NACIONAL

Publicado edital para inscrições postergadas do Fies 2026

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira, 25 de junho, o Edital nº 1/2026, que contém o cronograma e os procedimentos relativos à complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2026. A complementação deve ser feita no sistema Fies Seleção, de 1º a 3 de julho, pelos estudantes que tiveram a conclusão da inscrição postergada nos processos seletivos do Fies, referentes ao segundo semestre de 2025 ou primeiro semestre de 2026. 

A íntegra do edital está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página da legislação do Fies. Para fazer a complementação da inscrição, é necessário atender aos demais requisitos, prazos e procedimentos para concessão do financiamento, conforme previsto em edital. 

Após a complementação da inscrição, o candidato deverá validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior, por meio da entrega física ou eletrônica da documentação exigida. A validação deverá ser feita a partir do dia seguinte à complementação da inscrição e em até cinco dias úteis. 

Leia Também:  Com o apoio do MME, Força Aérea inaugura usinas solares com economia anual de R$ 1,17 milhão

O estudante também precisará validar suas informações junto a um agente financeiro no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA. A contratação poderá ser realizada de forma digital ou presencial, mas dependerá da disponibilidade do agente financeiro. 

Os candidatos pré-selecionados para as vagas do Fies Social ficam dispensados da comprovação da renda familiar junto à CPSA. No entanto, devem comparecer à comissão para validação das demais informações nos mesmos prazos dos outros estudantes. 

Fies Social – O Fies Social reserva 50% das vagas para os candidatos que são integrantes de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), na situação de ativos, e com renda per capita de até meio salário-mínimo por pessoa. Nesse caso, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.  

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social visa retomar a função social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil. 

Leia Também:  Operação combate fraudes previdenciárias em cinco estados brasileiros

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários-mínimos. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

MEC inaugura estruturas no Hospital Universitário da Ufal

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira, 25 de junho, a UTI Pediátrica e a reforma da UTI Adulta do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram investidos R$ 7,4 milhões em recursos de emendas parlamentares e da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, empresa vinculada ao MEC. Além disso, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a pasta investe outros R$ 36,8 milhões na universidade, sendo R$ 11,8 milhões para melhorias estruturais no hospital e R$ 25 milhões para ações de expansão e consolidação. 

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, foi representado pelo presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, que destacou o papel dos investimentos na qualificação da assistência prestada à população e na superação de desafios históricos enfrentados pelo hospital. “Hoje, vivemos uma gestão que pensa a saúde e a educação não como gasto, mas como investimento para o desenvolvimento do país e para a melhoria na qualidade de vida da população. Essa ampliação que inauguramos aqui hoje, não só aumenta a capacidade da unidade de atender a casos de alta complexidade, como também vai auxiliar na diminuição das filas para episódios mais simples, como os períodos de doenças sazonais”, disse. 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou que o HU-Ufal é parte integrante do crescimento da universidade e que os investimentos feitos pelo governo federal têm contribuído para o aprimoramento das entregas à população. “Além da nova UTI Pediátrica, que vem para fechar uma lacuna histórica do estado, os recursos repassados à Ufal foram convertidos, de maneira efetiva, em melhorias nos cursos de graduação, nos programas de pós-graduação, na produção de conhecimento e, principalmente, no atendimento geral à população. Junto às inaugurações de hoje, a Ufal também terá mais três empreendimentos, possibilitados pelo Novo PAC. Isso é importante porque o futuro não é só um lugar para o qual estamos indo, mas um ponto que construímos todos os dias”, finalizou. 

Leia Também:  Com o apoio do MME, Força Aérea inaugura usinas solares com economia anual de R$ 1,17 milhão

25/06/2026 - Inauguração da UTI Pediátrica e Entrega da UTI Adulto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

O superintendente do Hospital Universitário da Ufal, Célio Fernando de Sousa, comentou sobre o papel da unidade para a saúde no estado e sobre os novos médicos e enfermeiros que vão trabalhar no local. “O hospital atende a 640 mil pessoas por ano, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), nos 102 municípios alagoanos. Em todo o estado, apenas nós oferecemos ressonância e tomografia com contraste, consultas de genética médica e, agora, serviços de UTI Pediátrica. Então, essa nova unidade, que será composta por 87 profissionais intensivistas pediátricos especialistas, vem para assegurar atendimentos melhores à população, oferecendo serviços que antes não eram acessíveis na rede pública do estado, como nefropediatria, cardiopediatria e neuropediatria”, concluiu.  

A abertura das duas áreas amplia o acesso à terapia intensiva infantil em Alagoas e fortalece a rede pública de saúde, além de consolidar o hospital como referência em ensino, assistência e pesquisa. A nova UTI Pediátrica conta com 10 leitos destinados ao atendimento de crianças de 29 dias a 14 anos e foi concebida para suprir uma demanda antiga no estado, já que o hospital não possuía UTI Pediátrica e, em Alagoas, existe uma demanda crescente por leitos de UTI via Sistema Único de Saúde (SUS). As obras no local estavam paralisadas desde 2022, com execução inferior a 20%, mas foram retomadas em outubro de 2024, após complemento de R$ 2 milhões da HU Brasil. 

A inauguração da UTI Pediátrica transforma a oferta assistencial no HUPAA, assegurando cuidado pediátrico integral, desde a enfermaria até a terapia intensiva. Isso permite que bebês e crianças sejam tratados sem a necessidade de transferências externas, o que garante maior continuidade do cuidado e melhores resultados futuros. A unidade também atuará como retaguarda estratégica para pacientes críticos, com comorbidades graves e situações de aumento sazonal de doenças respiratórias. 

Leia Também:  Brasil avança em cooperação com França e Espanha para impulsionar o turismo

A UTI Adulto já funcionava no hospital, mas estava restrita a sete leitos por necessidade de adequação estrutural. Com a reforma, além da revitalização do ambiente, a UTI voltou a funcionar com 10 leitos, de maneira a ampliar o atendimento e qualificar a assistência. Além disso, as ações fortalecem as atividades acadêmicas do hospital, expandindo os cenários de prática para graduação, pós-graduação, residências médicas e multiprofissionais. Com a inauguração, a UTI deve atender em média de 50 a 100 pessoas mês, a depender do tempo de permanência de internação. 

Ufal – A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 1961, após a fusão entre as Faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia e Odontologia. A instituição é composta pelas unidades Sertão, em Delmiro Golveia; Agreste, em Arapiraca; e por dois campi em Maceió: Engenharia e Ciências Agrárias (CECA), bem como o Aristóteles Calazans Simões (AC Simões). Atualmente, cerca de 27 mil estudantes estão divididos nos 100 cursos de graduação e 51 programas de pós-graduação ofertados pela Ufal. 

Novo PAC – No Campus AC Simões, o MEC está investindo R$ 4 milhões para ampliação do restaurante universitário, por meio do Novo PAC. Já o Campus Penedo ganhará novas estruturas acadêmicas, no valor de R$ 7 milhões; o Campus CECA receberá R$ 5 milhões para a construção das salas de aula; e o Campus Arapiraca também terá novas estruturas acadêmicas, com investimento de R$ 9 milhões. 

Resumo | Mais educação para Alagoas 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA