NACIONAL

MME realiza 1ª Reunião do Fórum Nacional de Transição Energética com foco em sustentabilidade e inclusão

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta segunda-feira (3/11), a 1ª Reunião do Plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE), inaugurando uma nova fase na construção coletiva da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). O Fórum se consolida como um espaço democrático e permanente de diálogo entre o Governo do Brasil, o setor produtivo e a sociedade civil, com objetivo de orientar o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na formulação de diretrizes em prol de um futuro energético mais sustentável e inclusivo.

Durante a abertura do evento, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, destacou que o FONTE busca definir os melhores caminhos para a transição energética no Brasil.

“Iniciamos hoje um processo fundamental e histórico para a Política Nacional de Transição Energética do Brasil. Este Fórum é o palco principal dessa construção. Queremos que o Brasil continue a crescer de forma sustentável, fortalecendo sua liderança mundial em energias limpas e renováveis, e se tornando uma nação cada vez mais justa, inclusiva e equilibrada. Este Plenário reflete a diversidade do nosso país. A presença equilibrada do governo, setor produtivo e sociedade civil, com representatividade regional, racial e de gênero, é a nossa maior força”, disse.

Leia Também:  MEC vistoria obras na Universidade Federal de Lavras

Instituído após a Resolução CNPE nº 5/2024, o FONTE consolida-se como mecanismo consultivo da PNTE. Na ocasião, foram apresentados os 87 representantes do Plenário do FONTE, divididos igualmente entre governo, sociedade civil e setor produtivo. Entre os critérios de composição, estão a exigência de no mínimo 50% de mulheres e 30% de pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou quilombolas, além de representatividade regional e setorial.

Ainda a pauta contou com apresentação da minuta do Plano Nacional de Transição Energética, Plante, que é o outro instrumento da PNTE que está em elaboração e contará com a participação dos membros do Fonte. E com o foco de organização das atividades nos próximos meses também foi apresentada o Plano de Trabalho 2026 do Fórum que levarão à proposta da Carta de Recomendações ao CNPE, como principal entrega e como resultado das discussões.

Conheça o FONTE

O Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE) tem como objetivo articular propostas para o avanço da transição energética, guiando o país rumo a uma matriz com baixa emissão de carbono e a um desenvolvimento econômico sustentável. A partir de reuniões, consultas públicas e discussões em câmaras temáticas voltadas a temas estratégicos, como segurança e justiça energética e energia competitiva para economia de baixa emissão de carbono, será elaborada anualmente uma Carta de Recomendações ao CNPE, consolidando as contribuições dos diferentes setores.

Leia Também:  Relação entre os países permite diversos avanços, inclusive no turismo, diz embaixador do Brasil na China durante participação no Salão do Turismo

Além disso, o funcionamento do FONTE é definido por um Regimento Interno, que estabelece direitos, deveres e procedimentos dos membros, garantindo transparência e organização nas deliberações. Com previsão de aprovação até o final do ano, o regimento consolida as bases para o início pleno das atividades focadas na promoção de uma transição energética democrática, inclusiva e sustentável, capaz de fortalecer o protagonismo do Brasil na agenda global de energia limpa.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

MME e EPE divulgam estudos e dados complementares do PDE 2035

Como parte das ações de transparência e ampliação do acesso às informações do planejamento energético nacional, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta quarta-feira (3/6), estudos e documentos complementares do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035.

O conjunto reúne materiais que aprofundam e detalham aspectos relevantes do plano, contribuindo para o acompanhamento dos resultados, a compreensão das premissas adotadas e o acesso às informações técnicas utilizadas nos estudos.

Entre os documentos divulgados está o Painel de Resultados do PDE 2035, ferramenta interativa que consolida os principais resultados energéticos do plano. O painel contempla informações sobre oferta interna de energia, geração elétrica, capacidade instalada, consumo final de energia, emissões de gases de efeito estufa, investimentos, balanço energético e outros indicadores relevantes para o horizonte decenal de 2026 a 2035.

A base de dados pode ser baixada em formato de planilha

Também foi disponibilizada a lista de empreendimentos de transmissão de energia considerados no Plano, com o detalhamento dos projetos de linhas de transmissão e subestações considerados no plano. O material busca conferir transparência a respeito da expansão prevista para a infraestrutura de transmissão e apoiar a compreensão das soluções consideradas para o atendimento ao sistema elétrico nacional.

Leia Também:  Consulta pública sobre o legado da Copa Feminina recebe sugestões na área do turismo

Além disso, a EPE disponibiliza os conjuntos de arquivos dos modelos computacionais utilizados nos estudos de expansão da geração elétrica do cenário de referência do PDE 2035. Foram compartilhados os arquivos referentes aos modelos NEWAVE, Modelo de Decisão de Investimentos (MDI) e Balanço de Potência (BP), utilizados na avaliação da expansão do parque gerador e das condições de atendimento aos critérios de suprimento do sistema elétrico.

Para acessar os estudos e documentos complementares do PDE 2035, clique aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA