CIDADES
Bebês morrem em Água Boa e famílias clamam por justiça; pais exigem investigação rigorosa no Hospital Regional
Familiares de três crianças que faleceram no Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, realizaram nesta quinta-feira (26.09) uma nova manifestação para cobrar justiça e uma investigação completa sobre as mortes. Mães, pais e parentes das vítimas afirmam que houve negligência médica, com falta de leitos e atrasos no atendimento, o que contribuiu diretamente para o agravamento dos quadros de saúde dos bebês.
Os manifestantes seguravam cartazes pedindo investigação rigorosa das mortes e a punição dos responsáveis. “Queremos justiça por nossos filhos. Queremos que sejam investigadas as mortes das nossas crianças no Hospital Regional Paulo Alemão”, estampava um dos cartazes levados ao protesto, que contou com a presença de familiares. “Governador Mauro Mendes, imploramos: ajude-nos a fazer justiça aos nossos pequenos”, pedia uma faixa.
Sandra, mãe de Anthony, um dos bebês que faleceu, relatou em depoimento emocionado os detalhes da última internação do filho, que chegou ao hospital com sintomas simples de tosse e vômito, mas acabou morrendo após horas de espera e uma intubação malsucedida. “Meu filho estava consciente e me pediu água antes de ser levado para a UTI. Depois da intubação, ele teve cinco paradas cardíacas”, conta Sandra, em lágrimas.
Bruna, tia de Vaioleth, outra vítima, também participou da manifestação, enquanto a mãe da criança, devastada, mudou-se para o Paraná por não suportar mais viver em Água Boa após a perda de sua filha de 1 ano e 5 meses. “Nossa dor é imensa e ninguém parece nos escutar”, afirma Bruna.
AUMENTO DA MORTALIDADE INFANTIL
As mortes não são casos isolados. Dados recentes mostram que a mortalidade infantil em Água Boa aumentou significativamente na atual gestão do prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, que é médico.
Entre 2021 e 2023, a média foi de 20,31 óbitos por 1.000 nascidos vivos, um aumento de 50,78%. Esse crescimento alarmante na taxa de mortalidade infantil levanta sérias questões sobre a qualidade do atendimento no hospital.
MOBILIZAÇÃO POR JUSTIÇA
A mobilização chamou a atenção para uma saúde pública que, segundo os manifestantes, tem falhado na missão básica de proteger vidas. O Hospital Regional Paulo Alemão, que deveria ser um símbolo de atendimento de qualidade, agora é alvo de desconfiança e denúncias de omissão.
A mãe de Anthony está determinada a continuar lutando para buscar maior adesão da população e mais visibilidade ao caso. “Eles não vão silenciar nossa dor. Eu não vou parar até que investiguem a fundo o que aconteceu com o meu filho”, argumenta Sandra.
GRITO POR JUSTIÇA
As denúncias das mães revelam uma falha estrutural que precisa ser corrigida urgentemente. É inadmissível que famílias sofram tamanha perda por causa de falta de leitos e atrasos em procedimentos que poderiam ter salvado vidas. O aumento das taxas de mortalidade infantil é um sinal claro de que algo está profundamente errado no sistema de saúde local.
A sociedade civil, junto ao poder público, precisa agir. É fundamental que as autoridades de Água Boa promovam uma auditoria completa no Hospital Regional e garantam que as falhas sejam corrigidas.
A manifestação desta quinta-feira foi a segunda realizada para protestar contra a morte das crianças. Famílias e amigos haviam realizado um movimento no dia 21 de setembro. A negligência que tirou a vida de Anthony, Izabella e Vaioleth não pode ser ignorada, e os responsáveis devem ser punidos com rigor. A tragédia em Água Boa é um grito por justiça, e cabe à sociedade garantir que ele seja ouvido.

CIDADES
Nova diretoria do Grêmio do IFMT conquista emenda para cozinha industrial
Criado em 1987, o Grêmio Estudantil Nilo Peçanha inicia um novo capítulo de sua história com a posse da nova diretoria no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Octayde Jorge da Silva. Prestes a completar 40 anos de atuação na representação estudantil, a entidade começa a nova gestão já com uma importante conquista: a viabilização de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Emanuelzinho destinada à construção de uma cozinha industrial para atender os estudantes do campus.
Ao longo de seus 39 anos de história, o Grêmio consolidou-se como um espaço de representação estudantil, fortalecendo o protagonismo juvenil e promovendo iniciativas nas áreas de cultura, esporte, cidadania e integração acadêmica. A nova diretoria assume a missão de dar continuidade a esse trabalho, ampliando o diálogo entre os estudantes e a instituição.
Para a presidente do Grêmio Estudantil, Yasmim Vitória Souza Dias, a nova gestão representa uma oportunidade de fortalecer a voz dos estudantes e buscar melhorias para toda a comunidade acadêmica.
“É uma grande honra assumir a presidência do Grêmio, pois entendo a importância da representação estudantil para nosso campus. Trata-se de muito mais do que um cargo: é a oportunidade de dar voz aos estudantes, fazer com que nossas demandas sejam ouvidas e, mais do que isso, atendidas. Com diálogo, mobilização e luta, já conquistamos importantes avanços e tenho certeza de que conquistaremos ainda mais para o nosso IF.”
Entre as prioridades da nova gestão está o incentivo à participação estudantil e o desenvolvimento de projetos que aproximem ainda mais os alunos das atividades promovidas pelo campus, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a construção coletiva de soluções para a comunidade acadêmica.
Nesse sentido, o vice-presidente, Samuel Heitor Guia Souza, ressalta que o envolvimento dos estudantes será um dos pilares da atuação do Grêmio.
“O Grêmio Estudantil Nilo Peçanha acredita que a participação dos estudantes é essencial para fortalecer a comunidade escolar. Valorizamos o diálogo, o respeito e o trabalho em equipe, buscando desenvolver ações que incentivem o protagonismo estudantil no IFMT Campus Octayde.”
Outro eixo de atuação da nova diretoria será a ampliação das ações de extensão, aproximando o Instituto da comunidade e incentivando projetos que permitam aos estudantes aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A diretora de Extensão, Milena Juliana Reindel de Jesus, destaca que essa aproximação será uma das prioridades da gestão.
“Quero fazer da extensão uma ponte entre o IFMT e a comunidade. Nosso objetivo é incentivar projetos, ações sociais, eventos e parcerias que permitam aos estudantes colocar seus conhecimentos em prática, aprender com a sociedade e mostrar o potencial que existe dentro do nosso campus.”
A nova diretoria reúne estudantes de diferentes cursos técnicos integrados do campus. Compõem a gestão Yasmim Vitória Souza Dias, presidente; Samuel Heitor Guia Souza, vice-presidente; Maria Eduarda Costa Figueiredo dos Santos, secretária-geral; Haryel Lourenzo Teodoro de Pádua, secretário-adjunto; George Alencar de Paula Martins, tesoureiro; Gabriel Ribeiro Lourenço, diretor administrativo; Gabrielly Osorski Goulart, diretora de Comunicação; Maria Luiza Paiva Puertas, diretora de Cultura e Eventos; Rafael de Freitas Rezende, coordenador de Esportes; e Milena Juliana Reindel de Jesus, diretora de Extensão.
Com uma conquista importante já no início do mandato, a nova diretoria inicia sua gestão reforçando o compromisso de representar os estudantes, ampliar o diálogo com a instituição e dar continuidade à trajetória construída pelo Grêmio Estudantil Nilo Peçanha ao longo de quase quatro décadas de história.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta define equipe de campanha e entrega coordenação política a trio de ex-secretários e ex-senador
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFaissal Calil apresenta projetos para ampliar segurança e fortalecer a atividade dos motoboys em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJayme confirma reunião com Max Russi e diz que próximas horas podem redefinir cenário da disputa ao Paiaguás – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“SAMU E CORPO DE BOMBEIROS SÃO COMPLEMENTARES. APROVAÇÃO DESTE PROJETO AMPLIA A CAPACIDADE DE SALVAR VIDAS”, DESTACA WELLINGTON
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington convoca convenção estadual do PL para o dia 22 e oficializa largada da campanha ao Governo de Mato Grosso
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop leva vacinação itinerante ao Shopping Sinop neste sábado (18) e domingo (19)

