POLÍTICA MT

WELLINGTON FAGUNDES ANUNCIA R$ 6 MILHÕES PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E INAUGURA CASA DA DIREITA EM TANGARÁ DA SERRA

O pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), participou na tarde desta quinta-feira da inauguração da Casa da Direita, em Tangará da Serra. Durante o evento, o parlamentar anunciou a destinação de R$ 6 milhões para ações de regularização fundiária no município, recursos viabilizados em parceria com o deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Medeiros (PL).

Segundo Wellington, o investimento permitirá que a Prefeitura avance na entrega de milhares de títulos definitivos às famílias tangaraenses, garantindo segurança jurídica e valorização dos imóveis.

“Hoje quero anunciar que, em parceria com o Medeiros, conseguimos mais R$ 6 milhões para a regularização fundiária. Os recursos já estão à disposição da Prefeitura para que esse trabalho seja realizado. Há alguns anos também destinamos recursos para essa finalidade e, somando os investimentos, serão mais de 20 mil títulos entregues aqui na região”, destacou.

Wellington também lembrou que outros R$ 6 milhões já haviam sido destinados para fortalecer a área da saúde no município, reforçando o compromisso com investimentos que atendam diretamente a população.

Leia Também:  CPI da Previdência aprova relatório final

Casa da Direita

Idealizada pelo vereador Escobar (PL), com o apoio de lideranças do campo conservador, a Casa da Direita passa a funcionar de segunda a sexta-feira, em horário comercial, como um espaço permanente para atendimento à população, debates sobre políticas públicas e construção de propostas voltadas ao desenvolvimento de Tangará da Serra e de Mato Grosso.

Durante seu pronunciamento, Wellington afirmou que o novo espaço representa muito mais que uma estrutura física.

“Esta casa não representa apenas paredes. Ela simboliza uma bandeira, uma porta da direita aberta para discutir política, debater ideias, fortalecer a democracia e reunir pessoas que acreditam em Deus, na família, na liberdade, no trabalho, na segurança e no desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Ressaltou ainda que o fortalecimento dos municípios deve ser prioridade para qualquer gestão estadual.

“Mato Grosso precisa de um governo que respeite as cidades. É nos municípios que vivem as pessoas e onde estão os principais desafios. Governo não é apenas planilha; governo é justiça, parceria e presença junto da população”, declarou.

Leia Também:  Relatório anual da CCJR aponta crescimento da produtividade em 2025

Também participaram da inauguração o deputado federal e pré-candidato ao Senado José Medeiros, o deputado federal Rodrigo da Zaeli, vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil, reforçando a união das principais lideranças da direita em Mato Grosso.

Visita à APAE

Antes da inauguração da Casa da Direita, Wellington Fagundes realizou uma visita institucional à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tangará da Serra, considerada uma das unidades mais tradicionais de Mato Grosso.

Na ocasião, o senador ouviu as principais demandas apresentadas pela direção da entidade e reafirmou o compromisso de buscar recursos e apoio para fortalecer os serviços prestados pela instituição, reconhecida pelo atendimento especializado oferecido a centenas de famílias da região.

Propaganda

POLÍTICA MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Delegado Claudinei discorda de cadastro de reserva nos concursos públicos de MT

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Mauro Mendes nega irregularidades em acordo com a Oi e diz que acusação é “farsa jurídica” - veja entrevista

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA