MATO GROSSO
Operação Lei Seca prende sete pessoas por adulteração de motos e remove 71 veículos em Cuiabá
Uma edição da Operação Lei Seca voltada exclusivamente para motocicletas resultou na prisão de sete pessoas na noite desta quinta-feira (7.5), em Cuiabá. As abordagens ocorreram na Avenida Parque do Barbado, no bairro Jardim Renascer.
Todas as detenções foram por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, crime previsto no artigo 311 do Código Penal Brasileiro. Um dos casos também envolveu receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal.
De acordo com o balanço do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), 181 veículos foram fiscalizados durante a ação. A operação também contabilizou 79 multas aplicadas, dois testes de alcoolemia realizados e a remoção de 71 motocicletas ao pátio.
Ao todo, foram emitidos 119 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Entre as principais irregularidades constatadas estão 54 casos de veículos sem registro ou não licenciados, 22 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e duas ocorrências por condução sob efeito de álcool. As demais infrações correspondem a irregularidades diversas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada, com participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Casa Cuiabana recebe 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade neste sábado (9)
O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, neste sábado (9.5), das 14h às 22h, a 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade, com programação que reúne música, cinema, teatro, literatura, gastronomia e empreendedorismo criativo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Cerca de 40 empreendedores de Cuiabá e de outras cidades do Mato Grosso participam da edição, com exposições e comercialização de discos de vinil, peças autorais de arte e moda, livros, gastronomia e produtos artesanais.
Além da feira criativa, o público poderá acompanhar apresentações de DJs, show musical, sessões de cinema mato-grossenses e espetáculo teatral. Um dos destaques da programação é o show da multiartista Pacha Ana, um repertório que transita entre hip hop ao samba de terreiro. Dan e João Gimenez farão a discotecagem em vinil.
O cinema mato-grossense também integra a programação com duas exibições. Às 18h será apresentado o filme “Naquela Quarta-feira”, dirigido por Anna Magalhães. Na sequência, às 19h, será exibido o documentário Seu Fiuza, da diretora Livia Fiuza. Já o teatro será representado pelo grupo (+60) AVOSZ, com o espetáculo “Conversas de Bar”, que propõe reflexões sobre histórias e memórias frequentemente silenciadas.
Com o objetivo de estimular a economia criativa e o acesso à cultura, a feira incentiva a circulação de discos de vinil. Quem tiver LPs parados pode levá-los ao evento para doação, troca ou venda.
O evento celebra 11 anos de incentivo à economia criativa. A entrada é gratuita ou solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível ou um livro usado.
O Centro Cultural Casa Cuiabana
A Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Localizada na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o espaço é destinado à realização de eventos culturais variados, como exposições, apresentações artísticas, feiras e cursos.
Serviço
33ª Feira de Vinil e Criatividades
Data: sábado, 9 de maio de 2026
Horário: das 14h às 22h
Local: Casa Cuiabana
Entrada: gratuita ou solidária (1 kg de alimento não perecível ou 1 livro usado)
Informações: Instagram @feiradovinilmt e WhatsApp (65) 9 9962-6760
*Com supervisão de Cida Rodrigues
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásNo Dia do Trabalhador, Gisela Simona destaca o cuidado como eixo da desigualdade de gênero
-
POLÍTICA MT1 dia atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT celebra trajetórias que ajudaram a construir a história de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT1 dia atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
POLICIAL7 dias atrásOperação integrada apreende 500 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 14,6 milhões às facções criminosas

