AGRONEGÓCIO
Brasil aprimora diálogo e avança em novos mercados na América Central e Caribe
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou, em 8 de agosto, missão oficial a América Central e Caribe com o objetivo de fortalecer o comércio agropecuário brasileiro, ampliar a cooperação técnica e articular com os países da região a participação na 23ª Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que será sediada pelo Brasil em novembro, em Brasília, reunindo ministros da Agricultura das Américas.
A primeira etapa ocorreu no Panamá, em reuniões com o vice-chanceler Carlos Hoyos e autoridades do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário (Mida). Na pauta, o avanço das exportações brasileiras para a região, com interesse em ampliar as vendas de proteína animal, frutas, alimentos para pet food e material genético, além de ajustes técnicos para acelerar protocolos sanitários em negociação.
O diálogo também abriu espaço para cooperação técnica e científica, integração regional e novas parcerias entre o Mapa, a Embrapa e o Mida. A expectativa é avançar na abertura do mercado panamenho para produtos brasileiros e firmar um memorando de entendimento sobre sanidade animal e vegetal e vigilância agropecuária. Em 2024, o comércio de produtos agropecuários com o Panamá somou US$ 89,6 milhões, com destaque para cereais, farinhas e preparações.
A missão seguiu para Barbados, onde, no dia 11 de agosto, foram discutidas oportunidades para ampliar o comércio em produtos como carnes, material genético, frutas e grãos, além de potencializar a cooperação técnica entre os países. As delegações trataram também da elaboração de um memorando de entendimento de cooperação técnica e da concretização de protocolos para abertura do mercado barbadiano a produtos brasileiros, como carne bovina, material genético avícola e bovino, e produtos vegetais. A meta, no curto prazo, é assinar o documento e anunciar oficialmente as aberturas de mercado.
A missão prossegue para São Vicente e Granadinas e Granada, sendo concluída no Peru, onde o Brasil participará da reunião do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Mapa publica editais para credenciamento de laboratórios
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou os Editais SDA/Mapa nº 16/2026 e nº 17/2026, que abrem processo de credenciamento de laboratórios para atuação em diferentes áreas analíticas no âmbito da defesa agropecuária.
O Edital SDA/Mapa nº 16/2026 destina-se ao credenciamento de laboratórios nas áreas de Físico-Química de Produtos de Origem Animal, Físico-Química de Produtos de Origem Vegetal, Microbiologia de Alimentos e Água, Resíduos e Contaminantes em Alimentos, Físico-Química de Alimentos para Animais e Físico-Química de Vinhos, Bebidas e Fermentados Acéticos.
Já o Edital SDA/Mapa nº 17/2026 contempla o credenciamento de laboratórios na área de Qualidade do Leite.
Os credenciamentos serão realizados conforme as disposições da Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022, da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, do Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, da Portaria Mapa nº 747, de 23 de dezembro de 2024, e das demais normas aplicáveis.
Os requisitos para participação, a documentação exigida, o cronograma, os prazos de inscrição e de apresentação da documentação, bem como as orientações para envio das propostas e os canais para esclarecimento de dúvidas, constam dos respectivos editais. Os interessados devem consultar atentamente o documento correspondente antes de realizar a inscrição.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta define equipe de campanha e entrega coordenação política a trio de ex-secretários e ex-senador
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFaissal Calil apresenta projetos para ampliar segurança e fortalecer a atividade dos motoboys em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVeja quem são os 50 convencionais que decidirão a disputa entre Jayme e Mauro no União Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJayme confirma reunião com Max Russi e diz que próximas horas podem redefinir cenário da disputa ao Paiaguás – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“SAMU E CORPO DE BOMBEIROS SÃO COMPLEMENTARES. APROVAÇÃO DESTE PROJETO AMPLIA A CAPACIDADE DE SALVAR VIDAS”, DESTACA WELLINGTON
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington convoca convenção estadual do PL para o dia 22 e oficializa largada da campanha ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho

