CUIABÁ
Audiência marca avanço histórico na mudança de nomenclatura das TDI’s
Camile Souza | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador por Cuiabá Sargento Joelson (PSB) realizou, nessa terça-feira (18), audiência pública histórica com cerca de 300 servidores da educação infantil de Cuiabá. O encontro tratou da mudança de nomenclatura do cargo de “Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI)” para “Professor de Desenvolvimento Infantil (PDI)” uma reivindicação esperada há mais de duas décadas por cerca de dois mil profissionais da rede municipal.
Em plenário, o parlamentar relembrou a trajetória de luta e destacou que o dia marca um divisor de águas para as servidoras que, há anos, esperam pelo reconhecimento formal de sua função docente.
“É um sonho que está se realizando. Esse ato representa praticamente todo o mandato, dada a importância dessa conquista. Há profissionais aqui com mais de 20 anos de atuação que, pela primeira vez, poderão ser chamados de professores, que é o que eles são na essência”, afirmou Sargento Joelson.
A presidente do Sindicato das TDIs, Rosilene Soares, afirmou que a audiência marca o cumprimento de uma promessa feita pelo prefeito durante a campanha eleitoral.
“Estou extremamente emocionada. Iniciamos essa luta pela valorização e reconhecimento da nossa função docente. O que faltava era exatamente isso, o reconhecimento. E o prefeito Abilio prometeu, em campanha, que daria esse retorno à categoria e hoje vemos essa promessa se concretizar,” afirma Rosilene.
O advogado Luís Carlos, lembrou que o avanço é fruto de um trabalho técnico criterioso, construído em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Hoje é um momento histórico para Cuiabá. Foram realizados estudos técnicos e financeiros que comprovam a possibilidade da alteração da nomenclatura. Sem dúvida, é um avanço significativo para a categoria e para a educação infantil do município,” destacou Luís.
O secretário de Municipal de Educação, Amauri Monge, reforçou que o projeto está finalizado e prestes a chegar à Câmara Municipal.
“Concluímos esse trabalho em sete meses. O projeto está pronto e será enviado pelo Executivo à Casa de Leis. Tenho certeza de que a grande maioria dos vereadores reconhecerá a importância desses profissionais e aprovará a proposta,” afirma Monge.
A audiência pública marcou não apenas a apresentação de um projeto, mas o reconhecimento de uma história de dedicação, construída por profissionais que atuam diariamente no desenvolvimento e na formação das crianças cuiabanas.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura orienta comerciantes sobre retirada de veículos abandonados em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, participou nesta quinta-feira (1º) de uma ação orientativa para identificar e orientar proprietários sobre a retirada de veículos abandonados, sucatas e outros materiais que ocupam calçadas e espaços públicos. A iniciativa foi realizada na região leste da Capital, especialmente na região do Doutor Fábio, como parte da ação integrada Mobilidade em Ordem.
Durante a fiscalização, equipes conversaram com comerciantes, proprietários de oficinas, funilarias e estabelecimentos da região, orientando sobre a necessidade de liberar os espaços destinados à circulação de pedestres e veículos. Os responsáveis receberam prazo de sete dias para providenciar a retirada dos materiais e veículos.
A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, explicou que a primeira abordagem tem caráter educativo e busca garantir a organização do espaço público.
“Hoje é uma ação orientativa. Estamos dando prazo de sete dias para que os empresários, donos de funilaria e mecânicas façam a retirada dessas sucatas que estão próximas à via pública. Precisamos liberar o passeio e também a via, garantindo o direito de ir e vir da população”, afirmou.
Segundo a secretária, após o prazo, as equipes retornarão aos locais para verificar o cumprimento das orientações. Em casos de permanência dos veículos em áreas públicas, poderão ser adotadas medidas administrativas, incluindo a remoção por guincho.
Durante a ação, um dos pontos vistoriados apresentava uma van abandonada, um trator, um caminhão e acúmulo de lixo e entulho, comprometendo a circulação de pedestres. A situação também foi relacionada às normas municipais referentes à ocupação irregular de calçadas e à limpeza urbana.
A Mobilidade em Ordem reúne ações integradas da SEMOB, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O objetivo é promover a organização dos espaços públicos, melhorar a mobilidade e garantir condições adequadas para a circulação da população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
POLICIAL7 dias atrásDiscussão política termina com entregador mordido e parte da orelha arrancada no Ceará
-
POLICIAL7 dias atrás
Mulher é alvo de operação após suspeita de divulgar fotos íntimas de empresária em MT
-
ESPORTES7 dias atrásRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
POLICIAL7 dias atrás
Câmera registra suspeito colocando corpo de pintor em picape após homicídio em Sinop
-
POLICIAL5 dias atrás
Casal de empresários morre após colisão entre Amarok e carreta na BR-163 em Sorriso
-
POLICIAL4 dias atrás
Jovem de 19 anos morre após carro capotar e cair em ribanceira em Nova Xavantina
-
ECONOMIA7 dias atrás
Moradores contestam projeto habitacional em área entre bairros de Lucas do Rio Verde
