VÁRZEA GRANDE MT

Culto de Ação de Graças abre celebrações pelos 159 anos de Várzea Grande

Bênçãos, fé e agradecimento marcaram o início dos festejos de 159 anos de Várzea Grande. Na noite desta segunda-feira (4), foi realizado um culto de Ação de Graças, considerado um dos marcos religiosos que abrem oficialmente a programação de aniversário do município.

A prefeita Flávia Moretti destacou o respeito à diversidade religiosa e o caráter simbólico do momento.
“Ontem tivemos a festa de Nossa Senhora da Guia e hoje este culto de Ação de Graças. Nossa Várzea Grande é abençoada por todas as religiões. Seguimos com muito trabalho, novas entregas e avanços importantes para a saúde, educação, valorização dos servidores e ações voltadas à nossa população”, afirmou.

Moradora do bairro Nova Várzea Grande, Paula Soares participou da celebração e fez pedidos pelo município.
“Moro aqui há 12 anos e pedi que Deus abençoe nossas autoridades, dê sabedoria nas decisões e que nossa cidade continue melhorando”, disse.

O pastor da Igreja Família do Reino, Jessé Oliveira, ressaltou a importância do momento.
“Este é um evento marcante para Várzea Grande. Cremos que bênçãos serão derramadas sobre servidores, autoridades e toda a população”, declarou.

Leia Também:  Várzea Grande apoia pesquisa do Ministério do Turismo sobre inclusão no setor

A cerimônia contou com apresentações musicais, mensagens de reflexão e orações voltadas à paz, prosperidade e fortalecimento das famílias. Durante o encontro, representantes religiosos destacaram a importância da união entre o poder público e a sociedade para o desenvolvimento do município.

Ao final, pastores realizaram uma oração especial pela prefeita e por toda a cidade.
“Várias igrejas estão reunidas por um só propósito: levar boas energias, pedir bênçãos e desejar o crescimento de Várzea Grande”, afirmou o presidente da Associação de Ministros Evangélicos, bispo Gustavo Duarte.

Também participaram secretários municipais, autoridades da administração pública, vereadores e lideranças locais, reforçando o caráter institucional e comunitário do evento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  DAE-VG intensifica mutirão para reduzir vazamentos no Paiaguás

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  Várzea Grande apoia pesquisa do Ministério do Turismo sobre inclusão no setor

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA