POLÍCIA FEDERAL
PF realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil em São José dos Campos
São José dos Campos/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4/3), em São José dos Campos, a Operação Guardiões da Esperança, destinada a combater crimes de armazenamento e de compartilhamento de arquivos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil pela internet.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em residências da cidade, expedidos pela 2ª Vara Federal de São José dos Campos. A operação é um desdobramento direto das diligências realizadas no âmbito da Operação Anjo Protetor, deflagrada em abril de 2025. As investigações identificaram que houve troca de arquivos ilícitos entre o suspeito preso no ano passado e o alvo da ação desta data.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Comunicação Social da Polícia Federal em São José dos Campos
Telefone: (12) 3202-7101
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfsaopaulo
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF prende mulher com medicamentos e anabolizantes no Aeroporto do Galeão
Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira, 15/5, a Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher que transportava medicamentos para emagrecimento e anabolizantes de forma irregular. A ação ocorreu no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
A presa embarcou em um voo comercial oriundo de Foz do Iguaçu/PR e realizava conexão no Rio de Janeiro, de onde seguiria ao destino final em Vitória/ES.
Durante fiscalização de rotina, policiais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN) localizaram diversos medicamentos para emagrecimento, frascos de anabolizantes e perfumes variados, desacompanhados de documentação fiscal e de autorizações exigidas pelos órgãos de vigilância competentes.
Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Além da ocorrência que resultou na prisão em flagrante, policiais federais também realizaram outras apreensões durante fiscalizações no aeroporto.
Em uma delas, foram encontrados medicamentos para emagrecimento variados, o que resultará na instauração de inquérito policial para investigações. Enquanto em outra, foram apreendidos cinco celulares de alto valor comercial e perfumes importados sem comprovação do recolhimento de tributos, situação que irá resultar no perdimento dos bens apreendidos.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT2 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásA vida adiada
-
ARTIGOS6 dias atrásTrajetória, propósito e preparo: a jornada do estudante Addison Milani na medicina e na dermatologia
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
ESPORTES6 dias atrásEvento Esportivo Senta a Púa 2026 transforma Chapada dos Guimarães em referência nacional do trail run
-
POLÍTICA MT5 dias atrásValdemar sela paz entre Wellington e Medeiros após ruído interno no PL de Mato Grosso – Veja o video
