AGRONEGÓCIO

Ministro Carlos Fávaro participa da abertura do Show Safra 2026 em Mato Grosso

Publicados

em

Em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da cerimônia oficial de abertura do Show Safra 2026, nesta segunda-feira (23), em Lucas do Rio Verde. Considerado um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, o Show Safra consolida o município como um dos principais polos de inovação, tecnologia e geração de negócios no agro mato-grossense.

Durante a abertura, o ministro Fávaro destacou a importância do fortalecimento do setor agropecuário brasileiro por meio de políticas públicas, inovação tecnológica e ampliação de mercados internacionais, ressaltando o papel estratégico de eventos como o Show Safra para aproximar produtores, empresas e investidores, além de difundir conhecimento e novas soluções para o campo.

O ministro Fávaro destacou em seu discurso a necessidade de ampliar o acesso a oportunidades e afirma que é possível superar o momento difícil com união entre produtores e governo, ressaltando ainda a abertura de mais de 550 mercados como estratégia para garantir renda e oportunidades ao agro brasileiro. “Vamos ampliar o acesso ao crédito e seguir abrindo mercados, porque é assim que garantimos renda e superamos os desafios do campo”, disse.

Leia Também:  Ponte desaba e expõe gargalos logísticos para o escoamento da safra

Agenda

Durante agenda na Show Safra Mato Grosso 2026, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com cooperativas para discutir o avanço de projetos estruturantes voltados ao fortalecimento da agricultura familiar. O encontro contou também com a participação do prefeito de Lucas do Rio Verde (MT), Miguel Vaz Ribeiro, e do vice-prefeito Joci Piccini.

Entre as iniciativas debatidas, estão ações de verticalização da produção, como a implantação de uma indústria de polpa de frutas, o processamento de extrato de tomate e o fortalecimento da apicultura. O objetivo é viabilizar condições para a execução dos projetos, ampliando oportunidades, promovendo organização produtiva e impulsionando o desenvolvimento no campo.

Show Safra

A edição de 2026, realizada entre os dias 23 e 27 de março, apresenta uma programação ampliada e diversificada, com iniciativas que refletem a evolução do agronegócio brasileiro. Entre os destaques estão o Show Safra Aero, com estrutura voltada a demonstrações e negócios aeronáuticos agrícolas; o Show Safra Pecuária, com leilões, demonstrações práticas e debates sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; além do Show Safra Mulher, Show Safra Connect, Show Safra Negócios e o inédito Show Safra Educação, dedicado à formação profissional e capacitação no setor.

Leia Também:  Agro ajuda Brasil a fechar agosto com superávit de R$ 37,7 bilhões

O evento também incorpora iniciativas como o CIDESA, que promove a integração de 16 municípios da região, e o Conecta Hub, voltado ao fomento de inovação, acesso a financiamento e fortalecimento de redes de relacionamento no agro.

Reconhecido por seu impacto econômico, o Show Safra movimenta significativamente a economia local e regional, com expectativa de atrair dezenas de milhares de visitantes e centenas de expositores. Na edição anterior, o evento superou 170 mil visitantes e contou com a participação de mais de 1.500 marcas, consolidando-se como uma das principais vitrines do agronegócio nacional.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Abertura de mercados para produtos brasileiros em Antígua e Barbuda, Chile, Argélia, China e Paraguai

Publicados

em

As autoridades sanitárias e fitossanitárias de Antígua e Barbuda, Chile, Argélia, China e Paraguai comunicaram ao Brasil a abertura de mercados para novos produtos brasileiros.

Para Antígua e Barbuda, está autorizada a exportação de carnes, produtos cárneos e miúdos de aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos.

Para o Chile, foi autorizada a exportação brasileira de extrato de carne de ruminantes para consumo humano.

Para a Argélia, está autorizada a exportação de grãos secos de destilaria (DDG) de milho brasileiro.

A China, por sua vez, autorizou a exportação de miúdos internos, pele e ossos de suínos de origem brasileira.

O Paraguai, por fim, autorizou a exportação brasileira de fibra de coco (substrato).

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Leia Também:  Safra recorde: Conab está em campo fazendo levantamento da safra 2023/24 de cana-de-açúcar
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA