MATO GROSSO
Indústria de MT mira capital estrangeiro para projetos de logística e bioenergia
Um memorando de entendimento foi assinado nesta segunda feira (25.5) entre a Invest MT, Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e a Bioind MT para ampliar a atração de investimentos e fortalecer projetos ligados à industrialização, bioeconomia e logística no Estado.
O acordo faz parte da estratégia da agência, que atua em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), de ampliar a presença internacional de Mato Grosso e aproximar investidores estrangeiros de projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico estadual.
Entre as iniciativas estão projetos ligados ao etanol de milho, biometano, florestas plantadas, infraestrutura e logística, incluindo estudos relacionados ao etanolduto. Levantamento do Bioind-MT, com elaboração do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), projeta crescimento de 16,08% na produção total de etanol no estado, que deverá atingir 8,44 milhões de metros cúbicos na safra 2026/2027.
Durante o evento realizado na sede da Fiemt, em Cuiabá, o presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, destacou que a agência já prepara uma nova agenda internacional para apresentar oportunidades de investimento de Mato Grosso aos Emirados Árabes.
“A exemplo disso, agora no próximo semestre, nós temos aí um evento que vai acontecer no Emirados Árabes, onde estaremos levando 12 projetos para investimento do nosso estado de Mato Grosso. Projetos ligados à cadeia da economia verde, projetos ligados à logística, projetos ligados à infraestrutura e das próprias usinas de etanol de milho”, afirmou.
Segundo Mirael, a Invest MT atua em conjunto com a Sedec na prospecção de negócios, captação de investidores e articulação de projetos considerados estratégicos para Mato Grosso. A agência também mantém escritório na China, utilizado para fortalecer relações comerciais, abrir mercados e aproximar empresários estrangeiros do potencial econômico mato-grossense.
Ao comentar a atuação internacional da agência, Mirael afirmou que Mato Grosso vive um momento favorável para atração de investimentos, principalmente diante do crescimento da produção de etanol de milho e da agenda global voltada à descarbonização e à economia verde.
“Hoje nós chegamos aqui nessa manhã então para assinar o BioInd, o memorando de entendimento a partir dos dados apresentados aqui numa possibilidade de fazermos a internacionalização, desenvolvermos alguns projetos de internacionalização com o próprio BioInd. Como dito, nós temos uma safra em evolução no estado de Mato Grosso, do etanol de milho e com isso nós entendemos várias oportunidades para essa cadeia produtiva”, declarou.
A Invest MT também acompanha missões empresariais voltadas à abertura de novos mercados internacionais. Segundo o presidente da agência, 16 empresários do setor madeireiro embarcam na próxima semana para a França em busca de novos compradores europeus.
A ação ocorre após missões realizadas anteriormente na China, que, segundo a agência, já começaram a gerar resultados para exportadores mato-grossenses.
Para o presidente da Fiemt, Sílvio Rangel, o momento é decisivo para ampliar a industrialização de Mato Grosso e fortalecer a presença do Estado no cenário internacional.
“Acho que chegou a hora da indústria de Mato Grosso. E para que a gente possa ter uma indústria realmente crescente, a gente precisa fazer políticas públicas e ter a Invest MT também prospectando novas indústrias, a atração de novas indústrias, que a gente possa participar de feiras internacionais também, podendo mostrar nosso potencial cada vez mais”, disse.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Paulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual
Levantamento mostra deputado entre os nomes mais lembrados para a Assembleia Legislativa e como o pré-candidato mais bem posicionado do Republicanos na corrida eleitoral de 2026.
O deputado estadual Paulo Araújo (Republicanos) aparece na sexta colocação na mais recente Pesquisa Percent de intenção de voto para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O levantamento também aponta o parlamentar como o pré-candidato mais bem colocado do Republicanos, consolidando sua posição como uma das principais lideranças da legenda na disputa proporcional.

O resultado ganha ainda mais relevância por ter sido divulgado logo após o lançamento da pré-candidatura à reeleição de Paulo Araújo, realizado na última terça-feira, 28 de julho, quando o parlamentar reuniu uma multidão de apoiadores em um grande ato político. O evento contou com a presença de diversas lideranças estaduais, prefeitos de várias regiões de Mato Grosso, vereadores e representantes da base governista, demonstrando a força política do deputado e a ampla capilaridade de seu projeto eleitoral.

Reconhecido pela atuação em defesa dos municípios, Paulo Araújo vem consolidando sua imagem como um deputado municipalista, mantendo diálogo permanente com prefeitos e lideranças do interior. O apoio recebido durante o lançamento da pré-candidatura reforçou esse perfil e evidenciou sua capacidade de articulação política em diferentes regiões do Estado.

Nos bastidores, o desempenho na Pesquisa Percent é visto como um reflexo desse trabalho de aproximação com as bases e do fortalecimento de sua pré-campanha. Além de liderar internamente no Republicanos, Paulo Araújo permanece entre os nomes mais competitivos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.
Com o início oficial da campanha se aproximando, a expectativa é de que o parlamentar mantenha o ritmo de agendas pelo Estado, ampliando sua presença junto ao eleitorado e buscando transformar o desempenho nas pesquisas em votos nas urnas.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMT DADOS: Pivetta ultrapassa Wellington Fagundes em nova pesquisa; Jayme Campos aparece em terceiro lugar
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEmpresário Elson Ramos ganha força e passa a ser cogitado para compor chapa majoritária em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPaulo Araújo reúne nesta terça-feira 28 principais lideranças da base governista no lançamento de sua pré-candidatura à reeleição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásRelatório aponta que Banco Master transferiu R$ 5,7 bilhões em créditos considerados atípicos antes da liquidação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça nega pedido do Partido Liberal para deletar posts de Pivetta
-
POLICIAL4 dias atrásGaeco investiga fiscais por suposta cobrança de propina para liberar obras em Sinop
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPerfil resgata imagem histórica de Dante de Oliveira ao lado de Carlos Avalone um ano antes da morte do ex-governador
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásSemear e Colher

