spray de pimenta como instrumento de legítima defesa para mulheres.
A convenção também homologou a candidatura do ex-governador Mauro Mendes ao Senado Federal e definiu os nomes do União Brasil que disputarão vagas na Assembleia Legislativa. Entre eles estão os deputados Júlio Campos, Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco, que buscam a reeleição, além de Michelly Alencar, Wender Ramon, Eliane Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos Barros e Ana Paula Leiria.
Os candidatos integrarão a chapa proporcional da Federação União Progressista, formada pelo União Brasil e pelo Progressistas (PP), que disputará as eleições de outubro com uma nominata conjunta para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa.
Além da definição das candidaturas, a convenção foi marcada pela disputa interna sobre o posicionamento do partido na sucessão estadual. Após intenso debate entre os convencionais, o União Brasil aprovou, por 30 votos a 19, o apoio à candidatura do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) à reeleição ao Palácio Paiaguás.
A votação expôs diferenças dentro da legenda, mas consolidou a posição da direção estadual em favor da continuidade do grupo político que governa Mato Grosso desde 2019.
Para Mauro Mendes, o resultado representa o reconhecimento de um modelo de gestão baseado em equilíbrio fiscal, capacidade de investimento e execução de obras estruturantes.
“Otaviano Pivetta tem uma trajetória marcada pela seriedade, pela experiência e pela capacidade de entregar resultados. Em Lucas do Rio Verde construiu uma referência nacional de gestão pública e, ao nosso lado, ajudou a transformar Mato Grosso em um dos estados que mais investem no cidadão. Tem todas as condições de dar continuidade a esse projeto.”
Ao agradecer o apoio recebido, Pivetta afirmou que a decisão fortalece um projeto construído coletivamente ao longo dos últimos anos.
“Recebo esse apoio com gratidão e responsabilidade. Essa decisão demonstra maturidade política e compromisso com Mato Grosso. Ao lado de Mauro Mendes recuperamos um Estado que enfrentava enormes dificuldades e construímos uma gestão equilibrada, que investe, gera oportunidades e entrega resultados. O desafio agora é preservar esse legado e continuar avançando.”
-
MATO GROSSO5 dias atrásA conta do vice: Dr Altemar Lopes já recebeu mais de meio milhão de reais desde o inicio do novo mandato
-
MATO GROSSO4 dias atrásPrefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo recortado do debate em que Wellington diz ser médico-veterinário ao responder pergunta sobre saúde viraliza na rede
-
MATO GROSSO3 dias atrásGisela aposta na força regional e leva recado de Pivetta a Moacir em Barra do Garças
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta e Wellington estão empatados em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDr. João rompe com Wellington e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro mantém liderança ao Senado com 45% seguido por Janaina com 30% enquanto Medeiros avança na disputa com 22%

