CUIABÁ
TJMT e Prefeitura promovem capacitação sobre autismo e inclusão na capital
O “TJMT Inclusivo: Autismo e Direitos das Pessoas com Deficiência” começa nesta quarta-feira (15), em Cuiabá, reunindo operadores do Direito, profissionais da Educação e da Saúde em uma ampla programação voltada à inclusão. Promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, articulação que teve entre suas idealizadoras a primeira-dama do município, Samantha Iris, reforçando o compromisso com a capacitação sobre o autismo e os direitos das pessoas com deficiência.
Nesta primeira edição de 2026, a programação foi organizada por públicos. No dia 15, as atividades ocorrem no Fórum de Cuiabá, com foco em magistrados, promotores, defensores, advogados e servidores do Judiciário. A proposta é fortalecer a atuação do sistema de Justiça em demandas que envolvem pessoas com deficiência, ampliando a compreensão sobre o autismo e a aplicação das garantias legais.
No segundo dia, quinta-feira (16), o evento ganha dimensão ampliada e será realizado na Igreja Lagoinha Cuiabá, em espaço com capacidade para mais de 2 mil pessoas. O local foi articulado diretamente pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, possibilitando a participação em larga escala de profissionais da Educação, da Saúde e das equipes das Cuidadores de Alunos com Deficiencia (CADs) do município, que terão capacitação específica ao longo da programação.
Entre os temas abordados estão os transtornos do neurodesenvolvimento, os desafios do autismo no ambiente escolar e os direitos das pessoas com deficiência. A programação reúne especialistas de diferentes áreas, promovendo debates técnicos e troca de experiências para qualificar o atendimento e as políticas públicas voltadas à inclusão.
Realizado por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Judiciário mato-grossense, com apoio da Escola Superior da Magistratura e da Escola dos Servidores, o evento reforça a Prefeitura de Cuiabá como parceira em mais uma iniciativa de formação continuada, ampliando o alcance das ações inclusivas na capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Coleta de lixo chega a 99% de cobertura em Cuiabá com reforço na operação
A coleta de lixo doméstica em Cuiabá alcança 99% de execução, demonstrando a regularidade do serviço na Capital. A operação segue reforçada nesta segunda-feira (17), com previsão de recolhimento de aproximadamente 550 toneladas de resíduos e 31 caminhões mobilizados, sendo cinco veículos de apoio.
O índice de 99% é resultado do acompanhamento diário das rotas e do reforço operacional adotado para garantir o cumprimento do cronograma. As equipes estão distribuídas por diferentes regiões de Cuiabá, incluindo bairros, distritos, comunidades rurais e importantes corredores viários.
Entre os avanços recentes está também a ampliação dos benefícios destinados aos trabalhadores responsáveis pela execução da coleta. Após reivindicações apresentadas pela categoria, foi acordado o pagamento de um vale-lanche mensal, benefício que começou a ser disponibilizado neste sábado (15) e contempla coletores, motoristas e demais profissionais da operação.
O novo benefício é pago além do ticket alimentação, que neste ano passou de R$ 960 para R$ 1.100. Também houve regularização do pagamento das férias dos trabalhadores que entram em descanso nesta segunda-feira (17).
A operação é monitorada diariamente por meio do Mapa de Calor, ferramenta que permite acompanhar o desempenho das equipes, identificar eventuais ocorrências e realizar ajustes nas rotas. O sistema também auxilia na identificação de pontos com maior incidência de descarte irregular de resíduos.
Nesta segunda-feira, a coleta contempla regiões como Pedra 90, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Jardim União, Jardim Florianópolis, Ribeirão da Lipa, Despraiado, Nova Esperança, Primeiro de Março, Paiaguás, Três Poderes, Jardim Imperial, Cidade Alta, Cidade Verde, Goiabeiras, Duque de Caxias, Morada do Ouro, Terra Nova, Santa Rosa, Quilombo, Boa Esperança, Pedregal, Verdão, Porto e Centro, além de distritos e comunidades rurais.
A fiscalização do serviço é realizada pelo Município, que acompanha o cumprimento das obrigações previstas no contrato e adota as providências administrativas cabíveis diante de eventuais inconsistências.
Com 99% de execução, o trabalho busca manter a coleta regular e ampliar cada vez mais a eficiência do serviço, garantindo que os resíduos sejam retirados das ruas dentro dos dias e horários previstos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara


