NACIONAL

Novo PAR: MEC debate fechamento da etapa de planejamento

A etapa de planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR) foi o tema do webinário realizado pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira, 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e do Conviva Educação. O evento on-line foi realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio do Conviva Educação, contando com a participação de coordenadores do Novo PAR e técnicos das secretarias municipais. 

Entre as propostas, a transmissão teve o objetivo de lembrar aos estados e municípios que as redes de ensino têm até esta sexta-feira, 27 de fevereiro, para concluir a etapa de planejamento do plano. A medida visa assegurar que todos tenham tempo suficiente para revisar diagnósticos, alinhar objetivos, metas e ações e validar o plano executivo junto às equipes técnicas, garantindo maior qualidade e consistência do planejamento registrado no sistema. 

No evento, o diretor substituto de Apoio à Gestão Educacional do MEC, João César da Fonseca Neto, ressaltou que o planejamento envolve aspectos como os objetivos de resultado, com a definição de prioridades e metas até 2028. No encontro, o gestor também enfatizou que, sem finalizar essa etapa, as redes não terão acesso à assistência técnica e financeira do MEC em 2026. Além disso, o planejamento só será reaberto para ajustes ou finalização em 2027. “O PAR também vai ser um exercício preparatório para os municípios construírem os planos decenais de educação. O plano já tem os objetivos e os indicadores que vão ajudar muito vocês”, completou Fonseca. 

Leia Também:  Celebrações de Páscoa, festas e grandes feiras marcam o calendário turístico do Brasil

Parceria – O evento teve a participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia; e de gestoras que apresentaram a experiência de boas práticas do Novo PAR no município de Cocal dos Alves (PI). Representaram a localidade piauiense a dirigente municipal de educação, Gillane Fontenele; a professora e coordenadora do PAR municipal, Maria do Socorro Carvalho; e a professora integrante da Secretaria Estadual de Educação e membro da Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR (RenaPAR), Ana Christina Damasceno. 

Novo PAR – O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica e de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação.    

É por meio do PAR que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere recursos da assistência financeira voluntária do MEC, inclusive de emendas parlamentares, aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, para iniciativas diversas, como a aquisição de ônibus do Programa Caminho da Escola, equipamentos de tecnologia e aparelhos de ar-condicionado, a construção de escolas e creches, a formação de professores e profissionais da educação, entre outras.     

Leia Também:  Navegue Simples avança em estratégias para modernizar processos no setor portuário

O PAR é implementado em ciclos de quatro anos. Em 2025, o MEC lançou o Novo PAR (2025-2028), que foi totalmente reformulado em relação aos ciclos anteriores com foco na equidade educacional, participação e colaboração. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Fies 2026: consulta de vagas para 2° semestre está disponível

Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 75,5 mil vagas em 1.274 instituições privadas de ensino superior, distribuídas entre 28.741 cursos e turnos. As inscrições ficam abertas até sexta-feira, 17 de julho, e os interessados em participar podem consultar as oportunidades no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, filtrando por curso, instituição e local de oferta (estado e município).  

As vagas ofertadas no primeiro semestre deste ano, e que ainda não ocupadas, foram somadas às novas vagas previstas para esta edição. Assim, as oportunidades foram ampliadas para que sejam ocupadas ao máximo, até o limite da oferta autorizada para o ano todo, que é de mais de 112 mil vagas.  

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado de ao menos uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) desde 2010, tenha obtido uma média superior ou igual a 450 pontos e não tenha zerado a redação.  

Confira a distribuição das vagas por unidade da Federação (UF): 

  

UF  

Vagas  

Acre  

255  

Alagoas  

1.311  

Amapá  

393  

Amazonas  

2.308  

Bahia  

9.244  

Ceará  

5.479  

Distrito Federal  

1.221  

Espírito Santo  

1.306  

Goiás  

1.849  

Maranhão  

3.076  

Mato Grosso  

1.210  

Mato Grosso do Sul  

958  

Minas Gerais  

8.085  

Pará  

3.740  

Paraíba  

2.179  

Paraná  

3.436  

Pernambuco  

3.580  

Piauí  

2.134  

Rio de Janeiro  

4.254  

Rio Grande do Norte  

1.159  

Rio Grande do Sul  

2.531  

Rondônia  

1.019  

Roraima  

242  

Santa Catarina  

1.587  

São Paulo  

11.301  

Sergipe  

1.007  

Tocantins  

636  

Total Geral  

75.500  

Leia Também:  Navegue Simples avança em estratégias para modernizar processos no setor portuário

Cronograma completo do Fies:    

Inscrições: 14 a 17 de julho    
Resultado: 30 de julho    
Complementação das inscrições: 31 de julho a 4 de agosto    
Lista de Espera: 7 a 24 de setembro 

Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, de modo a cobrir os valores das mensalidades.    

Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos nas vagas do Fies Social, estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação. 

Os pré-selecionados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies Social como no Fies, deverão comprovar a sua condição por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).    

Leia Também:  Governo define repartição da energia extra gerada pela Usina do Rio Madeira (RO)

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).    

   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)       

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA