Sinop
Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
O secretário de Saúde de Sinop, Érico Stevan Gonçalves, destacou a importância dos atendimentos e afirmou que a iniciativa é resultado de um trabalho voltado à humanização e ampliação dos atendimentos de média complexidade. “Essa é mais uma grande conquista para o município de Sinop. Foi um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho, para que trabalhássemos com a humanização no atendimento, garantindo que as pessoas que antes saíam com encaminhamento para fora do município fossem atendidas aqui”, afirmou.
De acordo com o secretário, o atendimento com o cirurgião vascular acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, de quarta-feira a sábado. “Estamos com um cirurgião vascular que vai atender nesses dias e essa é uma grande novidade dentro do nosso Centro de Especialidades Médicas, que foi inaugurado há pouco tempo e já conta com várias outras especialidades em funcionamento”, ressaltou Érico Stevan.
Ele explicou ainda que o serviço oferece um tratamento completo para os pacientes. “Temos hoje cerca de 180 pessoas na fila de espera. O paciente passará por consulta, depois pelos exames necessários e, em seguida, pela cirurgia ou tratamento por aplicação, no caso das varizes. É um processo completo que dará mais agilidade e qualidade no atendimento”, destacou.
A diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde, Emanuelle Teixeira, explicou que o início dos atendimentos em cirurgia vascular amplia o número de especialidades médicas disponíveis no município. “A partir desta semana, abrimos mais um leque de especialistas que a gestão conseguiu trazer para o CEM. O objetivo é garantir que os pacientes sejam atendidos aqui, sem precisar se deslocar para outros municípios”, afirmou.
Segundo a diretora, o Centro já conta com profissionais concursados em diversas áreas. No local, são oferecidos serviços de urologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, pediatria e ortopedia. “O CEM conta também com atendimentos realizados por médicos que executam pequenos procedimentos, além de nutricionistas e psicólogos. Também temos médicos de outras cidades que atendem em psiquiatria, dermatologia, endocrinologia e cardiologia. Lembrando que, para ter acesso a essas consultas, os pacientes precisam estar agendados pela Central Municipal de Regulação”, completou.
O novo CEM foi inaugurado em setembro desse ano com o objetivo de concentrar em um único espaço os atendimentos de média complexidade e fortalecer a integração entre as especialidades médicas e multiprofissionais. Para ter acesso aos atendimentos com especialistas no CEM, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência no bairro onde moram. As equipes das UBSs realizam a triagem, avaliam a necessidade de encaminhamento e inserem o paciente na Central Municipal de Regulação, responsável por agendar as consultas e procedimentos no Centro de Especialidades Médicas.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.
O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.
A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.
Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.
Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.
Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.
Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.
A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍCIA FEDERAL7 dias atrásPF incinera 560 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas em Nova Odessa/SP
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
MATO GROSSO7 dias atrásCGE conquista certificação internacional inédita em auditoria governamental

