CUIABÁ

Cuiabá conclui preparativos para receber mais de 61 mil alunos em 174 escolas na volta às aulas

Publicados

em

A rede municipal de ensino de Cuiabá concluiu os preparativos para o início do ano letivo de 2026, que começa no próximo dia 2 de fevereiro, com atendimento a mais de 61 mil alunos distribuídos em 174 unidades escolares da capital.

O volume de matrículas consolida a dimensão da rede municipal, que atenderá estudantes da educação infantil ao ensino fundamental, garantindo funcionamento pleno das unidades desde o primeiro dia de aula.

A Secretaria Municipal de Educação também confirmou que aproximadamente 2 mil alunos com laudo de deficiência receberão atendimento educacional especializado, com estrutura organizada para assegurar inclusão, acompanhamento pedagógico e acessibilidade.

De acordo com o secretário municipal de Educação, o planejamento foi finalizado dentro do cronograma e assegura o cumprimento integral do calendário escolar. “Estamos com toda a rede organizada para receber nossos estudantes a partir do dia 2. As equipes pedagógicas, administrativas e operacionais estão mobilizadas para garantir o funcionamento das 174 unidades e o cumprimento dos 200 dias letivos, assegurando qualidade no ensino e regularidade no calendário escolar”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

A rede não prevê ampliação de vagas ou abertura de novas turmas ao longo do semestre, uma vez que a capacidade instalada atende à demanda atual.

Além da organização pedagógica, a logística de materiais escolares está em andamento. Serão distribuídos mais de 61 mil kits escolares, além de reserva técnica, diretamente nas escolas, com início da entrega na primeira semana de fevereiro e conclusão prevista até 5 de março.

Com o planejamento concluído, Cuiabá inicia o ano letivo com estrutura consolidada para garantir atendimento regular aos estudantes, segurança operacional e estabilidade no calendário educacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá celebra 204 anos da Independência do Brasil com desfile noturno nesta segunda

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá convida a população para prestigiar, nesta segunda-feira (7), o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que será realizado no período noturno, na Avenida Getúlio Vargas, na região central da Capital.

A concentração das instituições de ensino será às 17h30, na Rua Batista das Neves, entre a Rua Cândido Mariano e a Avenida Getúlio Vargas. A programação prevê a execução do Hino Nacional às 17h50, a revista à tropa às 18h e o início do desfile às 18h20.

O desfile é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e pela Prefeitura de Cuiabá, que participa com cinco unidades da rede municipal de ensino, reunindo mais de 300 estudantes, além de bandas e fanfarras escolares.

Participarão do desfile a EMEB Ana Teresa Arcos Krause, a EMEBC Nova Esperança, a EMEB Profª Francisca Martins Figueiredo, a EMEB Deputado Ulisses Guimarães, a EMEB Profº Firmo José Rodrigues e o Programa Siminina.

Neste ano, o tradicional desfile será realizado à noite como medida de cuidado diante das altas temperaturas e do tempo seco registrados em Cuiabá. Para garantir mais conforto e segurança aos participantes e ao público, o percurso contará ainda com pontos de hidratação distribuídos em locais estratégicos.

Leia Também:  "Cada conquista da nossa gestão foi planejada e executada com a dedicação dos servidores públicos", agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro durante a cerimônia do Prêmio de Modernização

Também participarão do desfile cívico-militar escolas estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil. Entre as instituições participantes estão a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

O público também poderá acompanhar a apresentação da União de Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre) e da União de Orquestras e Bandas das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Unobadecre), além da participação de grupos como o Grupo Escoteiro Philippe Landes, Grupo Escoteiro Uniselva – 2MT, Unibe, Clube de Desbravadores e Aventureiros da Associação Leste Mato-Grossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), Insanos Motoclube e Lokas Motoclube.

Transporte coletivo

O transporte coletivo de Cuiabá funcionará com tarifa zero para toda a população nesta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Para atender ao aumento da demanda durante a programação cívica e facilitar o acesso ao evento, a frota de ônibus terá reforço nas linhas e haverá mudanças nos itinerários.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Na região central, a Rua Joaquim Murtinho será bloqueada a partir das 4h [da manhã] para a montagem das estruturas. Já os acessos à Avenida Getúlio Vargas, até a Avenida Presidente Marques, serão fechados às 16h30, com previsão de liberação total até as 21h30.

Durante as interdições, as linhas de ônibus com destino à região do Coxipó, na região Sul, não acessarão a Estação Alencastro e retornarão a partir da Estação Bispo para realizar o desembarque. Já os ônibus com destino à região do CPA, na região Norte, utilizarão a Avenida Dom Bosco como rota alternativa nos trechos bloqueados.

Para os motoristas em geral, as principais vias indicadas para desvio são as avenidas Dom Bosco e Mato Grosso.

Serviço

O quê: Desfile cívico de 7 de Setembro
Quando: Segunda-feira (7)
Horário: A partir das 18h
Local: Avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá
Concentração das escolas: 17h30, na Rua Batista das Neves

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA