CUIABÁ
Inscrições do Campeonato Pixote 2025 são prorrogadas até sábado
O prazo das inscrições das Equipes e dos Atletas para o Campeonato Pixote 2025 foi prorrogado até às 0h de sábado (15). Oportunidade para clubes, projetos sociais e principalmente aos jovens atletas garantirem presença em uma das mais tradicionais competições de Cuiabá promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel). O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo formulário disponível no site oficial da Prefeitura: Clique aqui para acessar.
Segundo o coordenador do Campeonato Pixote, Edson Luiz Manfrin, a etapa das inscrições é essencial para garantir a participação das equipes e dos atletas. “O prazo vai até a meia-noite de sábado (15). Quem não fizer a inscrição da equipe não conseguirá registrar seus atletas no sistema. É o primeiro passo para participar”, explicou.
Manfrin detalha que, após isso, os responsáveis pelas equipes deverão seguir para a etapa de entrega da documentação e credenciamento técnico, que acontecerá no dia 17 de novembro, das 8h às 17h, no Ginásio Dom Aquino. No dia 18 de novembro (terça-feira) será realizado o Congresso Técnico, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, às 14h, quando serão repassados detalhes das competições. Os jogos tem previsão de início em 19 de novembro, conforme tabelas elaboradas pelos Coordenadores das Modalidades.
As modalidades oferecidas nesta edição são Futebol de campo, Futsal, Handebol, Basquete e Voleibol, com disputas nos naipes masculino e feminino. “Cada modalidade tem um coordenador específico que vai manter contato direto com técnicos e professores. Assim que as equipes forem confirmadas, serão montados grupos para organizar as tabelas e horários dos jogos”, destacou Manfrin.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressaltou a importância do Pixote como um dos eventos esportivos mais tradicionais de Cuiabá, voltado à integração e ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. “O Pixote é mais do que uma competição: é um projeto de formação, que estimula o espírito de equipe, a convivência e o amor pelo esporte. Estamos preparando uma edição especial para 2026, com estrutura reforçada e o compromisso de valorizar nossos jovens talentos”, afirmou o secretário.
Jefferson também adiantou que a intenção da gestão é ampliar o evento nos próximos anos. “Para 2026, queremos incluir novas modalidades, como natação, judô e lutas, atletismo, vôlei de praia, xadrez, badminton entre outras, alcançando até 20 modalidades. O Pixote vai crescer junto com os nossos atletas”, destacou.
Com 30 anos de história desde sua criação em 1986, o Campeonato Pixote que não foi realizado nos anos de 2023 e 2024 é reconhecido por revelar talentos e fortalecer o esporte escolar e nos bairros em Cuiabá. Em 2025, a expectativa da Smecel é de um grande número de equipes inscritas, reunindo centenas de jovens atletas da capital.
Serviço – Campeonato Pixote 2025
Mais três dias para inscrição: prazo prorrogado até 15/11/2025 (sábado, até meia-noite).
Entrega de documentação e validação das inscrições: 17/11/2025 (segunda-feira), das 8h às 17h, no Ginásio Dom Aquino.
Congresso Técnico: 18/11/2025 (terça-feira).
Início das competições: 19/11/2025 (quarta-feira).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá sanciona leis da Semana da Saúde da Mulher e nomeação de ginásio no Paiaguás
Duas novas leis sancionadas em Cuiabá nessa segunda-feira (28) estabelecem medidas de interesse público em áreas distintas: a criação da Semana Municipal da Saúde Integral da Mulher, realizada anualmente na semana do dia 8 de março, e a denominação de “Rainerio Gabriel Rohling” para o ginásio poliesportivo localizado no bairro Residencial Paiaguás.
A Lei nº 7.650, de autoria do vereador Ranalli, institui a Semana Municipal da Saúde Integral da Mulher no calendário do município. A iniciativa terá caráter educativo, informativo e de conscientização social, com ações voltadas à promoção da saúde feminina.
A programação deverá abordar temas relacionados à prevenção de doenças e à promoção da saúde, além de ampliar o acesso a informações sobre saúde física, mental, sexual e reprodutiva. A legislação também prevê o incentivo a ações de enfrentamento à violência contra a mulher e à discussão de políticas públicas destinadas à saúde feminina.
A semana será realizada anualmente na semana do dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Durante o período, o Poder Público poderá desenvolver, em parceria com instituições públicas e privadas, campanhas de conscientização, palestras, seminários e outras atividades relacionadas aos objetivos previstos na lei.
A segunda medida é estabelecida pela Lei nº 7.651, também sancionada em 28 de setembro de 2026. De autoria do vereador T. Coronel Dias, a norma denomina de “Rainerio Gabriel Rohling” o ginásio poliesportivo localizado no bairro Residencial Paiaguás.
Com a nova denominação, o Poder Executivo Municipal deverá providenciar, por meio da secretaria responsável, a instalação de placas indicativas no local. A medida formaliza a identificação do equipamento público e orienta a adequação da sinalização do espaço.
As duas leis, sancionadas pelo prefeito Abilio Brunini, entram em vigor a partir da data de publicação e passam a integrar a legislação municipal de Cuiabá. Enquanto uma estabelece uma agenda anual de ações de informação e conscientização em saúde, a outra regulamenta a denominação de um equipamento esportivo do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
TCE MT6 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO7 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO5 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
