MATO GROSSO
Polícia Civil deflagra operação contra acusados de fornecer suporte logístico e financeiro à facção
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Comodoro, deflagrou, nesta quarta-feira (22.10), a Operação Fautor, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar contra apoiadores e colaboradores de uma facção criminosa atuante na região de Comodoro.
A operação é resultado de uma investigação de longo prazo, que apura a atuação de indivíduos responsáveis por fornecer suporte logístico e financeiro a membros da facção, tanto custodiados em unidades prisionais quanto em liberdade, garantindo a manutenção das atividades criminosas no interior do Estado.
De acordo com as investigações, os alvos atuavam em diferentes frentes de apoio, incluindo transporte e revenda de entorpecentes, intermediação de valores para custeio de presos, e disponibilização de estruturas e veículos para ocultar atividades ilícitas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, 12 prisões preventivas e 16 de busca e apreensão, foram apreendidos aparelhos celulares, drogas, bens e objetos utilizados pelos integrantes da facção criminosa para facilitar a atuação local.
As medidas foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, após representação formulada pelo delegado Mateus Reiners. A operação foi coordenada pela Delegacia de Comodoro e contou com apoio operacional de equipes das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Cáceres.
O nome da operação, “Fautor”, tem origem latina e significa “aquele que apoia, fomenta ou protege uma conduta ilícita”. O termo foi escolhido para representar o papel desempenhado pelos investigados como fomentadores e sustentadores da estrutura criminosa, garantindo a continuidade das atividades ilícitas mesmo após as prisões de lideranças do grupo.
“A Operação Fautor simboliza o enfrentamento não apenas ao tráfico de drogas, mas também a toda a rede de apoio que dá sustentação à facção criminosa. A prisão de apoiadores é atingir a base que mantém o crime organizado vivo, quebrando a ideia de impunidade aos que sustentam a narcocultura e a ideologia de faccionados”, afirmou o delegado Mateus Reiners.
Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Comodoro, onde permanecerão à disposição da Justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros integrantes e financiadores da facção atuantes na região de fronteira do Estado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
MATO GROSSO6 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT1 dia atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPrefeita de VG chama de “inverdade” fala de Wellington sobre R$ 300 milhões e expõe novo racha no partido
-
MATO GROSSO2 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaína Riva nega pedido de votos para Fávaro e diz que estará em vários palanques
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMP recomenda suspensão de novos pacientes em clínica de reabilitação
-
ESPORTES5 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
