SAÚDE
Ministério da Saúde promove vacinação para entregadores de aplicativo em São Paulo
O Ministério da Saúde, em parceria com a empresa iFood, promove campanha de vacinação voltada a entregadores que atuam na cidade de São Paulo e região. A iniciativa será realizada entre os dias 16 e 23 de março, nos pontos de apoio da plataforma localizados nos bairros Tatuapé, Moema e Itaim Bibi, sempre das 11h às 17h, com expectativa de imunizar até 150 trabalhadores ao longo da ação.
A campanha tem como objetivo facilitar o acesso à vacinação e incentivar a atualização da caderneta vacinal entre os profissionais que atuam no setor de entregas. Durante a ação, serão disponibilizadas doses das vacinas dT (difteria e tétano), hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e HPV, esta última, destinada a jovens de até 19 anos que ainda não foram imunizados.
Segundo a superintendente estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, Claudia Maria Afonso, iniciativas dessa natureza contribuem para ampliar o alcance das políticas públicas de imunização e aproximar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) de diferentes grupos de trabalhadores. “Essa parceria mostra como construímos o SUS: unindo esforços entre o Governo Federal, representado pelo Ministério da Saúde e Ifood, para ampliar o acesso à vacinação. Vacina é vida e protege a todos, inclusive os entregadores de aplicativos, que precisam estar protegidos para seguir realizando seu trabalho com segurança”, destacou.
Durante a ação, a superintendente também incentivou os trabalhadores a utilizarem o aplicativo Meu SUS Digital, que reúne informações sobre histórico de saúde e permite o acesso digital à carteira de vacinação. A abertura da campanha contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e da empresa parceira, além da participação do Zé Gotinha, símbolo das campanhas nacionais de vacinação.
Parceria para ampliar o alcance das ações de saúde
A campanha integra as ações previstas em um Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Saúde e o iFood, em agosto deste ano, com o objetivo de ampliar o alcance das campanhas de saúde pública e facilitar o acesso da população às informações e serviços oferecidos pelo SUS. A parceria busca aproveitar a capilaridade da plataforma para apoiar iniciativas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças, beneficiando tanto os entregadores quanto a população em geral.
A expectativa é que ações semelhantes sejam realizadas em pontos de apoio para entregadores em diferentes regiões do país, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis que ainda circulam no Brasil.
Serviço
Campanha de vacinação para entregadores da plataforma Ifood
Tatuapé: 16 de março (segunda-feira), das 11h às 17h.
- Endereço: Rua Azevedo Soares, 701 – Vila Gomes Cardim
Moema: 17 de março (terça-feira), das 11h às 17h.
- Endereço: Av. dos Carinás, 450 – Indianópolis – São Paulo/SP
Eatopia Itaim: 23 de março (segunda-feira), das 11h às 17h.
- Endereço: Rua Lourenço Marques, 327 – Itaim Bibi – São Paulo/SP
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Guias reúnem orientações para uso e gestão de equipamentos nas unidades básicas de saúde
Equipamentos como ultrassons portáteis, balanças digitais, desfibriladores externos automáticos (DEA) e aparelhos de raios X portátil ajudam no diagnóstico e acompanhamento dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para que esses recursos sejam utilizados de forma segura dois novos guias técnicos reúnem orientações direcionadas tanto aos profissionais que utilizam esses equipamentos quanto aos gestores responsáveis pela organização dos serviços.
As publicações foram organizadas em duas versões complementares. A primeira, o Guia Prático: equipamentos clínicos e gerais – versão profissional é destinada aos profissionais da atenção primária e apresenta instruções detalhadas sobre indicação clínica, formas de utilização, cuidados de conservação e registro das informações no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS APS). A segunda, o Guia Prático : equipamentos clínicos e gerais – versão gestão, reúne orientações para administradores municipais e coordenadores de unidades de saúde sobre recebimento, instalação, manutenção, cadastro e monitoramento dos equipamentos ao longo de sua vida útil.
A proposta dos materiais é apoiar a organização do trabalho nas equipes e contribuir para que as tecnologias disponíveis nas unidades sejam incorporadas à rotina assistencial.
Foram previstos 170 mil equipamentos, organizados em 10 mil combos destinados a 10 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). A composição dos equipamentos considera informações do Censo Nacional das UBS, realizado em 2024, que mapeou a capacidade instalada, os serviços ofertados e as condições de funcionamento das unidades.
Orientações para quem está na assistência
O guia voltado aos profissionais reúne recomendações para equipamentos utilizados no cotidiano da APS. Cada capítulo apresenta a finalidade do equipamento, as situações em que seu uso é indicado, orientações para posicionamento do paciente, medidas de segurança, formas corretas de registro no prontuário eletrônico e procedimentos de limpeza e conservação.
Um exemplo é o aparelho de raios X portátil, indicado especialmente para atendimentos domiciliares, instituições de longa permanência e localidades remotas ou de difícil acesso. O documento orienta que sua utilização seja restrita a profissionais habilitados, observando medidas de proteção radiológica e registrando todas as solicitações e exames realizados no prontuário eletrônico.
Gestão vai além da entrega dos equipamentos
A publicação destinada aos gestores dá recomendações para que as equipes verifiquem previamente as condições da infraestrutura física da unidade para recebimento dos equipamentos. Também orienta a definição de responsáveis pelo patrimônio, pela manutenção, pela infraestrutura tecnológica e pelo uso clínico dos aparelhos.
Outro aspecto abordado é a necessidade de incorporação patrimonial, cadastramento dos equipamentos nos sistemas oficiais, como o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, elaboração de protocolos locais de utilização, planejamento da manutenção preventiva e realização de treinamentos periódicos para as equipes. Segundo o guia, essas medidas ajudam a reduzir os períodos de ociosidade dos equipamentos, evitar interrupções nos atendimentos e prolongar a vida útil das tecnologias incorporadas às UBS.
Tenha acesso aos materiais:
Thaís Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL5 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas

