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Veja as 19 recomendações apresentadas na entrega do relatório final da CPI da CS Mobi

Antoniel Pontes – Assessoria vereador Rafael Ranalli
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CS Mobi, vereador Rafael Ranalli (PL), juntamente com o relator Dilemário Alencar (União) e a membro Maysa Leão (Republicanos), apresentou o relatório final da CPI do Estacionamento Rotativo, que apurou irregularidades no contrato entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa CSI Mobi, responsável pela gestão do estacionamento rotativo e pela requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil. O documento conclui os trabalhos com 19 recomendações formais que serão encaminhadas a diferentes órgãos de controle.
Instaurada em 10 de fevereiro de 2025, a CPI ouviu 20 pessoas em seis sessões ordinárias, cinco reuniões internas para discutir o andamento e duas visitas técnicas ao Mercado Municipal. Foram ouvidos o ex-procurador-geral do Município Benedicto Miguel Calix, o gerente-geral da CS Mobi Kenon Mendes de Oliveira, a ex-secretária da Semob Regivânia Alves, o ex-secretário Francisco Vuolo, permissionários, fiscais e técnicos da Prefeitura. Também prestaram depoimento o ex-prefeito Emanuel Pinheiro e o atual gestor, Abílio Brunini (PL). Todas as atividades ocorreram dentro do expediente da Câmara, sem custos extras com diárias, perícias ou deslocamentos.
O relatório determina o envio do documento ao Ministério Público Estadual, à Controladoria-Geral do Município, à Procuradoria-Geral do Município, ao Prefeito de Cuiabá e à própria Câmara Municipal. Entre os pontos centrais, a CPI pede a investigação de Emanuel Pinheiro e Francisco Vuolo por supostos atos de improbidade administrativa, especialmente pela inclusão irregular do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia contratual, sem autorização legislativa. O relatório também menciona falso testemunho do ex-prefeito durante depoimento e aponta indícios de ilegalidades na assinatura e execução do contrato da PPP.
Entre as 19 recomendações, a CPI cobra a revisão imediata do contrato da PPP, a anulação do primeiro termo aditivo e a avaliação de possível rescisão contratual caso seja constatado prejuízo ao erário. Outras medidas preveem reforço na fiscalização, com nomeação de fiscais técnicos, criação de uma comissão permanente de acompanhamento e a implantação de um sistema público de transparência que divulgue contratos, aditivos, medições e repasses no Portal da Transparência.
Na área social, o relatório recomenda revisão dos valores de locação dos boxes do Mercado Municipal, priorizando permissionários antigos e pequenos empreendedores, além de sugerir subsídios temporários e isenção de “luvas”. Também pede apoio aos artesãos e artesãs do mercado e manutenção do caráter popular do espaço.
Entre as mudanças que afetam diretamente o usuário, a CPI propõe a ampliação do tempo de tolerância de 10 para 15 minutos nas vagas rotativas, a implantação de cobrança fracionada, a criação de um “cartão morador” que garante isenção a residentes da região central, e gratuidade total para idosos e pessoas com deficiência em qualquer vaga. Também foram incluídas recomendações de melhoria na acessibilidade digital do aplicativo da CS Mobi, com pontos físicos de pagamento em comércios credenciados, para atender quem não usa celular ou internet.
A CPI ainda recomenda que o contrato seja aditado para ampliar as obras de requalificação urbana, incluindo os calçadões das ruas Ricardo Franco, Galdino Pimentel e Cândido Mariano. O relatório também reforça a necessidade de criar uma Ouvidoria multicanal e garantir a continuidade da fiscalização pela Câmara, além de sugerir a abertura de uma nova CPI específica para investigar o processo licitatório da PPP, diante de indícios de possível direcionamento.
De acordo com o presidente Rafael Ranalli, o relatório “é técnico, transparente e busca corrigir distorções que impactam diretamente a população”. A entrega oficial do documento está sendo feita nesta sexta-feira (10), no plenário da Câmara, encerrando formalmente os trabalhos da CPI.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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Procuradores qualificam servidores de Cuiabá em curso de gestão de contratos

Os procuradores municipais lideraram um ciclo de palestras destinadas a qualificação dos servidores da Prefeitura de Cuiabá que atuam nas DAFs (Diretorias Administrativas e Financeiras) das secretarias municipais. O evento ocorreu no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O curso de gestão e fiscalização de contratos foi realizado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor, conduzida pela professora Solange Dias.

O foco central foi expandir o conhecimento das competências técnicas e legais essenciais, abordando desde os fundamentos da nova lei de Licitações e Contratos 14.133/2021) até as práticas de fiscalização, controle e gestão eficiente dos recursos públicos.

Com metodologia dinâmica e voltada a realidade municipal, a formação alia teoria e prática, fortalecendo a transparência, a eficiência administrativa e a responsabilidade na execução contratual.

Conteúdo

O procurador-chefe de licitações e contratos, Daniel Barion, ensinou temas de princípios da administração pública, atividades exercidas pelos agentes de fiscalização e gestão eficiente dos gastos públicos. O procurador Evandro Marcus Machado, ensinou boas práticas de gestão e fiscalização e estrutura organizacional de contratos.

O corregedor geral do município, procurador Carlos Eduardo Lopes, ensinou conteúdos a respeito do regime disciplinar dos servidores públicos municipais, deveres, proibições e responsabilidades.

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Conhecimentos de demandas judiciais, processos trabalhistas e outros foi o tema conduzido pela procuradora municipal Bianca Zanardi.

#PraCegoVer

A foto ilustra o procurador do município, Daniel Barion, vestido com traje social e falando ao microfone para uma plateia de servidores. Todos estão sentados em cadeiras almofadas de cor cinza em um espaço que remete a um auditório.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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