NACIONAL

Mulheres que transformam: políticas públicas, inclusão e sustentabilidade na COP30

O estande “Conheça o Brasil”, do Ministério do Turismo, na Green Zone da COP30, sediou nessa segunda-feira (17.11) o painel “Futuro é Feminino”, que debateu a importância da participação de mulheres na construção de políticas públicas.

O encontro reuniu a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes; a prefeita de Ulianópolis (PA), Kelly Destro; a vereadora Nay Barbalho, da capital paraense, e a diretora executiva da Rede Amazônica de Política para Mulheres, Natasha Vasconcelos.

Idealizadora do painel, Ana Carla Lopes – primeira mulher da história a liderar a Secretaria Executiva do Ministério do Turismo – apontou o aumento da presença feminina no corpo funcional do órgão.

“Nunca tinha tido uma mulher nesse lugar. Hoje, o Ministério do Turismo é um dos ministérios com mais mulheres em cargos de direção. Representação só existe se for coletiva”, enfatizou a secretária Ana Carla, lembrando que, de forma inédita, a COP30 terá dias dedicados ao turismo, evidenciado o papel do setor na superação de desafios do clima.

A prefeita Kelly Destro destacou o trabalho de conscientização ambiental realizado na educação pública de Ulianópolis, a fim de criar um legado na área. Ela apontou a criação das “salas floresta”, onde alunos aprendem sobre sustentabilidade plantando, cuidando de árvores e entendendo que “quem ama cuida”. “Essa frase é feminina”, salientou Kelly, que celebrou o destaque de Ulianópolis pelo turismo ecológico praticado no Rio Gurupi.

Leia Também:  Seminário em Brasília reforça compromisso do Brasil com a Gestão Turística do Patrimônio Mundial

Já a vereadora Nay Barbalho, advogada e referência na pauta do Transtorno do Espectro Autista (TEA), frisou que a inclusão é condição para qualquer projeto de sustentabilidade. A parlamentar citou trabalhos desenvolvidos em Belém para promover o empreendedorismo inclusivo e transformar a cidade em referência nacional, indicando o papel do turismo como ferramenta de autonomia feminina.

“Precisamos não só de mais mulheres na política, mas de mulheres de verdade. Aquelas que falam com coragem, que lutam com coerência e que ocupam espaços por causa, não por conveniência”, defendeu Nay. Já Natasha Vasconcelos ressaltou que, apesar de o painel ter a palavra “futuro” como tema, as mulheres, mesmo em meio a desafios, já ocupam a linha de frente da política, da gestão pública e do cuidado.

O debate deixa uma mensagem clara: o futuro é feminino, sim, mas só existe se vier acompanhado de inclusão, verdade, coragem, políticas públicas e mulheres que não desistem.

INCLUSÃO – O Ministério do Turismo possui atualmente a Assessoria de Participação Social e Diversidade, que trabalha temas a exemplo da pauta feminina. O órgão disponibiliza uma série de materiais que orientam prestadores de serviços turísticos quanto ao adequado atendimento de diferentes públicos no setor, como mulheres, pessoas com deficiência, turistas LGBTQIA+ e idosos. Acesse AQUI as cartilhas.

Leia Também:  MPS promove oficina direcionada a catadores de Pernambuco durante Governo do Brasil na Rua

PROGRAMAÇÃO – O estande do Ministério do Turismo tem uma programação robusta e estratégica ao longo da COP30. No Auditório Carimbó, especialistas nacionais e internacionais participam de debates de alto nível sobre turismo regenerativo, financiamento climático, justiça ambiental e a valorização de comunidades tradicionais, promovendo reflexões essenciais ao futuro do ramo.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

MEC lança referencial de equidade para gestão escolar

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na terça-feira, 1º de julho, o lançamento do Referencial para Qualidade e Equidade da Gestão Escolar, documento elaborado para apoiar as redes públicas de ensino no fortalecimento da gestão escolar e na construção de políticas voltadas à seleção, à formação, ao acompanhamento e ao desenvolvimento de diretores escolares. O evento foi transmitido no canal do MEC no YouTube

A abertura do evento contou com a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Cesar Callegari; da diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani; e da diretora-executiva da Coalizão de Gestão Escolar, Anna Penido, que ressaltaram a importância da liderança escolar como elemento estratégico para a promoção da qualidade e da equidade na educação pública brasileira. 

No encontro, foram divulgados os principais elementos do referencial, contextualizando seu processo de construção, sua estrutura e as perspectivas para sua implementação pelas redes de ensino. Também foram compartilhadas experiências de construção de marcos locais de gestão escolar no estado do Piauí e no município de Vitória (ES), demonstrando como as referências nacionais podem subsidiar políticas locais de fortalecimento da gestão escolar. 

Leia Também:  Seminário em Brasília reforça compromisso do Brasil com a Gestão Turística do Patrimônio Mundial

O Referencial para Qualidade e Equidade da Gestão Escolar constitui uma referência nacional para orientar a atuação das lideranças escolares em todo o país. O documento propõe uma visão compartilhada sobre a gestão escolar, organizada a partir de valores e princípios, dimensões estratégicas de atuação, responsabilidades, entregas, resultados esperados e competências essenciais para o exercício da função de diretor escolar. Também apresenta orientações para o papel das secretarias de educação no acompanhamento das escolas e incentiva estados e municípios a elaborarem seus próprios marcos locais de gestão escolar, respeitando as especificidades, prioridades e contextos de cada rede de ensino. 

O documento foi desenvolvido pelo MEC por meio de um processo de construção colaborativa, que reuniu especialistas, pesquisadores, dirigentes educacionais, gestores escolares, representantes das redes de ensino e organizações da sociedade civil. Sua elaboração também foi fundamentada em evidências nacionais e internacionais sobre liderança escolar e em experiências já desenvolvidas por estados e municípios brasileiros, buscando consolidar uma base comum que possa orientar o fortalecimento das políticas de gestão escolar em todo o país. 

Leia Também:  MPor reforça ações no Rio Madeira para garantir navegação segura e abastecimento

A publicação representa mais um passo da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) na consolidação de uma política nacional de fortalecimento da gestão escolar, articulando iniciativas de formação continuada, transformação digital, produção de evidências e apoio técnico às redes de ensino para garantir melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA