AGRONEGÓCIO

Vigiagro retém ovos in natura enviados por remessa postal dos EUA sem autorização

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), interceptou na terça-feira (23) uma encomenda de ovos in natura no Centro de Tratamento Internacional dos Correios (CEINT), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O material, originário da Carolina do Norte (Estados Unidos), foi enviado por remessa postal sem a necessária autorização e certificação zoossanitária internacional.

Apesar de os Estados Unidos terem encerrado, em julho deste ano, o estado de emergência nacional em saúde pública para a gripe aviária, o país ainda registra focos do vírus H5N1 em aves, rebanhos leiteiros e até casos de infecção em humanos. A Carolina do Norte, de onde partiu a remessa, é um dos principais estados produtores de aves.

A ação do Vigiagro resultou na devolução dos ovos ao país de origem, medida essencial para reduzir o risco de introdução de doenças no Brasil. A entrada de produtos de origem animal ou vegetal sem o cumprimento das normas do Mapa configura infração legal e está sujeita a penalidades.

Leia Também:  Produção de soja do Brasil é estimada em 154,53 milhões de toneladas

Risco sanitário

Ovos in natura podem estar contaminados pelo vírus da influenza aviária, tanto na casca quanto em seu interior, caso sejam provenientes de aves infectadas. Apesar de o consumo de ovos cozidos ser considerado seguro, a finalidade da remessa interceptada era desconhecida. Se destinados à reprodução, pintos oriundos de ovos contaminados poderiam introduzir e disseminar o vírus.

A fiscalização reforça a importância do cumprimento das normas zoossanitárias para proteger a avicultura nacional e a segurança alimentar.

Informações à imprensa

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Julho registra disponibilização de mais de 5,4 milhões de doses de vacinas contra clostridioses

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, durante o mês de julho, foram disponibilizadas 5.442.000 doses de vacinas contra clostridioses no mercado nacional.

Do total disponibilizado no período, 4.031.840 doses (74,09%) correspondem a vacinas importadas e 1.410.160 doses (25,91%) são de fabricação nacional.

O Mapa mantém atuação permanente junto à indústria de insumos veterinários para estimular a ampliação da produção nacional, viabilizar importações e agilizar os procedimentos de fiscalização e liberação de vacinas, contribuindo para o abastecimento do mercado nacional.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Leia Também:  Governo federal prorroga prazos para produtores rurais renegociarem dívidas
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA