CUIABÁ

Cuiabá mantém saúde 24h na Sexta-feira Santa; veja o que abre e o que fecha

A Prefeitura de Cuiabá definiu o funcionamento dos serviços públicos durante o feriado nacional religioso da Sexta-feira Santa, celebrado nesta sexta-feira (3). Durante esse período, as unidades com atendimentos administrativos, ambulatoriais e por agendamento estarão fechadas.

Já os serviços essenciais, como urgência, emergência e unidades hospitalares, permanecerão em funcionamento normal, garantindo assistência contínua à população.

A medida segue o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, que mantém abertas unidades estratégicas para assegurar atendimento ininterrupto aos casos de maior gravidade, evitando a sobrecarga do sistema e garantindo resposta rápida às situações de risco à vida.

“Mesmo durante o feriado, nossa rede segue preparada para atender a população com agilidade e qualidade. Organizamos os serviços de forma estratégica para garantir cobertura em todas as regiões da cidade”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

Serviços que estarão abertos 24 horas

Para garantir o atendimento à população durante o feriado, as seguintes unidades funcionarão normalmente, em regime ininterrupto:

Atenção Secundária
• UPA Pascoal Ramos (Região Sul)
• UPA Morada do Ouro (Região Norte)
• UPA Leblon (Região Leste)
• UPA Verdão (Região Oeste)
• Policlínica do Pedra 90

Leia Também:  Secretaria de Educação Publica retificação da lista de classificação da Matrícula Web

Atenção Hospitalar
• Hospital Municipal São Benedito
• Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá
• Hospital Municipal de Cuiabá
• Centro Médico Infantil (CMI)

Residências Terapêuticas
• Seis unidades com funcionamento ininterrupto para internação e moradia assistida

Serviços que estarão fechados

Atenção Primária à Saúde
• Unidades de Saúde da Família (USFs)

Atenção Especializada
• Centros de Especialidades Médicas
• Serviços de Atenção Especializada (SAE)
• Centros Especializados em Reabilitação (CER)
• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
• Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR)
• LACEC
• URPICS
• Vigilância Sanitária
• Vigilância Epidemiológica
• Zoonoses
• CEREST
• CIEVS

Saúde Bucal
• Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

Assistência Farmacêutica e Administrativo
• CDMIC Cuiabá
• Secretaria Municipal de Saúde (administrativo)
• Ouvidoria da SMS
• Complexo Regulador

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos eletivos, ambulatoriais e administrativos serão retomados normalmente no próximo dia útil, com retorno ao expediente regular.

Durante o feriado, a orientação é que a população procure as UPAs, a Policlínica do Pedra 90 ou os hospitais municipais apenas em casos de urgência e emergência.
A manutenção dos serviços essenciais faz parte da estratégia da Prefeitura de Cuiabá para assegurar o acesso contínuo à saúde, preservar vidas e garantir assistência qualificada, mesmo em períodos de maior demanda.

Leia Também:  Médicos ortopedistas retomam cirurgias eletivas e consultas após acordo no HMC

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Simininas conhecem mini animais e aprendem sobre melhoramento genético durante visita à 58ª Expoagro

Meninas atendidas pelo Programa Siminina nas unidades dos bairros Santa Isabel, Jardim Vitória e Jardim Leblon participam nesta semana de uma visita ao Circuito ConectZooAgro, realizado durante a 58ª Expoagro, em Cuiabá. Nesta semana, as participantes conhecem o espaço, que oferece experiências voltadas ao agronegócio. Nesta quinta-feira (15), foi a vez de 25 meninas da unidade Santa Isabel.

Durante o passeio, as meninas conheceram animais como búfalos, mini caprinos, mini horses e o mini cavalo Saturno, um dos destaques da exposição. Além do contato direto com os animais, elas aprenderam sobre melhoramento genético e como o cruzamento entre animais de menor porte possibilita a obtenção de exemplares com dimensões reduzidas.

A programação também incluiu orientações sobre o cultivo de hortaliças. Cada participante recebeu uma muda de alface para levar para casa, incentivando o contato com a produção de alimentos.

A pequena Valentina contou que ficou encantada com os animais de pequeno porte e destacou o aprendizado adquirido durante a visita. “Aprendi que tem que tirar o leite da vaca todos os dias e que tudo vem dela. Também aprendi que os animais ficam pequenos por causa da genética. Gostei muito e quero voltar outras vezes.”

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito lança obras de drenagem e pavimentação no bairro Jockey Club nesta sexta-feira (28), às 8h30

A coordenadora do Circuito ConectZooAgro, Emmanuelle Oliveira, explicou que o projeto busca aproximar as crianças do universo do agronegócio de forma lúdica e educativa. “O ConectZooAgro promove essa integração entre as crianças e o mundo da zootecnia, da medicina veterinária e da produção de alimentos. Muitas crianças não sabem de onde vem o leite ou como os alimentos são produzidos. Aqui mostramos a ordenha, a criação dos animais e o cultivo de hortaliças, permitindo que elas compreendam todo esse processo de maneira prática”, afirmou.

Ela também explicou às meninas como ocorre o processo de seleção genética dos animais de pequeno porte. “Os animais da mini fazenda são resultado do cruzamento genético entre exemplares cada vez menores. Esse trabalho é realizado ao longo das gerações para que eles mantenham essas características”, destacou.

Para a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, a participação na Expoagro representa muito mais do que um momento de lazer. “Trazer as meninas do programa para a Expoagro é proporcionar uma experiência que vai além de um passeio. Muitas vivem em áreas urbanas e nunca tiveram contato com esses animais. É uma verdadeira aula prática que contribui para a formação cidadã, amplia horizontes e mostra que o aprendizado acontece em todos os lugares”, ressaltou.

Leia Também:  Projeto Educa Pet transforma alunos em "protetores mirins" em Cuiabá

As próximas visitas à programação da Expoagro acontecerão na sexta-feira (17), com a participação das meninas da unidade Jardim Vitória. Já as meninas da unidade Jardim Leblon participarão no sábado (18). Ambas as visitas ocorrerão no período vespertino.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, o Programa Siminina tem como madrinha a primeira dama de Cuiabá, Samantha Iris. Atualmente, a iniciativa atende 1.402 meninas, com idades entre 6 e 14 anos, em 18 unidades distribuídas pela capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA