MATO GROSSO

Unemat lança MBA em Formação de Lideranças Femininas e amplia políticas de valorização das servidoras

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres e o fortalecimento da gestão universitária ao lançar, nesta sexta-feira (10.10), o MBA em Formação de Lideranças Femininas. O evento, realizado na reitoria em Cáceres (MT), contou com a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, consolidando o curso como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.

Entre as medidas assinadas, estão a aprovação e institucionalização do MBA e as garantias de manutenção da bolsa formação para servidoras docentes e técnicas afastadas para qualificação durante o período de licença-maternidade.

O curso de pós-graduação lato sensu é voltado a servidoras efetivas de todos os câmpus e da administração central da Unemat, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA terá 360 horas-aula, ofertado na modalidade híbrida e utilizará metodologias ativas de aprendizagem, com encontros presenciais em Cuiabá.

O edital de seleção será publicado nos próximos dias, com 50 vagas disponíveis para candidatas com diploma de nível superior, de todos os câmpus e da sede da reitoria.

Leia Também:  Várzea Grande comemora aniversário com mais de R$ 1 bilhão de investimentos do Governo de MT

Para a reitora Vera Maquêa, a iniciativa representa mais um passo nas ações institucionais voltadas a “cuidar das pessoas”, dentro da Universidade.

“Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, esse número corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial, e acredito que o próximo passo seja garantir 50% desses cargos para mulheres, assegurando igualdade de direitos e justiça”, destacou a reitora.

O projeto, idealizado e construído por servidoras da Unemat desde 2024, teve a participação de Adriana Beninele da Silva, Adrielle Pâmala Silva, Carolina Tito Camarço, Cátia Regina Porta, Danielle Tavares Teixeira, Edneia Aparecida Souza Andrade Santos, Howenda Nibetad Baganha e Josiane Liberato Vilela, que atuam em cargos de gestão em diferentes câmpus e setores administrativos da Universidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Danielle Tavares, o MBA busca empoderar mulheres em competências contextuais, técnicas e comportamentais, estimulando o protagonismo feminino na Unemat.

“Queremos transformar mulheres, que já são capazes, em mulheres confiantes para ocupar posições de liderança na Universidade”, afirma Danielle.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros forma 96 militares no 1º Curso de Habilitação em Fiscalização e Vistoria

Com o lançamento do MBA em Formação de Lideranças Femininas, a Unemat reforça sua missão de promover equidade de gênero, incentivar a qualificação das servidoras e consolidar políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento humano.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros inicia 1º curso de Moto Resgate para reforçar atendimento pré-hospitalar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta segunda-feira (13.10), ao 1º Curso de Especialização em Moto Resgate e Intervenção Rápida, voltado a bombeiros militares com o objetivo de fortalecer o atendimento pré-hospitalar, especialmente, na região metropolitana de Cuiabá.

A capacitação tem como foco preparar os militares para a utilização de motocicletas especialmente equipadas para emergências, consolidando essa modalidade como uma ferramenta estratégica para garantir agilidade na chegada do socorro às vítimas. O novo serviço atuará de forma complementar ao serviço das unidades de resgate já existentes.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, do comandante da Companhia RAIO da Polícia Militar, tenente-coronel PM Wesmensandro Auto Rodrigues, além da diretora técnica do Hospital Municipal de Cuiabá, Fanavya Lauren de Castro Sulzbache. Participaram ainda os coronéis da corporação e alunos do curso.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o curso faz parte de uma iniciativa para aprimorar o atendimento pré-hospitalar, que foi fortalecida com a chegada dos novos bombeiros temporários da área da saúde, entre eles, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que passaram a atuar desde julho na baixada cuiabana.

“Era um anseio nosso, há quase 20 anos, reativar o atendimento pré-hospitalar na região metropolitana. Com o ingresso desses profissionais, buscamos fortalecer o sistema de atendimento em todo o Estado, não apenas na capital. A ideia é entender como podemos aprimorar os protocolos, reduzir o tempo de resposta e melhorar os sistemas, as viaturas e os equipamentos”, afirmou.

Leia Também:  Empaer avalia cultivares de mandioca para selecionar as mais produtivas aos agricultores familiares

O novo serviço de moto resgate, ainda segundo o coronel, vai possibilitar uma resposta mais rápida em ocorrências críticas, especialmente em locais de difícil acesso para viaturas convencionais, além de ampliar a cobertura do atendimento pré-hospitalar e reduzir o tempo entre o chamado e o primeiro contato com a vítima.

“Isso terá um grande impacto no serviço de atendimento pré-hospitalar, na sobrevida das vítimas e até no tempo de internação, o que se reflete em economia, em produtividade e, sobretudo, na qualidade de vida das pessoas. Tenho certeza de que poderemos oferecer um serviço ainda melhor com essas novas viaturas de duas rodas e com os profissionais que concluirão este curso”, reforçou o comandante.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel BM Josiel Borges da Silva, destacou que o curso foi estruturado com base em pilares fundamentais: agilidade, técnica, coragem e total observância às normas de segurança. Essa primeira edição do curso reúne 21 participantes, terá duração de um mês, com 235 horas de instruções teóricas e práticas, incluindo simulações de atendimentos pré-hospitalares. A formação conta com o apoio da Companhia RAIO, unidade especializada em motopatrulhamento da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).

Leia Também:  Estudantes de Várzea Grande destacam boas expectativas na volta às aulas

“Parem para refletir um pouquinho na importância desse dia, na importância desse momento para a nossa corporação e quanto a sociedade espera de nós. Jamais, jamais podemos deixar de rememorar e lembrar que temos um lema, vidas alheias e riquezas a salvar”, disse aos alunos.

Já o comandante da Companhia RAIO da Polícia Militar, tenente-coronel PM Wesmensandro Auto Rodrigues, explicou que a parceria com o Corpo de Bombeiros consistirá em instruções práticas sobre o desenvolvimento de técnicas que contribuirão para a atuação nas ruas, com a segurança necessária para o militar.

“O RAIO é hoje um case de sucesso que queremos replicar no Corpo de Bombeiros Militar, compartilhando o conhecimento que adquirimos ao longo de cinco anos de atuação. O objetivo é que o bombeiro possa operar com mais segurança, menor risco de acidentes e constância nos atendimentos. A parte prática de pilotagem ficará sob nossa responsabilidade. Serão duas semanas dedicadas exclusivamente ao treinamento de pilotagem propriamente dita”, encerrou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA