POLÍTICA NACIONAL

Projeto abre crédito orçamentário para investimentos em presídios federais

O Congresso Nacional analisa projeto (PLN 19/26) que abre crédito especial no Orçamento de 2026 no valor de R$ 80 milhões para investimentos no sistema penitenciário e para obras de pesagem rodoviária.

No caso do sistema penitenciário, serão destinados recursos para:

  • construção de muralhas nos presídios federais de Campo Grande (MS) e de Porto Velho (RO);
  • instauração de centros de treinamento e convivência nos presídios de Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Norte, de Rondônia, do Paraná e do Distrito Federal; e
  • obras de estações de tratamento de esgoto e água e estacionamento em Mossoró (RN).

Também será feito repasse para que o Instituto Federal do Amazonas possa pagar contribuição à Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

As ações serão cobertas por remanejamentos de despesas e, portanto, não haverá impacto sobre a meta fiscal do ano, que é um superávit de R$ 34,4 bilhões.

Próximos passos
O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelo Plenário do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara dos Deputados e  do Senado Federal).

Leia Também:  Deputados analisam projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte; acompanhe

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Câmara dos Deputados

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Davi cancela sessão do Congresso por falta de acordo sobre vetos

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, cancelou a sessão deliberativa do Congresso prevista para esta quinta-feira (9). Segundo ele, não houve acordo entre as lideranças partidárias sobre a votação de vetos presidenciais que estavam na pauta.

Ao anunciar a decisão em Plenário nesta quarta-feira (8), Alcolumbre informou que a sessão apreciaria, em princípio, seis projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs), aprovados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), além de vetos presidenciais cuja votação havia sido adiada desde 18 de junho.

O presidente afirmou que, apesar das negociações conduzidas nos últimos dias entre o governo e as lideranças partidárias, não foi possível construir consenso, principalmente na Câmara dos Deputados. Segundo ele, houve divergências até mesmo entre líderes de um mesmo partido nas duas Casas sobre quais vetos deveriam ser analisados.

— Não dá para ir para uma sessão do Congresso em que as lideranças da Câmara e do Senado não conseguem ter um mínimo de convergência em relação ao que vai ser deliberado — explicou.

Leia Também:  Decisão de Dino sobre emendas não atrapalha pauta econômica na Câmara, afirma Motta

Alcolumbre disse que continuará buscando um entendimento para definir uma pauta consensual antes de convocar uma nova sessão do Congresso. Segundo ele, realizar a sessão sem acordo poderia impedir até mesmo a obtenção do quórum necessário para a abertura dos trabalhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA