CUIABÁ

Feira Natalina movimenta o Complexo Biocultural do Porto com cultura, gastronomia e educação ambiental

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove, de 12 a 21 de dezembro, das 9h às 17h, a Feira Natalina no Complexo Biocultural do Porto, espaço que se consolida como referência de convivência, cultura, sustentabilidade e valorização da identidade cuiabana. A iniciativa reúne empreendedores, artistas e famílias em uma programação que integra economia criativa, memória local e educação ambiental.

Neste período, o público poderá visitar 20 expositores locais, com uma variedade de produtos que inclui artesanato regional, gastronomia típica, produtos naturais e orgânicos, doces artesanais, souvenires, marionetes, crochê e muitas outras produções que expressam a diversidade cultural da cidade. A feira tem como propósito fortalecer pequenos produtores, incentivar o empreendedorismo e promover experiências que conectem a comunidade ao patrimônio histórico do Porto.

Além da venda de produtos, a Feira Natalina contará com oficinas, atividades educativas e ações voltadas à preservação ambiental, com destaque para temas como biodiversidade, reciclagem e cuidados com o Rio Cuiabá. A proposta é estimular a consciência coletiva e reforçar o papel do Complexo Biocultural do Porto como espaço de educação e engajamento comunitário.

Leia Também:  'VIII Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação' começa no dia 31 de agosto com festival cultural

A programação também fortalecerá o vínculo entre escolas, famílias e visitantes, promovendo um espaço de convivência saudável, acessível e inclusivo. Ao mesmo tempo, amplia o acesso da população às atividades culturais e ambientais desenvolvidas no Complexo, consolidando o Porto como um território de preservação, memória e desenvolvimento sustentável.

Com entrada gratuita, a Feira Natalina é um convite para que moradores e turistas vivam o espírito natalino em uma experiência conectada à cultura, ao meio ambiente e à identidade cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Márcia Pinheiro segue internada na UTI em São Paulo um mês após sofrer AVC

Ex-primeira-dama de Cuiabá passou por cirurgia para retirada de malformação arteriovenosa cerebral; equipe médica iniciou redução da sedação

Publicados

em

Márcia Pinheiro, de 58 anos, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, cerca de um mês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em sua residência, no dia 13 de setembro. Segundo informações divulgadas pelo portal FolhaMax, a equipe médica iniciou o processo de retirada da sedação.

De acordo com uma fonte próxima à família, os médicos estão tentando reduzir a sedação, mas o procedimento ocorre de forma gradual e exige acompanhamento clínico. A evolução do quadro depende das avaliações realizadas pela equipe responsável pelo tratamento.

Após sofrer o AVC, Márcia foi levada inicialmente a um hospital de Cuiabá, onde passou por uma cirurgia de emergência. Posteriormente, no dia 24 de setembro, a família decidiu transferi-la para São Paulo, em busca de continuidade do tratamento especializado.

Seis dias após chegar à nova unidade hospitalar, ela foi submetida a outra cirurgia, desta vez para a retirada de uma malformação arteriovenosa cerebral (MAV), apontada como a causa do acidente vascular cerebral.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá reforça importância da prevenção semanal contra infestação do Aedes aegypti

O processo de redução da sedação é realizado mediante avaliação médica criteriosa. Durante essa etapa, os profissionais acompanham as respostas neurológicas da paciente e verificam as condições necessárias para eventuais mudanças no suporte respiratório, conforme sua evolução clínica.

Família mantém esperança na recuperação

O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PSD), filho de Márcia, publicou nas redes sociais uma fotografia da infância ao lado da mãe e da tia. Na legenda, demonstrou esperança na recuperação e no reencontro com a família.

“Deus está cuidando e creio que logo logo estaremos juntos novamente ainda nessa Terra”, diz um trecho da mensagem publicada pelo parlamentar.

Márcia Pinheiro é esposa do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD), e teve atuação pública como primeira-dama da capital mato-grossense durante a gestão do marido, entre 2017 e 2024.

Em 2022, ela disputou o Governo de Mato Grosso pelo Partido Verde (PV). Na ocasião, recebeu 267.172 votos, equivalentes a 16,41% do total, e terminou a disputa na segunda colocação.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA