AGRONEGÓCIO
Ministro Fávaro se reúne com Grupo de Trabalho para avançar em proposta de apoio financeiro a produtores do Rio Grande do Sul
Nesta terça-feira (15), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conduziu uma reunião, na sede do Ministério, com o Grupo de Trabalho (GT) instituído para reunir informações e formular propostas de enfrentamento ao endividamento dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, em decorrência dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos. Ainda hoje, foi publicada a Portaria nº 73, de 14 de julho de 2025, que formalizou a composição do GT, designando seus membros titulares e suplentes.
Durante o encontro, os deputados federais Alceu Moreira e Afonso Hamm, representantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), apresentaram o esboço de um substitutivo ao Projeto de Lei nº 5.122/2023. A proposta busca autorizar a renegociação, liquidação, anistia e concessão de rebate de dívidas de crédito rural com recursos do Fundo Social, beneficiando produtores afetados por estiagens, enchentes, geadas e outras adversidades climáticas ocorridas entre 2020 e 2025.
O texto apresentado pelos parlamentares prevê a criação de uma linha especial de crédito, com condições facilitadas, voltada à quitação de débitos como financiamentos rurais, Cédulas de Produto Rural (CPRs) e outros empréstimos relacionados à atividade agropecuária. A iniciativa contempla taxas de juros reduzidas, prazos estendidos e mecanismos de segurança para preservar o acesso dos produtores a novas operações de crédito.
Designado pela Portaria do GT como representante titular do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o ministro Fávaro destacou a relevância da Cédula de Produto Rural (CPR) como instrumento fundamental para a formalização de crédito no setor. “A CPR é um instrumento muito importante hoje na formação do crédito aos produtores. Ela representa o ponto de equilíbrio e a base de legitimidade dessa proposta,” afirmou o ministro.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, suplente do ministro no GT, reforçou a importância do encontro. “A reunião foi muito significativa, pois tratamos das dívidas do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país, especialmente daquelas decorrentes de fenômenos climáticos. Ela ocorreu no mesmo dia da publicação da portaria, com a presença de representantes do Governo do Estado, do Congresso Nacional, da Casa Civil, do Mapa, do Banco do Brasil e de diversas entidades que estão realmente comprometidas com a busca por soluções,” destacou Campos.
Também participaram da reunião, representando o Mapa, o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo; o diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, Thiago Dahdah; e o coordenador-geral de Crédito Rural, João da Silva Souza.
Informação à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Hambúrguer e pescado de Ribeirão Preto podem ser comercializados em todo o Brasil
Duas agroindústrias de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passaram a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional após o reconhecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A equivalência foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de portaria publicada no dia 8 de setembro.
As empresas produzem pescado pronto para preparo em fritadeiras elétricas e hambúrgueres. Para os empreendimentos, a mudança permite buscar clientes fora do mercado atendido anteriormente pelo serviço municipal.
Uma das empresas produz tilápia, surubim, tilápia recheada com provolone, croquete de tilápia e camarão. Os produtos são comercializados por meio de delivery, empórios, lojas de conveniência, boutiques de carne, bares e restaurantes, além de vendas entre empresas.
Com a ampliação da área de comercialização, a empresa pretende desenvolver novos canais de distribuição e, conforme a formalização de contratos, aumentar a produção e o número de funcionários.
Na indústria de hambúrgueres, a integração ao Sisbi-POA também abre a possibilidade de comercialização para estabelecimentos de outros estados. A empresa já atende clientes e recebe demanda de hamburguerias de São Paulo, Minas Gerais e outros estados próximos. A produção é automatizada, e novos investimentos estão previstos para 2027.
As duas empresas autorizadas a utilizar o selo deverão incluir nas embalagens a inscrição Sisbi, do Mapa, indicando que a inspeção foi feita pelo município, mas equivalente àquela feita pelo Mapa.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLICIAL4 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO3 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO4 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
