NACIONAL

Ministério do Turismo realiza primeira reunião com Estados para promover Salão do Turismo

O Ministério do Turismo realizou, nesta sexta-feira (20/03), uma reunião com representantes das Secretarias Estaduais de Turismo para dar uma boa notícia: a chegada da 10ª edição do Salão do Turismo. O evento, considerado a principal vitrine do turismo brasileiro, acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em Fortaleza. 

O encontro virtual reuniu representantes de Roraima, Tocantins, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, São Paulo, Bahia e Amazonas. Na ocasião, foram alinhados detalhes da organização do evento, que promete reunir toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro em um ambiente estratégico de promoção, articulação e geração de negócios.

“O Salão do Turismo é a grande vitrine do nosso país e chega à sua 10ª edição ainda mais estruturado para conectar destinos, atrair visitantes e impulsionar negócios. Estamos fortalecendo o turismo como um dos principais motores de desenvolvimento econômico e geração de emprego no Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Durante a reunião, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha, também apresentou os principais destaques da programação, reforçando o papel do Salão como espaço de integração entre destinos, troca de experiências e fortalecimento do turismo interno.

Leia Também:  MEC Livros amplia acesso à leitura e apoia práticas pedagógicas

Entre as novidades, a 10ª edição contará com uma área de aproximadamente 19 mil m² no Centro de Eventos do Ceará, com estandes de cerca de 37 m² destinados a cada estado, além de espaços para apresentações culturais e ações interativas abertas ao público.

Além da parceria com a o Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, o evento terá a parceria do Sebrae com apoio aos artesãos que poderão comercializar suas peças.

A 10ª edição do evento será dividida em oito setores temáticos, ampliando a experiência dos participantes e fortalecendo a integração do setor. Entre os destaques estão espaços voltados ao Fungetur, à rodada de negócios, à inclusão e diversidade, além de uma área exclusiva para a reunião anual do Conselho Nacional de Turismo. A programação contará ainda com o Núcleo do Conhecimento, com palestras e debates com importantes lideranças, e com o encontro das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Sisu+ 2026: MEC disponibiliza consulta às vagas

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta segunda-feira, 8 de junho, a página de consulta de vagas do Sisu+, etapa complementar inédita do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta do Portal de Acesso Único permite a consulta antecipada da oferta de vagas disponíveis no programa. A plataforma permite filtrar cursos, instituições, estados e municípios, além de apresentar detalhes importantes sobre modalidades de concorrência e ações afirmativas próprias das instituições. 

O Sisu+ visa ofertar eventuais vagas disponíveis nas instituições ofertantes para ingresso no segundo semestre de 2026. Ao todo, aderiram ao programa 34 instituições públicas de educação superior. 

Inscrição – Os estudantes interessados em participar do Sisu + podem se inscrever no período de 15 a 19 de junho, por meio do Portal de Acesso Único. Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham participado de uma ou mais edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e que tenham concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026. Para fins de inscrição, classificação e seleção dos estudantes, será utilizada a edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso e com os critérios preestabelecidos. Na inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, turno, local de oferta e instituição, optando por uma ordem de preferência. 

Leia Também:  MEC anuncia R$ 20 milhões para Cuidotecas nas federais

Confira o cronograma do Sisu+ 2026: Cronograma SISU

Sisu+ – O programa integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior, contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis, e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação. 

A participação é voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a participação por meio do termo de adesão. A tendência é que o Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção. 

Leia Também:  Ministério da Previdência Social é premiado na categoria ouro do "SELO FIESP DE QUALIDADE REGULATÓRIA 2024"

O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes, incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país e ampliando a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA